Novas regras do MEC acabam com a inclusão no ensino superior

Por César Silva

12032
Cesar Silva_FAT Divulgação
Cesar Silva_FAT Divulgação

O Brasil bateu o recorde de pessoas com ensino superior completo. Em 2024, 20,5% dos adultos com 25 anos ou mais já contam com um diploma, o melhor percentual da história. Foi a educação a distância que deu escala a essa conquista, aumentando o acesso às faculdades, principalmente nas cidades do interior, nas comunidades de baixa renda e nas faixas populacionais tradicionalmente excluídas

O ciclo da EAD começa em 1995, com o primeiro curso de Pedagogia oferecido pela UFMT. Veio em expansão lenta e gradual até 2016, e arrancou fortemente a partir de 2017. Foi quando o MEC liberou a criação de polos de apoio presencial por todo o interior, e permitiu a entrada de um maior número de players no segmento.

De 2020 em diante, a EAD se consolidou como majoritária nas matrículas de calouros nas instituições de ensino privado. Em 2023, chegou a 70% das entradas. A combinação de capilaridade, flexibilidade, amplo catálogo de cursos e um custo que cabe no orçamento das famílias deu às comunidades de baixa renda uma porta para o ensino superior que antes lhes era negada.

Mas essa porta se fecha a partir de 17 de agosto de 2025, quando entram em vigor as novas regras do MEC. A nova regulamentação torna o modelo mais engessado, com três formatos: Presencial, com até 30% de EAD; Semipresencial, com variação de 40% a 50% de EAD; Educação a Distância, com pelo menos 20% de presencialidade. Na prática, será exigido um modelo híbrido para todos os cursos, aumentando tanto o custo quanto a dificuldade de organização da grade pelos estudantes — muitos dos quais já precisam conciliar trabalho, família e estudo.

Espaço Publicitáriocnseg

Os efeitos serão sentidos nos concluintes a partir de 2028, no caso de cursos com dois anos de duração, e em 2030, nos cursos com quatro anos de duração.

Com essa mudança, pelo menos 25 mil polos serão forçados a encerrar suas atividades nos próximos anos. A nova portaria significa um retrocesso para o ensino superior, aumentando a desigualdade social e a exclusão, enquanto o número de formados deve cair nas próximas turmas.

Ainda que o MEC tenha como fim a elevação da qualidade, o resultado será exatamente o oposto: serão excluídos os que já estão à margem, aumentando o abismo social. Apenas os que vêm de família com maior poder aquisitivo serão beneficiados pelas regras, enquanto os demais serão deixados para trás, exatamente o oposto do papel transformador que o ensino superior deve desempenhar na construção de um futuro melhor para todos.

César Silva é Diretor Presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e docente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP há mais de 30 anos. Foi vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza. É formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Projetos, Processos Organizacionais e Sistemas de Informação.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

149 COMENTÁRIOS

      • Discordo. De que adianta tantas pessoas se formando na faculdade se não conseguem emprego? O ensino é de péssima qualidade. O EAD, por exemplo, é muito fraco. Se ao menos 60% das aulas fossem remotas e ao vivo, ainda haveria algum aproveitamento. Mas esse modelo atual de ensino a distância não ensina nada. Grande parte da população que se forma por meio dele acaba apenas com o diploma, pois o conhecimento adquirido na área é praticamente nulo. Se fosse aplicada uma prova anual para os alunos do EAD, tenho certeza de que 80% reprovaria.

        • Bravo!! É exatamente a avaliação da grande maioria dos países do 1° mundo. EAD somente obriga à retenção (apenas provisória) do tema em foco. Mudado o foco o memorizado se apaga para permitir memorizar outro foco. Isto é fato provado.

        • Com toda a certeza! A mercantilização da educação só traz lucros aos empresários da suposta “educação”. Não há qualidade na formação dos profissionais. E por vezes muitas, praticamente vendem os certificados. É uma forma dos mercantilistas da educação, terem enorme lucros com baixíssimos investimentos, pois deixam de empregar os docentes. A única coisa que se vê, é a proliferação de cursos supostamente de nível superior sem qualquer qualidade. E que para auferirem mais lucros, ainda fatiam as profissões, com os tais cursos de tecnólogos. Que o digam os cursos de Bacharelado. Está certo o MEC.

    • Descordo da visão da autora da reportagem e a da sua. A EaD aumentou, mas a qualidade diminuiu. A mercantilização da educação superior não trouxe melhoria de qualidade. Fazer EaD virou uma forma de ganhar dinheiro com baixos investimentos. A nova regulamentação vai forçar quem oferece esse tipo de educação em investir, daí diminuem os lucros. A conta é essa.

        • O Ensino cria perspectivas! O EAD criou a possibilidade de milhares de estudantes a ter contato com os conteúdos de primeira linha.
          Quem estudou sabe que precisou de tempo dedicado a leitura, exercícios, tirar dúvidas com os seus professores e acesso a conteúdos de qualidade, e o EAD permitiu tudo isso.

          O estudante que pensou que ter diploma era suficiente, estava enganado.

          Assim, concordo com Cesar Silva e acredito que o estrago será muito maior.

      • Descordo?
        Vejo pelo texto que não é possível avaliar algo tão sério como a EAD assassinando o português dessa forma.
        Isso nem um curso EAD é capaz de dar jeito.

    • Totalmente equivocada as ideias apresentada no texto. Curso superior desta forma é somente status e o pior é uma enganação. Um monte de gente com título de bacharel com ocupação pífia ou queimando o mercado com baixíssima remuneração por causa de conhecimento de nível mo mínimo duvidoso. O país precisando de técnicos e não há interesse somente porque não oferece status. Querem ser “doutor”. Não somente instituições ganhando em pessoas com ilusão. Mas pessoas.com a ilusão que nível superior de qualquer forma vale alguma coisa. Esta na hora de investigar e coibir as faculdades particulares também.

      • Oba ! Vamos acabar com as faculdades e escolas técnicas e abrir mais templos evangélicos e igrejas de todas as denominações aproveitando que elas não pagam impostos e vamos criar um exército de ignorantes sem noção. Assim se pode doutrinar as pessoas para aceitarem que são pobres e que Deus está ao lado deles na resiliência e na aceitação de suas condições de vulnerabilidade. Sempre existem ideias que colocam o povo desinformado no lamaçal de mais desinformação e idiotizando ainda mais os cérebros dos babuínos úteis.

        • Meu amigo porque tem que denegrir a imagem das igrejas, você acha que um cristão e ignorante? Cuidado por um dia desejar ser cristão e não vai mas poder, a igreja e um lugar de adoração a Deus, você acreditando ou não, isto não muda nada, ainda e tempo, mas breve o tempo passa, e não volta , os cristãos não são ignorante só por que você não acredita isto não torna real a sua ideologia, um dia prestaras conta diante do tribunal de Deus os justos pelas suas justiças e o injusto pelas suas injustiças. Deus ama os seres humanos só não ama o pecado que e praticado deliberadamente por todos os homens da terra.

          • Tem até o tribunal do crime, é possível ter o tribunal de Deus também. São tantas tribunais que até me cansa, o tempo inteiro julgados.

        • Opa, não é bem assim não viu!
          Os evangélicos são pessoas letradas e sabe que Deus criou o ser humano com uma capacidade cerebral pra se desenvolver em qualquer área que ele achar melhor. Negativo somos pessoas que entendemos da soberania de Deus e que tudo está sobre seu controle, porém as escolhas e oportunidades é que são diferentes reveja seus conceitos as políticas públicas oferecidas quem quer ficar na mesmice não é culpa dos líderes evangélicos não tá .

  1. Se imprimir papel resolvesse o problema dos mais pobres seria fácil. Só imprimir dinheiro e dar aos pobres. Com diplomas é a mesma coisa. É uma tolice achar que imprimir diplomas e entraga_los a baixissimo custo para as pessoas irá provocar qualquer inclusão social. Já tem lojas exigindo curso superior para vendedor de balcão.

    • Essa grande farsa da inclusão em cursos superiores nunca foi pensada em favorecer os alunos, mas sim os donos dessas uniesquinas que proliferam no Brasil todo. Oferecendo cursos pífios que banalizaram totalmente o ensino superior.

    • Infelizmente com o mercantilismo no campo da educação, muitas instruções se tornaram campos de falsas promessas de formação social, profissional e cultural. Seria muito bom se as faculdades EAD investissem em professores de qualidade, material, forma de avaliação adequada. O mercado de trabalho mostra cada dia a necessidade de formação profissional em áreas estratégicas. Expedir um diploma que não gerou a formação adequada não é justo para quem lutou p pagar. Sabemos que faculdade pública, infelizmente, não está na realidade de todos. É preciso a fiscalização e responsabilidade social, do jeito que ficou, tornou-se uma fábrica de diplomas sem mudança real.

  2. Tenho duas filhas que fazem faculdade EAD. Começou no semipresencial e as faculdades mudaram unilateralmente, sem se importar com o ponto de vista dos alunos. As faculdades particulares só visam o lucro, mudam constantemente de professores porque nao pagam bem, mudam os dias das aulas sem consultar os alunos. Uma bagunça que o governo atual visa colocar um pouco de ordem. É universidade, não a casa da mãe Joana. Tá certíssimo o aual governo. Em 2017, com os desgovernos Temer e Bolsonaro, começou o oba oba dos grandes empresários. É isto que o redator está defendendo. Não está preocupado com abismo social nenhum.

    • Porque tudo de ruim será sempre “culpa do Bolsonaro”. Você não passa de um boneco de ventrículo.
      Diminuíram as verbas para Federais e Estaduais. Bom, Papai Lula!
      Acabar com Escolas Cívico Militar! Bom nove dedos!
      Reduzir a possibilidade de um diploma superior aos que conciliam trabalho, família e lazer! Muito bom! Afinal, quem melhora de vida não vota em Lula mesmo! Pra quê estudar?

    • Isso é a regra no setor, para os proprietários é apenas mais um nicho de “negócios” que eles mudam o funcionamento d le acordo com a lucratividade e a rentabilidade. Não, em regra, compromisso acadêmico e educacional formativo.

    • Tudo quase certo, mas “desgoverno” mesmo vemos atualmente. Uma medida correta não anula a inércia e milhares de medidas erradas. Estude mais, antes de comentar. Pode ser por EAD mesmo.

    • É a velha história, quem defende um só lado (esquerda ou direita) parece ter por obrigação defender qualquer medida a todos custo, mesmo que ela seja desmedida e sem nexo algum, a universidade pública é elitista, e agora querem fazer isso com as particulares, pensou nas pessoas que moram onde não há polo? Talvez a intenção seja justamente essa, emburrecer a população, pois está provado que conhecimento liberta, e para seu conhecimento a EAD nasceu no governo de FHC e continuou nos outros, citar só Temer e Bolsonaro é no mínimo ignorância, mas isso é típico

    • Vc está coberta de razão, Guilhermina!! Desde a pandemia as “empresas da educação” fizeram desse setor um mercado e do ensino, uma mercadoria. E não é uma ou outra…. são quase todas! Chegam ao ponto de estabelecer que o material didático que os professores preparam pertence à instituição. E depois, quando demitem o profissional, ou quando ele sai por vontade própria, passam tudo para o próximo contratado, que tbm é obrigado a preparar outros textos, ppt’s, planos de aula, etc.
      Ensino péssimo, professores mal remunerados, formação sem qualidade gerando profissionais desqualificados… e empresários cada vez mais ricos, mandando seus filhos estudarem no exterior.
      O Governo está de parabéns!

    • Exatamente. A reportagem quer passar que o MEC está prejudicando a população de baixa renda, quando na realidade as faculdades particulares só ganharam mais dinheiro com EAD, reduzindo o salário dos professores enquanto a qualidade desceu ladeira abaixo.

    • Realmente quando vemos matérias,assim, temos que analisar, pq nem toda curso de EAD em faculdade pode ser totalmente EAD, precisa de prática, pq está indo para mercado pessoas com ensino superior sem nenhuma prática e técnica. E as empresas querem pessoas que sabiam efetuar algo prático, não apenas teoria de um livro, o que muitas pessoas acabam pagando a faculdade e depois não conseguem emprego e ficando frustadas.
      Isso sim, é um sistema de retrocesso e ainda de roubo das pessoas que sonham em ter um vida melhor, um emprego que pague mais. Mas quando se formarem vão descobrir que apenas foram estorquidas.

  3. Acaba é com o ensino Fake. Faculdades que só querem dinheiro fácil. Não formam profissionais. Os donos de Cursos em EAD estão ricos e os alunos desempregados.

  4. O que vai acabar e a mercantilização da educação , tentando restringir o modelo pagou passou , muitas mas muitas faculades EAD basicamente vensem o diploma e finguem que controlam estudo , frequencia , e avaliam seus clientes

  5. Deveria ser direto, o caso é da fim a Modalidade EAD? Foi minha interpretação, pois em todas as áreas da sociedade exigem indivíduos com qualificação, enquanto quem cobra resultados está incomodado com o número de brasileiros, obtendo nível superior. Engraçado! Parece ser paródia!!! 😂 kkkkkk

  6. O MEC reagiu a comercialização agressiva do ensino por parte de grupos transnacionais. Existem excelentes instituições que oferecem cursos a distância, mas a grande maioria transformou o ensino superior numa banca de comércio. Precisava de um ajuste, sim. Quem tiver dúvidas sobre essa minha informação, conversei com os avaliadores do INEP.

  7. Diploma não resolve a vida de ninguém. Produzir formados no ensino superior para atender índices também não. O MEC precisa investir no ensino fundamental, melhorar a capacidade do brasileiro em ler, escrever e interpretar textos. Investir na capacitação dos professores do ensino básico e técnico e, obviamente melhorar seus salários para que essa profissão seja valorizada. Um país decente não precisa só de diplomas de ensino superior, precisa de profissionais que saibam o que estão fazendo.

  8. Só tive acesso aos outros comentários, depois q postei meu ponto de vista. Concordo com as melhorias na EAD, mas também, precisa acompanhar nossos estudantes. Meu tio avô aposentou pela UFBA, o qual já me falou em diferença significativa, pois no início seus alunos acompanhava o cronograma da instituição e tinham q procurar material suplementar. Contudo, uns dez anos, antes de aposentar seus alunos, não acompanhavam, nem metade do cronograma. E outra filho de pobre é inteligente, tendo direito a cursar o superior, detestei o comentário, q não aprova a entrada de pobre no universo
    acadêmico. Meu ponto de vista, obrigado!!! Esqueci, meu tio avô ministrava aula no curso de Enfermagem.

  9. A exigência dos cursos EAD terem uma carga presencial obrigatória parece excelente, em vez de algo “atrasado”. A maioria dos cursos EAD existentes servem apenas para gerar receita, formam profissionais sem experiência e capacidade necessárias para exercer a profissão com seriedade. Óbvio que existe casos em que alunos aproveitaram ao máximo conseguiram aprender e exercer com seriedade seu trabalho, mas a maioria está apenas cursando em troca de um papel assinado, sem a exigência que o presencial oferece.

  10. Sou professor universitário há 29 anos. Venho acompanhando (e sobrevivendo) à involução da Educação que, de superior, só tem o rótulo. O médio brasileiro não faz a menor ideia do que se passa nos bastidores, tanto das instituições públicas quanto privadas. A quem interessa a EAD? Claro, ao lucro das instituições privadas, cujos donos e acionistas são políticos lobistas ao MEC. O nível dos alunos destas instituições beira o analfabetismo funcional. Poderia dar vários casos reais. Por outro lado, as instituições públicas se tornaram verdadeiros comitês esquerdistas, doutrinadores e militantes. Infelizmente, não tenho esperança quanto a mudanças.

  11. É bem complexo, na dificuldade do Estado de fiscalizar a qualidade ele proíbe ou dificulta o EAD no Ensino Superior, por outro lado está esse comércio de ensino que entrega algo raso e muitas vezes sem que os estudantes tenham discernimento da qualidade daquilo que estão pagando. Formados chegam ao trabalho sem preparo para aquilo que estudaram e num outro lado existe ainda a quantidade de formados que acabam atuando em áreas que não precisava daquela formação.

  12. Cursos universitários por EAD não prestam e com isso, professores com forte formação para o ensino superior estão desempregados. Além disso, quando das aulas presenciais , no máximo 50 estudantes em sala de aula. Agora, as faculdades particulares denominam ós professores de tutores e e colocam mais de cento e tantos estudantes nas turmas.

  13. O problema do 100% EAD, são os profissionais totalmente despreparados. Um absurdo, ver a questão dos professores formados 100% EAD, não sabem ensinar, não sabem às vezes nem pra eles. Ensinam errado e por aí vai. O problema é que faculdade EAD, virou sinônimo de diploma, aí fazem não por vocação, mas sim para ter um diploma. Não generalizo de maneira nenhuma, mas vejo isso acontecer na prática. Pelo bem do futuro do mundo, tem que ser revisto com certeza essas regras do EAD. Super apoio.

  14. Quem tem interesse de dá educação,o cidadão quanto mais informado ,mas sabe lutar pelos seus direitos, pode se perceber isso.Por isso querem dificultar o acesso a educação,afinal tem mais pobre do que rico né.Com essa medida continua o povo ignorante ,aí eles fazem o que querem.
    Como o grandioso Nelson Mandela dizia A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

  15. Tem gente que nunca fez faculdade tipo: muitos funcionários do Google por exemplo e são altamente capazes. Imagina ainda se estudando online com apoio. Além do mais com ferramentas e materiais de estudo, com provas, testes e simulações. Isso saindo o custo ainda mais barato que estudar presencial. Seria bem melhor. Depende muito do esforço do aprendiz. Sou a favor do EAD de todas as formas. Foi um erro essa reforma. Deveriam voltar atrás.

    • Corretíssimo! Os melhores profissionais, em diversas áreas não possuem diploma! É ignorância culpar o conhecimento e inocentar o estudante! O estudante é o responsável pelo seu desenvolvimento! Temos quase 80% de reprovacao em provas da OAB, esses alunos entao devem ser de EAD? Pensem pessoal, a vontade vem do aluno! Ao meu ver, essa atitude do MEC apenas dificulta a situacao para pessoas de baixa renda e pra quem nao pode fazer graduacao por causa de limitacoes geográficas!

  16. Nesse tipo de texto nem dá pra identificar o lobby das pseudos faculdades que funcionam como balcões para retirada de diploma 🤣, não vou nem dizer que o autor deveria ter vergonha, porque sei perfeitamente que ele não possui, assim como não possui nenhum senso de justiça, defender essa esculhambação que fizeram com a educação superior com esses cursos EAD que não se importam minimamente com o aprendizado e a preparação da vida profissional dos seus alunos é muita crueldade. E ainda se auto proclama defensor da classe de baixa renda, não posso apontar com precisão a qual instituição está defendendo, mas obviamente não é o pobre que sonha em se tornar um profissional de nível superior.

  17. Matéria tendenciosa ! Sou professora da rede particular e sei o custo na minha saúde de pessoas despreparadas para o mercado de trabalho que se formaram ! Pessoas que não deveriam estar em locais da saúde e educação porque a abertura feita pelo MEC tirou o mínimo de pensamento crítico nas salas de aula !

  18. Temos dois lados nessa situação que tem set bem analisadas, a inclusão no ensino superior deve ser feito de maneira que a qualidade do ensino não diminua, melhorar de fato o ensino básico é o meio mais eficaz, a alta disponibilidade de cursos ead e presencial, sem a devida fiscalização e obrigatoriedade de bom ensino criou um comércio na educação sem par, eu trabalho com correção de trabalhos acadêmicos e falta de conhecimento está exponencialmente crescendo, então se faz a faculdade, mas não tem realmente conhecimento, e ainda se entende o que é estudar a nível acadêmico. A pesquisa que tem como base a universidade e é o meio de evoluirmos como sociedade, seja econômica tecnológico e socialmente, está se perdendo no Brasil. Quando se reconhece que, segundo pesquisas, as pessoas estão perdendo a capacidade e tem menos conhecimento, situações como muitos cursos sem qualidade pioram a situação. As pessoas se formam na universidade sem nunca ter lido um artigo científico, fazem, quando fazem, um tcc pegam citações soltas sem ter o conhecimento do trabalho solto, ou seja, nem tem domínio das teorias, leis que norteiam a própria formação, muitas pessoas se formam em áreas científicas sem sequer saber como funciona um laboratório. O que parece uma segregação é a ação desesperada para retomar o rumo do conhecimento, pois não houve de fato uma inclusão, sendo que é fato a deterioração do conhecimento em muitos níveis. Uma inclusão de fato é quando se dá o mesmo ensino para todos e não distribui diplomas no varejo.

    • E quantas pessoas nem se formam e sabem dezenas de vezes mais do que pessoas que se formam? É o diploma que defini o que vc sabe? Então Bill Gates e Mark Zuckerberg são pessoas sem conhecimento? Com conhecimento raso? Pelo amor gente, pensem…

  19. Bom! Tenho três pessoas da família fazendo faculdade a distância e se não fosse este formato de ensino nenhuma das três estariam fazendo faculdade. Pois pobre tem que trabalhar e
    Cuidar da família. E uma pena! Eu mesmo estava pensando em começar uma faculdade vai ficar para quando o país voltar a ter economia e conseguir pagar transporte alimentação e etc. Para fazer a tão sonhada faculdade!

  20. Eu concordo com as novas regras para cursos específicos, sobretudo para área de exatas e saúde. Com o desenvolvimento da Inteligência Artificial, o uso inadequados dessas ferramentas tem influenciado diretamente no aprendizado e formação dos acadêmicos. As provas a distância não deveriam ser aplicadas nesse quesito.

  21. Matéria encomendada pelos grupos que exploram formação precária de estudantes e precarizam o exercício da docência e do trabalho de monitoria acadêmica.
    A solução é a ampliação do ensino superior público gratuito com a retomada do noturno para atender às demandas de formação de trabalhadores assalariados.
    Ao invés de ficar financiando grupos privados a partir do endividamento estudantil, temos de lutar pela graduação noturna com ampliação de vagas e de servidores docentes e TAEs.

  22. Guilhermina Acácia da Silva, você já experimentou EAD das universidades públicas? É uma desorganização sem mais.
    Tem dias que a aula começa às 19, outro dia começa às 20. Tem dias que é na terça e outros na quarta. Os alunos precisam ficar a disposição.
    A graduação que fiz EAD não tinha erro, era sempre nos mesmos dias e horários.
    Agora estou fazendo uma pós em uma federal e a desorganização é tremenda.
    O problema é generalizar e pouca fiscalização de verdade e isso é em todas as esferas…

  23. Correto a decisão do ministério EAD…forçaram muito baixa qualidade ,vejam o.MEC não fez isso a toa foi devido a baixa qualidade nas provas do ENAD…esse negócio.de retrocesso é conversa fiada…de que adianta ter diploma de curso superior se nada agregar na vida acadêmica …e apenas um papel e nada …

  24. A mec desgraçado e o povo pobre que mora no meio fo mato como vai fazer faculdade? Só querem formação pros ricos da família porque duvido que o mec tenha gente pobre entre os que comandam. A cada dia tão destruindo mais os pobres. Quero o que vai ser dos ricos sem os pobres para sofrerem as consequências das ruindades dos ricos. Caiu totalmente meu conceito sobre o MEC repúdio essa tomada de decisão e viva o totalmente ead.

  25. Comemoremos números. Só os números importam, certo? Um monte de semianalfabetos com “diproma” e sem sequer chegar perto de um nível realmente superior. A formação de professores decerto é a que mais sofre: estamos recebendo nas escolas, professores que sequer conseguem escrever palavras simples na lousa para que seus alunos copiem corretamente. Falam sem qualquer respeito à norma culta, pois, a ela não tiveram acesso. É assustador! Cursos ead em sua imensa maioria só servem para abarrotar cofres individuais legando à coletividade profissionais sem qualquer condição de exercer com qualidade o ofício que, teoricamente, se prepararam para tal. Educação nem existe mais!

