Nova Iorque opera em baixa

371
Wall Street (Foto: divulgação)
Wall Street (Foto: divulgação)

A possibilidade de um aumento das tensões entre EUA e China faz com que a manhã desta terça-feira comece com a aversão ao risco um pouco mais aguçada nas mesas de operação. Isso porque o governo de Joe Biden estaria iniciando negociações comerciais e de investimentos com Taiwan, o que tem potencial de aumentar os atritos entre as duas potências, ao mesmo tempo em que o governo chinês recebe ministros de Relações Exteriores de 10 países do Sudeste Asiático, região que tem sido alvo de disputas comerciais entre Washington e Pequim. Por aqui, destaque para a agenda do dia, que contempla dados de inflação e atividade, e para a participação de Roberto Campos Neto em um evento ainda na parte da manhã.

Falando em agenda, o IGP-DI de maio subiu 3,40%, acelerando frente os 2,22% de abril, resultado que mesmo ficando abaixo da mediana das expectativas (3,66%) levou o acumulado em 12 meses a 36,53%. A alta foi mais uma vez impulsionada pelo IPA, subíndice que mede a variação dos preços ao atacado e que subiu 4,20% no mês passado. Lá fora, o PIB da Zona do Euro encolheu menos que o estimado no primeiro trimestre de 2021 ao ceder 0,3% no trimestre e 1,3% em base anualizada. Nas duas prévias anteriores as quedas eram de 0,6% e 1,8%, respectivamente. Na Alemanha, o índice ZEW, que mede as expectativas econômicas, caiu a 79,8 pontos em junho, vindo de 84,4 em maio.

No campo corporativo, noticiário relativamente tranquilo nessa terça. A Iguatemi (IGTA3) anunciou que deve fazer uma reorganização societária com a sua controladora Jereissati (JPSA3). Os acionistas da Iguatemi receberão units da Jereissati, que passará a se chamar Iguatemi S.A.. A companhia não fará parte do Novo Mercado da B3, mas, segundo comunicado, terá regras de governança similares a esse nível. A relação de troca vai ser definida pelo conselho da Jereissati e por um comitê independente da Iguatemi, mas os controladores sinalizaram que a avaliação da Jereissati deve considerar o valor de mercado da sua participação da Iguatemi (hoje os papéis são negociados com um desconto), mas os acionistas não controladores da Iguatemi devem receber um prêmio de 10%. O BTG (BPAC11) precifica hoje o seu follow on, enquanto a CVC (CVCB3) contratou bancos para coordenarem uma possível oferta primária de ações.

Nesta manhã, comportamento negativo nos futuros nova-iorquinos, que acompanhavam o aumento das tensões comerciais com a China: Dow Jones e S&P futuros cediam, respectivamente, 0,32% e 0,18%. Na Europa as Bolsas tinham comportamento misto, com Londres em alta de 0,12%, mas Frankfurt cedendo 0,24%.

Espaço Publicitáriocnseg

.

Helena Veronese

Economista-chefe da Consulenza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui