Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós

Por Paulo Alonso.

Virgem fez aparição em 13 de maio, durante I Guerra

 

O culto à Nossa Senhora do Rosário de Fátima é antigo. E essa devoção de fiéis atinge um quantitativo expressivo em todo o mundo, sobretudo o de Língua Portuguesa. E nada mais saudável do que festejar, hoje, o dia 13 de maio, celebrado pela Igreja Católica em homenagem à Virgem que, nesse mesmo dia, em 1917, fez sua primeira aparição, no local conhecido como “Cova do Iria”, uma pequena aldeia em Fátima, distante 130 km de Lisboa, Portugal.

Em maio de 1917, o Papa Bento XV, em meio à Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos para se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse paz para aquele momento. E foi a partir daí que começou a história de Nossa Senhora de Fátima. Oito dias após a convocação do Papa, em resposta as orações, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição para três pequenos pastores: Lúcia, Francisco e Jacinta.

Um ano antes, esse trio, que ficaria conhecido como “Pastorinhos de Fátima”, teria recebido, em três ocasiões, a aparição de um anjo. O “Anjo da Paz” teria anunciado a eles que Nossa Senhora de Fátima falaria com eles. A primeira aparição foi em 13 de maio de 1917.

Segundo testemunhos recolhidos à época, a Nossa Senhora disse às três crianças que era necessário que elas rezassem muito e que aprendessem a ler e a perceber o mundo. Convidou-as a voltarem ao mesmo lugar, na Cova da Iria, no dia 13 dos cinco meses seguintes, sempre à mesma hora. As três crianças assistiram, então, a mais aparições no mesmo local a 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro. Em agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a cerca de 500 metros do lugar de Ajustrel, porque as crianças tinham sido presas e levadas para Vila Nova de Ourém, pelo administrador do concelho, em 13 de agosto.

A 13 de outubro, estando presentes na Cova do Iria cerca de 70 mil pessoas, Nossa Senhora teriam dito aos pastorinhos: “Eu sou a Senhora do Rosário” e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra, conhecida hoje como a Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima. Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do Sol, o qual fora prometido às três crianças nas aparições de julho e de setembro. Segundo os testemunhos constantes em livros, o Sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, pôde fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo, depois, vir precipitar-se sobre a Terra. Tal fenômeno foi observado por milhares de pessoas, até mesmo por algumas distantes do lugar da aparição.

Nos encontros, a figura que apareceu ao trio teria se identificado como “Senhora do Rosário” e foi descrita como uma mulher brilhante, envolta em luz. Na aparição de julho, Nossa Senhora teria, então, revelado ao trio algo que ficou conhecido como “Segredo de Fátima”. E aqui a história ganha ares ainda maiores de mistério, já que o conteúdo da mensagem ficou oculto por anos.

Dividido em três partes, o segredo de Fátima teve os dois primeiros “capítulos” revelados em agosto de 1941, em um livro escrito por Lúcia. O primeiro segredo teria sido a visão do inferno; o segundo, a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a conversão da Rússia, que havia acabado de passar por um processo sangrento de derrubada da monarquia e caminhava rumo ao comunismo. O terceiro tem relação com a perseguição sofrida pela igreja. E esse segredo foi escrito por Lúcia, em 1944, mas a revelação pública só aconteceu, em 13 de maio de 2000.

Antes da revelação pública, três papas tiveram acesso ao texto: Papa João XXIII, Papa Paulo VI e Papa João Paulo II. O último sobreviveu a um atentado em 1981, na Praça de São Pedro, no Vaticano, justamente em um dia 13 de maio e, gravemente enfermo, prometeu à Nossa Senhora de Fátima que se conseguisse se recuperar, iria ao Santuário agradecer-lhe a superação das dificuldades pelas quais passava. O Papa se recuperou, visitou o Santuário para agradecer o milagre da vida e lá, no adro, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem em tamanho natural, quando da sua emocionante visita.

Jacinta e Francisco não sobreviveram para ver, de perto, a proporção que o segredo tomou. Os irmãos faleceram, respectivamente, em 1920 e 1919, após contraírem a gripe espanhola. Lúcia, conhecida como Irmã Lúcia, por sua vez, se tornou freira e morreu em 2005, aos 97 anos. Os irmãos foram canonizados pela igreja católica em 2017; e o processo de Lúcia está em análise, visando da mesma forma ser canonizada.