    • Nunca existiu no Brasil EAD 100%, antes de comentar busque se informar, procure no Mec como funcionava até o decreto. O problema está no MEC que não faz seu trabalho de fiscalizar.

  26. Infelizmente, no Brasil a ideia de que faculdade é para todos se tornou uma praga, tanto para alunos quanto para o país. Os cursos EAD são formatados e vendidos com o único intuito do lucro, desprezando-se a qualidade e vendendo-se ilusões aos incautos !!! Pobre Brasil !!!

  27. Ótima matéria.
    Fiz direto na modalidade 100% presencial e iniciei pedagogia à distância.
    O matéria do EAD é excelente sem contar com o apoio pedagógico que os polos disponibilizam.
    Achei desnecessário tal mudança. Pois o desempenho profissional não deve ser medido pelo sistema EAD, híbrido ou presencial de ensino e sim pelo dedicação e capacidade do aluno ser
    integrar no meio do ensino /aprendizagem. A boa relação discentes e docentes.
    Os tempo de cursos são grandes , não precisam ser tão extensos. Subdivisões de matérias que só tem a finalidade de extender e supercapitalizar o Ensino superior. O ensino presencial pode ter também qualidade de ensino pouco satisfatória. É um falso filtro de presencial a qualidade e melhor. Se o aluno não dedica mesmo com um professor 100% a sua disposição será um péssimo aluno e um péssimo profissional.

    • Posso confirmar com minha experiência também, a qualidade não depende da modalidade e sim da qualidade do material didático, da preparação dos docentes e da dedicação dos alunos, que nas aulas presenciais passam o tempo todo com a cara enfiada no celular sem prestar atenção na aula.

    • Sim! A maioria dos alunos presenciais após 4 anos não lembram da maioria dos conteúdos estudados no final do curso! Eu fiz 3 anos de presencial e fiz o último ano em EAD! E considero o EAD melhor que presencial, estudo na minha casa, todos os dias e tenho certeza que sei mais do que pessoas que cloncluiram a faculdade presencialmente. Ignorância achar que é o diploma que define o conhecimento de alguém!

  28. Felizmente haverá mudanças neste tipo de de oferecimento de cursos, incoerente formar apenas números,todos os profissionais devem ter formação acadêmica de qualidade, conhecimento que transforme,não apenas visar título….

  29. Uma palhaçada tamanha vergonha comvo brasil pais podre sem nenhuma perspectiva de futuro pra população e quando tem algo q está dando certo vem um miserável com uma ideia de girico e muda pra Fuder com o brasileiro é brasil né sempre pode piorar!!!!!!!

  30. Fiz duas graduações EAD, e meus diplomas não cairam do céu, estudei, ralei, para conseguir minhas notas boas. No EAD é você e você, quem quiser pense que é tão fácil assim!

  31. Isto é uma falta de humanidade do governo,
    Pessoas viram seus sonhos realizados e agora eles jogam tudo no lixo, a EAD nos obriga a estudar mais que qualquer um, mais vamos esperar o que, de um país desse, que os mais favorecidos são o de grande escalão.

  32. O governo se diz tão preocupado com o ensino e corta verba pública para educação e agora em mais um ato de estupidez tira o acesso de muitos que não tem condições de fazer uma faculdade presencial, seja devido ao valor ou pelo tempo escasso do dia a dia, a faculdade a distância foi e sempre será um progresso inimaginável para os que eram excluídos de uma educação superior, concordo que alguns cursos sim tinham de ser somente presenciais, porém outros muitos não, mas como sempre a esquerda não mensura a consequência dos seus atos, enquanto isso as faculdades federais se tornam a cada dia mais doutrinadoras da ideologia pregada pela esquerda e por um ensino de péssima qualidade.

  33. Considerei o título da matéria tendencioso. O que está em discussão, é a qualidade dos cursos oferecidos na modalidade EAD, sabidamente inferiores aos presenciais. Assim, para as camadas populares se oferece menos? O “presencial” pode ser em atividades síncronas. O atual governo é o que mais contribuiu e contribui com políticas para a ampliação do acesso ao ensino superior, com financiamento estudantil… Portanto, não se trata de exclusão e sim construção de qualidade, um compromisso do qual não se pode abrir mão.

  34. Eu já cursei EAD, mas desisti, porque , como aposentada, queriam cassar neu benefício. É um estudo somente pelo computador. O número de horas, extremamente baixo, em relação a uma Universidade paga. Para se ter Educação à Distância, tem que oferecer muita infraestrutura. Também, os Educandos de EAD, devem participar de aulas Práticas. Não é só o Discurso de Paulo Freire que vale

    • Não é questão de gosto é sim disponibilidade de q adianta a sala cheia de aluno e a maioria tá ali por estar tbm. A distância ou presencial depende de quem quer realmente estudar e buscar algo melhor

  35. Era só melhorar o ensino sem precisar de ser semi presencial, eu estudei muito em faculdade presencial e eu falo aqui que tem professores ruins que não ensinam bem mesmo da forma presencial na época eu estudei análise de sistemas o professor de algoritmo era péssimo para explicar no dia da prova a maioria tirou no baixa ou zero porque tinha de programar no papel isso é claro necessitaria de um professor muito bom para não haver esse problema mas o professor era péssimo, Claro não era só ele o professor de análise de sistema dava aula era muito ruim também que dava aquelas aulas monótonas que eu vejo de vantagem na presencial são os alunos se reunindo para fazer trabalhos mais nada mas cada um tem a sua escolha ou a sua preferência, se a missão desse governo é fazer com que tenha aulas presencial o semi presencial pensando que vai ajudar alguma coisa no ensino não se pode garantir isso eu acredito que esse governo está no caminho errado

  36. Perfeita essa mudança do MEC . Veio a Pandemia e virou quase tudo EAD . Há de se ter um freio nisso tudo . Medicina , Enfermagem em EAD é surreal . A coisa virou um cata aluno de qualquer jeito. Não é por aí o crescimento e a tal inclusão social .

