26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Nova Educação

A sociedade venezuelana está dividida acerca do projeto de reforma curricular do ensino apresentado pelo Governo Chávez. A reitoria da Universidade Central da Venezuela, que é pública, colocou nota de página inteira nos principais jornais da capital daquele país tachando a proposta de “fanática”. Enquanto isso, o diretor nacional de Currículos, Alexis Campos, ocupa todos os espaços possíveis na mídia para afirmar que o projeto tem como meta “a formação do novo homem e da nova mulher”.

Novos talentos
Dezenove empresas oferecerão mais de 2 mil oportunidades de estágio no Fundão, UFRJ. A feira realizada pela universidade no campus da Praia Vermelha atraiu 27 mil pessoas. A Feira de Estágio no Fundão ocorrerá de 6 a 8 de maio, e visa principalmente a alunos dos cursos de engenharia e informática. Entre as empresas estarão presentes Shell, Ambev, Módulo, Lojas Americanas e Itaú. Mais informações em www.talentosufrj.com.br

Veto
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, passou um pito em seu partido, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Ele criticou setores e personalidades da organização por terem “projetos possoais” e afirmou que poderá vetar algumas candidaturas nas próximas eleições municipais e estaduais.

Segundo turno
A oposição venezuelana critica o governo por não “respeitar o resultado” do plebiscito de 2 de dezembro. Afirmam que Chávez implementa medidas (nacionalizações e a criação de uma milícia de segurança) que foram rejeitadas pela população.

Batalha
Uma mobilização contra a Dengue, para receber doação de sangue, será realizada na próxima segunda-feira no no Aeroporto Internacional do Galeão/Tom Jobim, de 9h às 15h. A iniciativa, da Associação dos Lojistas do Galeão, Infraero e Hemorio, inclui o esclarecimentos aos turistas que chegam à cidade sobre a epidemia e formas de prevenção.

Diga sim
Foi lançada, em todo o Brasil, a versão 2008 da campanha “Diga sim!”, iniciativa da Legião da Boa Vontade que visa a angariar recursos para a manutenção e ampliação de suas ações socioeducacionais junto a milhares de pessoas carentes. Em 2007, foram mais de 6 milhões de atendimentos à comunidade. As doações podem ser feitas pelo telefone 0800 214214 ou pelo site www.lbv.org.br.

Bio na cozinha
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), lançou, esta semana, projeto que visa a recolher óleo de cozinha usado de bares, restaurantes e residências para produzir biocombustível, sabão e sabonete. Para cada litro de óleo recolhido, o dono do estabelecimento ou da residência ganha desconto de R$ 0,30 na conta de água cobrada pela Agespisa. Postos de coleta foram espalhados pela cidade e caminhões colocados à disposição do comércio.

A-8
Detentora de cerca de 20% da produção e 10% do mercado de vinhos de Portugal, a A-8  – grupo de oito vinícolas que representam 29 cooperativas daquele país – está de olho no Brasil. Embora a tradição da bebida seja muito maior em Portugal, que tem 129 caves autônomas apenas de vinho tinto – a comparação entre o tamanho dos dois mercados equivale a relação entre um cálice e uma adega.

Apoio
A vitória de Fernando Lugo foi destaque na mídia venezuelana. Os canais de TV estatais relembraram a guerra da Tríplice Aliança contra o país, analisaram a questão de Itaipu e a “justeza da reivindicação paraguaia” na tentativa de rever o acordo.

Pangea
O boato corre pelos corredores da Petrobras: embaixo do Atlântico, há um oceano de petróleo unindo Brasil e África.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorStalin e Guevara
Próximo artigoMesa x bol$o
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.