Para corresponder ao pedido de Nossa Senhora de que se fizesse uma capela em sua honra no local das aparições, no ano de 1919, foi erigida uma capela. Em 1928, foi benzida a primeira pedra para a construção de um templo de maiores dimensões nas proximidades da capela, o qual ficou pronto em 1953. Em 13 de maio de 1946, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi coroada canonicamente pelo Cardeal Masella. Um ano depois, a esse novo templo foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII.

Com o passar dos anos, vários outros edifícios e monumentos religiosos foram sendo construídos em torno da capela e da basílica, e ao complexo foi dado o nome de Santuário de Fátima. Anualmente, romarias acontecem nessa época do ano, com fiéis contritos e emocionados agradecendo as graças concedidas pela Virgem de Fátima. E justamente por receber milhões de peregrinos, é-lhe dado o nome de “O Altar do Mundo” e trata-se, na atualidade, de um dos maiores santuários marianos do planeta.

Atualmente, o complexo católico é formado por duas igrejas: a tradicional Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a moderna Basílica da Santíssima Trindade, concluída em 2007. Na área central, há uma grande esplanada, onde à noite ocorre a Procissão das Velas e, durante todo o dia, peregrinos fazem percursos de joelho em demonstração de fé. É também nesse pátio central que multidões se reúnem em dias de celebração no calendário cristão, como no dia de hoje, como missas sendo celebradas de hora em hora.

O culto a Nossa Senhora de Fátima é grande no Brasil, e muitas são as igrejas construídas em sua honra e glória. No dia 13 de maio de 2008, foi inaugurada, em Fortaleza, a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo. A estátua tem 15 metros de altura e foi feita pelo artista plástico Franciner Macário Diniz. Antes, em 28 de maio de 2011, foi inaugurado o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro, composto por uma réplica da famosa Capela das Aparições, situada em Portugal. Local de grande frequência, sobretudo às missas dominicais e nesse período em que Nossa Senhora é ainda mais festejada.

No momento em que vivemos, em uma fase tão sombria e preocupante em todo o mundo, com milhões de mortes por causa da pandemia e outros milhares em virtude das guerras, e a travada, neste momento, na Europa, entre a Rússia e a Ucrânia, dilacerando famílias, é sempre bom preservarmos a fé e rezarmos com o máximo fervor e com humildade, objetivando elevarmos nossos pensamentos a Deus e a Nossa Senhora de Fátima.

 

Oração

Santíssima Virgem,

que nos montes de Fátima

vos dignastes revelar aos três pastorinhos

os tesouros de graças que podemos alcançar,

rezando o santo rosário,

ajudai-nos a apreciar sempre mais

esta santa oração, a fim de que,

meditando os mistérios da nossa redenção,

alcancemos as graças que insistentemente

vos pedimos (pedir a graça).

 

Ó meu bom Jesus, perdoai-nos,

livrai-nos do fogo do inferno,

levai as almas todas para o céu

e socorrei principalmente

as que mais precisarem.

 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.

 

Paulo Alonso, jornalista, é reitor da Universidade Santa Úrsula.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

A Zona Franca de Manaus

Por Paulo Haddad.

O desafio do investimento seguro nas criptomoedas

Por Valdir Coscodai.

A insana privatização da Eletrobras precisa ser interrompida

Por Maria Lucia Fattorelli.

Últimas Notícias

Healthtechs e edtechs rivalizam com fintechs por investidores

Startups de saúde e de educação se aproximam das empresas de tecnologia financeira na disputa pelos aportes

Mercados dão continuidade a movimento negativo visto desde ontem

Bolsas e commodities cedem, enquanto as curvas de juros dão um alívio; moedas são a exceção e avançam contra o dólar.

Conab aponta para safra de café em 53,4 milhões de sacas

Nos quatro primeiros meses, país já exportou 14,1 milhões de sacas de 60 kg; volume é 10,8% menor que o exportado em igual período de 2021.

Em caso de novo ataque hacker, 80% das empresas pagariam resgate

Senhas: sequências numéricas simples ainda são motivo de ataques cibernéticos.

Crédito para recuperação de áreas da Mata Atlântica

Poderá gerar 3 milhões de empregos no campo