  37. Não basta dar diploma, precisa ter o mínimo de qualidade, e é isso que o governo fez. Estava uma farra do diploma. Gente terminando faculdade em 6 meses… fazendo de qualquer jeito. Agora então, na era de IA, ninguém mais iria estudar nada. Tá super certo.

  38. Ensino pessimo. Diploma de parede. Exclusão? Oq vemos hj são pessoas com um diploma que não sabem nem o básico do que se formaram. Parabéns ao MEC. E ainda vai ajudar na sanidade mental das pessoas q hj se escondem atrás de telas. Oq adianta um curso superior que não habilita ninguém a nada? Fábrica de dinheiro pras faculdades e queda de qualidade nos serviços para população. Em boa parte dos casos coloca em risco até a vida das pessoas

  39. Boa noite.Eu um desses estudantes que voltei para sala de aula com a idade de 54 anos,em meio a turbulência deste mercado com essa metodologia de informática,abri minha mente para fazer uma graduação de relevância para ser bem sucedido em termos financeiro .Enfrentei muitas barreiras mas não desiste,hoje sou formado em bacharelado em biblioteconomia e pretendo não parar.

  40. Desde quando faculdade particular está preocupada com desigualdade social??? Hahahaha Que piada
    As novas regras visam promover uma melhor qualidade de ensino, coisa que não estava sendo entregue por essas “faculdades” EAD. Que qualidade tem um curso de fisioterapia por exemplo, totalmente EAD?
    As novas regras estabelecem normas as essas faculdades que só se preocupam com financeiro, jogando no mercado profissionais sem aptidão para desempenhar a profissão.

  41. Fiz faculdade semipresencial e não recomendo, a menos que o aluno já trabalhe na área, para melhorar seu curículo. Pois há uma enorme lacuna no ensino aprendizagem, sem falar na falta de comunicação entre alunos e professores, que raramente acontece presencialmente.

  42. Eu concordo com o MEC. A educação precisa de maior comprometimento. Hoje em dia é pós graduação de cliques em 12 x de 21 reais. O nível da sociedade depende de formação educacional de qualidade. Façam avaliações com professores formados EAD comparando aos demais. Minha intenção não é ofender ninguém, mas educação é coisa séria.

  43. COMO TUDO NO BRASIL É PALHAÇADA,,,,,,,,ISSO NÃO PODERIA SER DIFERENTE,MENOS ESTUDO, MAS IDIOTAS PRA ENGANAR,TA COMPLETO AGORA !
    BANDIDO NO GOVERNO DANDO MAS BOLÇA,Aumentando ,IMPOSTOS ALIMENTANDO BANDIDOS! SE ESQUECI ALGO ,Fiquem A vontade.

  44. Graças a Deus finalmente essa medida foi tomada. A EAD está acabando com a qualidade do ensino. Na área da saúde deveria ser proibido! Não se trata de custo e sim de qualidade.

  45. Será que há conflito de interesse na matéria? Já fiz até livro pra esses EAD… Tem cursos q usam cartilhas ao invés de ler livros e textos científicos… São falcatrua e caça níquel. Profissionais de péssima qualidade saindo dessas uniEsquinas. Pbns ao MEC! MORALIZACÃO!

  46. Sem trazer os dados da decadência da qualidade ensino nos últimos anos, seu artigo se mostra muito parcial. De que nos adianta maior número de graduados se , no mercado de trabalho, mostram -se incompetentes e irresponsáveis? Instituições e alunos não aproveitaram a oportunidade de mostrar valor durante estes últimos anos, sem qualidade e sem disciplina. As regras vêm de encontro a necessidade por eles mesmos criada.

  47. Acho que uma solução decente para isso, seria aulas com turmas fixas mas via teams, meet e afins ao invés de exigir presencialidade física, acredito que seria uma modelo mais adequado para quem não tem muita disponibilidade de tempo, mas melhoraria a qualidade do ensino tendo uma conexão maior entre professor e aluno em tese, e ao mesmo tempo atrapalharia menos a rotina corrida de quem escolhe o modelo EAD

  48. As universidades EaD pagas tem que ser realmente melhor regulamentadas. A quantidade é enorme, mas a qualidade é baixíssima. Esse governo se preocupa com a qualidade do ensino e não com o lucro das empresas de “educação”. Não fossem as amarras dos parlamentares que não querem largar o osso das emendas secretas o governo já estaria ampliando o número de universidades respeitáveis públicas, como fez nos governos passados do PT, com a criação de 18 universidades federais.

  49. Sinceramente, estaria inclinado a redigir um texto extenso demonstrando que o autor desta matéria desconhece completamente o assunto tratado, contudo, tal atitude seria despropositada. Provavelmente, tal indivíduo vive em uma realidade paralela, na qual as instituições privadas de ensino superior não priorizam o lucro em detrimento da qualidade educacional, e o Ministério da Educação é retratado como o antagonista que busca excluir os estudantes de baixa renda das universidades

  50. Parabéns ao MEC pelo retrocesso!
    É assim que ajuda o governo a deixar o povo sem chance de acesso ao nível superior. A matéria já explica o motivo bem claramente, parabéns pro redator!
    Sabemos que existem cursos que realmente a modalidade EAD não serve, mas juntar todos na mesma categoria é ridículo!

  51. Porquê será que o maior cargo do Brasil, o candidato atual têm,somente a 4° série do ensino fundamental? Não entende de Matemática/ Química/ Geografia/ Muito menos Biologia. Portanto, seria necessário que tivéssemos um cargo de alta importância para dirigir ou administrativo com inteligente e sabedoria intelectual, não acham?

  52. O nome do site é Monitor Mercantil. Claro que o ponto de vista tem que defender a mercantilização da educação. Que fique bem claro: educação não é mercadoria. Não se promove inclusão vendendo ilusão. Parabéns MEC.

