Nova Educação

A sociedade venezuelana está dividida acerca do projeto de reforma curricular do ensino apresentado pelo Governo Chávez. A reitoria da Universidade Central da Venezuela, que é pública, colocou nota de página inteira nos principais jornais da capital daquele país tachando a proposta de “fanática”. Enquanto isso, o diretor nacional de Currículos, Alexis Campos, ocupa todos os espaços possíveis na mídia para afirmar que o projeto tem como meta “a formação do novo homem e da nova mulher”.

Novos talentos
Dezenove empresas oferecerão mais de 2 mil oportunidades de estágio no Fundão, UFRJ. A feira realizada pela universidade no campus da Praia Vermelha atraiu 27 mil pessoas. A Feira de Estágio no Fundão ocorrerá de 6 a 8 de maio, e visa principalmente a alunos dos cursos de engenharia e informática. Entre as empresas estarão presentes Shell, Ambev, Módulo, Lojas Americanas e Itaú. Mais informações em www.talentosufrj.com.br

Veto
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, passou um pito em seu partido, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Ele criticou setores e personalidades da organização por terem “projetos possoais” e afirmou que poderá vetar algumas candidaturas nas próximas eleições municipais e estaduais.

Segundo turno
A oposição venezuelana critica o governo por não “respeitar o resultado” do plebiscito de 2 de dezembro. Afirmam que Chávez implementa medidas (nacionalizações e a criação de uma milícia de segurança) que foram rejeitadas pela população.

Batalha
Uma mobilização contra a Dengue, para receber doação de sangue, será realizada na próxima segunda-feira no no Aeroporto Internacional do Galeão/Tom Jobim, de 9h às 15h. A iniciativa, da Associação dos Lojistas do Galeão, Infraero e Hemorio, inclui o esclarecimentos aos turistas que chegam à cidade sobre a epidemia e formas de prevenção.

Diga sim
Foi lançada, em todo o Brasil, a versão 2008 da campanha “Diga sim!”, iniciativa da Legião da Boa Vontade que visa a angariar recursos para a manutenção e ampliação de suas ações socioeducacionais junto a milhares de pessoas carentes. Em 2007, foram mais de 6 milhões de atendimentos à comunidade. As doações podem ser feitas pelo telefone 0800 214214 ou pelo site www.lbv.org.br.

Bio na cozinha
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), lançou, esta semana, projeto que visa a recolher óleo de cozinha usado de bares, restaurantes e residências para produzir biocombustível, sabão e sabonete. Para cada litro de óleo recolhido, o dono do estabelecimento ou da residência ganha desconto de R$ 0,30 na conta de água cobrada pela Agespisa. Postos de coleta foram espalhados pela cidade e caminhões colocados à disposição do comércio.

A-8
Detentora de cerca de 20% da produção e 10% do mercado de vinhos de Portugal, a A-8  – grupo de oito vinícolas que representam 29 cooperativas daquele país – está de olho no Brasil. Embora a tradição da bebida seja muito maior em Portugal, que tem 129 caves autônomas apenas de vinho tinto – a comparação entre o tamanho dos dois mercados equivale a relação entre um cálice e uma adega.

Apoio
A vitória de Fernando Lugo foi destaque na mídia venezuelana. Os canais de TV estatais relembraram a guerra da Tríplice Aliança contra o país, analisaram a questão de Itaipu e a “justeza da reivindicação paraguaia” na tentativa de rever o acordo.

Pangea
O boato corre pelos corredores da Petrobras: embaixo do Atlântico, há um oceano de petróleo unindo Brasil e África.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorStalin e Guevara
Próximo artigoMesa x bol$o

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...