  53. É uma ilusão pensar que uma pessoa vai aprender algo no EAD, virou um oba oba, o professor e convívio com colegas é necessário. Antes com as universidades particulares já acontecia essa venda de diplomas, mas agora de fato está demais. Digo porque fiz particular e federal, a diferença é enorme e hoje fazendo pós em EAD nossa é uma tristeza ver a porcaria que é esse ensino.

  54. Mais uma vez pequenos burgueses chorando por perdas nos lucros. A questão nunca foi inclusão, afinal se fosse esse o ponto, mais do que imprimir papel escrito “Diploma” as universidades se preocupariam com a qualidade dos cursos ofertados. Quem estuda EAD sabe o quanto é difícil, as vezes, ter algum contato humano para a resolução de problemas, por muitas vezes nos vemos sendo empurrados de robô à chat bot até que alguém possa nos ajudar.
    Alguns dos pontos levantados no texto são coerentes, por exemplo, de fato, agora será mais difícil conciliar trabalho família e estudos, no entanto, se isso melhorar a qualidade do ensino, que seja. Agora, esse papo de pequeno burguês que se importa com a inclusão, não cola mesmo. Lhes falta visão critica e práxis ao conceito de inclusão.

  55. A intenção desse governo ou do sistema política é extinguir a massa populacional de baixa renda.
    O trabalhador assalariado, não terá mais acesso ao Ensino Superior, devido aos preconceitos raciais,sociais e culturais, até que seja oficializado a implementação do Sistema do Governo Universal,no qual a população mundial terá que submeter -se a legislação imposta por essa tipo de governo.

  56. Retrocesso é o que estava ocorrendo, uma sala comercial sendo “polo” de quatro faculdades. Compra de diploma. Esses alunos não percebiam nenhuma melhora em suas vidas após a conclusão. A ilusão da faculdade fácil.
    Reportagem bem tendenciosa paga provavelmente por mantenedoras de instituições de ensino superior inescrupulosas.
    E onde está a “inclusão” do título?

    • Com certeza. Se vissem a negociação que é estudantes de ead. Ninguém da minha área quer aceitar estagiários ead, tampouco ‘profissionais’. Ead na saúde não dá.

  57. Na minha humilde opinião, eles deveriam cobrar mais dos que fazem cursos de medicina, enfermagem, veterinária e afins… Esses são presenciais e estão dando uma aula do que não fazer com os pacientes. Sou uma paciente auto imune e já passei por maus bocados com “médicos” e “enfermeiros”, que não sabem o que é PTI ou que acham que quem tem hipotireoidismo é preguiçoso. E que se seu corpo está nitidamente inflamado e inchado é pq vc é gordo pq quer e não pq tem doença que os médicos preguiçosos não querem descobrir e assim vamos morrendo antes do que deveria. Por total descaso dos governantes em deixar médicos que não sabem medicina trabalhar!

  58. Como formado por faculdade à distância, tenho propriedade pra comentar. Realmente, muitas faculdades só querem vender um diploma, vê-se que o nível é muito baixo e as avaliações simplificadas para facilitar a aprovação. Conteúdo também muito superficial. É algo que depende muito do aluno, sobre o quanto se quer aprender e se enriquecer.
    Formei-me em biológicas, hoje, sou professor de biologia concursado do Estado da Bahia. Meu diploma abriu essa opção pra mim, mas não foi o curso que me trouxe conhecimento para ingressar, estudei muito durante o curso, não me limitava ao conteúdo do curso, estava sempre buscando outras fontes.
    Fiz a prova do concurso com quase 400 pessoas para a minha função, só 12 foram aprovados, dentre estes, somente eu era formado por curso à distância, todos os demais eram formados por universidades federais e estaduais.
    Formei em química também, mas não com o empenho que tive na biologia, não gostei do curso, nem me considero um professor de química, mas tenho um diploma. Só estudava o básico e não saía do conteúdo dos módulos, bem diferente do que fiz na biologia.
    Assim como fiz meu curso de química de qualquer maneira, há muitos por aí fazendo engenharia, direito, psicologia e tantos outros, se formando de qualquer jeito. O que acho mais importante do que limitar os cursos à distância é fiscalizar a qualidade do curso. Vão limitar os cursos, terão aulas presenciais, maior carga horária no estágio, mas vão continuar com níveis baixos, facilitando a aprovação e “vendendo” diplomas.

  59. Caro redator, se fizer uma avaliação em um curso EAD da particular, o resultado será sofrível. 100% EAD só pensa em lucratividade a preço baixo. Tenho formação federal, uma particular EAD e estou em uma outra particular na modalidade presencial. A diferença é gritante. Não tem nada a ver com atender a quem trabalha, tem a ver com o capitalismo e a defesa desses que só pensam em números. O próprio canal já diz tudo… MERCANTIL…

  60. Eu acho muito mi mi mi falar que é retrocesso, a Educação precisa de maior qualidade para o educandos, quantos apenas acessam o conteúdo e se direcionam para outras atividades sem fins educacionais, apenas respondem a um questionário e não atentam ao saber. Eu acredito que devw ser dessa maneira que o MEC exige.

  61. Principalmente na área da docência, a facilidade de que outra pessoa faça o curso por outra pessoa, estamos presenciando a decadência no ensino básico nas escolas públicas.
    Concordando com @João barroso, o título não corresponde com o corpo da reportagem.

  62. Do que adianta colocar as pessoas para dentro da faculdade se elas sequer conseguem escrever e interpretar um texto simples. Elas vão se formar e não vão conseguir atuar. Já fui coordenadora de curso e o que muitas faculdades privadas querem é ganhar dinheiro.

  63. EAD é um recurso de ensino/aprendizagem, assim como uma ferramenta de gestão: não é bandaid pra resolver as misérias que infestam o pântano da educação ineficiente. Pra começar exige um grau de autonomia (habilidades, disciplina) que nem todo estudante tem. Há também o caso dos cursos onde a eficiência do EAD tem-se mostrado persistentemente incapaz de gerar conhecimento ou competência. E é irrecusável que pro EAD ser de alguma relevância pra educadores e alunos vai demandar das instituições que o adotarem investimentos e custos muito próximos daqueles apresentados pelo ensino presencial. Quanto a isso não há o que fazer: educação de qualidade é necessariamente cara, sim! Dar acesso das faixas de menor renda à educação superior, sem dúvida uma causa nobre, não deveria estar atrelada a dar a elas uma educação de baixa qualidade, isso é: mascarar com diplomas (canudos) o abismo das desigualdades, em vez de construir pontes sociais com a Educação, que seria o desejável. EAD não é tudo a mesma coisa, é óbvio! Há os ótimos (e caros), os razoáveis e os péssimos – como em tudo na vida! Daí se percebe que a insistência das instituições de ensino superior de baixa qualidade no EAD é decorrência natural do projeto que representam, da oferta de ensino superior barato e de baixa qualidade em troca de lucros crescentes, pela via da exploração dos que têm tido menos acesso à educação de qualidade. Generalizar de modo desregrado EAD tem resultado em empobrecimento e desmantelo do ensino superior – e os formados que têm saído no fim do túnel desse processo são a prova viva disso.

  64. O texto é super tendencioso. Acho válido o MEC exigir das instituições de ensino superior qualidade. A maioria dos cursos EAD são com aulas gravadas. De baixa qualidade. O aluno não aprende. Sai com um diploma comprado. E sem conseguir se incluir no mercado de trabalho naquela área! Se inclusão for comprar o diploma ok. Deveriam existir mais vagas em universidades públicas, inclusive prezados pelas universidades que estão sucateadas. As universidades privadas estão esperneando pois vão perder muito dinheiro!

  65. Ead, em especial na saúde é um crime velado. É vender diploma. Sabemos que houve um lobby enorme pra manter e deixar essas faculdades funcionando. Inventam um curso chamado “híbrido” que nada mais é do que um ead disfarçado. Colocam “aula” 1,2,3 vezes no semestre, e o resto só pdf e vídeos.
    Não são profissionais que ministram as aulas.
    Já vi faculdades ead chamando alunos do presencial de outras faculdades para dar aula….entre outros absurdos..

    Ead não sabe o básico do básico. Vi 2 estagiários com uma colega, os dois de ead, porque ela quis fazer os estagiários obrigatórios deles , porque ninguém quer supervisionar ead, a Faculdade nem liga,manda os alunos se viverem procurando estagiários. Não tem supervisão da faculdade. Se quiserem fingir que fizeram estágio, fingem…

    Todo mundo da saúde deve urgentemente fazer prova de proficiência no fim do curso.

    Pior que o pessoal do ead não enxerga que são vítimas de empresas que só querem vender cursos e acham são os profissionais que não querem eles.

    E o pior, as “faculdades” EAD, já estão colocando ‘inteligência artificial’ na grade curricular, porque sabem que é isso que os alunos vão usar pra fazer tudo 😁😁😁😁.

    Lutem por educação de qualidade. Não pra ter um diploma a qualquer custo.

    Porque vocês podem usar Inteligência artificial pra tudo, no curso..mas na vida real, na frente dos pacientes e familiares, não.

  66. Nunca li tanta besteira e desconhecimento na vida. Esses cursos nao tem qualidade alguma, não incluem o aluno no mercado de trabalho, só servem para comprar um diploma pra pessoa prestar concurso ou ir atrás de um cargo comissionado na prefeitura do interior onde trabalha.
    Os únicos favorecidos disso são os grandes grupos educacionais, que negociam ações na bolsa de valores, e ganham gratuitamente financiamento estudantil do estado enquanto os alunos nunca irão pagar a dívida pq o curso que fizeram não lhes dão qualquer possibilidade de atuar no mercado de trabalho. Estado DOA dinheiro pros grupos e a população recebe um pedaço de papel de volta. É um esquema criminoso e eu teria vergonha de escrever isso.

  67. Nunca vi inclusão no Ensino Superior desde os tempos do Governo da Dilma até o Governo do Ex Presidente Temer, Bolsonaro e agora no Governo de Lula, passei no Enem no Governo de Dilma, fiquei no Cadastro de Reserva, nunca me formei em nenhum Curso Superior no Brasil e no Mundo, já vou para os 49 anos de idade, recebi a informação de que quem criou o Enem foi o Fernando Henrique, foi tudo enganação, minha mãe faleceu, o Imposto Causa Mortis está sendo pago e o MEC do Brasil não retribui com qualidade nos Impostos que foram pagos e estão sendo pagos, era melhor pedir refúgio, mas não sei pedir refúgio, esse Sistema Político foi criado para não funcionar para mim que estudei e fui aprovado no Enem, na minha Carteira de Trabalho diz: Todo homem tem direito ao trabalho e a livre escolha de emprego , Declaração Universal dos Direitos do Homem, mas no Brasil esse direito do homem não foi respeitado no meu caso que paguei os impostos, minha mãe pagou os impostos, não adiantava estudar e passar no Enem, a Dilma dizia que o Brasil estava em Crise e está até hoje no Governo de Lula, fora Lula! Você colocou a Dilma e depois voltou, seu Governo não presta pois sua equipe não presta! Estudei e passei no Enem , sou cidadão, brasileiro NATO, seu Governo coloca o cidadão na Depressão e no Transtorno Bipolar, seu Governo não respeitava a Declaração Universal dos Direitos do Homem inerente a mim cidadão brasileiro, fui escravizado e operei a coluna cervical, passei por cirurgia de Artrodese, mesmo que eu trabalhasse dobrado o INSS não me pagava nem o Auxílio Doença, nem o Poder Judiciário do Juizado Especial Federal no Governo de Lula prestava, o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana Inerente a mim trabalhador brasileiro foi jogado no lixo no Governo de Lula, no passado votei em Lula para receber o furto na Educação, no passado votei Bolsonaro para receber o furto na Educação, não adiantava eleger nem Lula nem Bolsonaro! A equipe dos dois falharam no respeito a Declaração Universal dos Direitos do Homem inerente a mim trabalhador brasileiro! O Cadastro de Reserva no MEC era perpetuo! Não adiantava estudar e passar no Enem nem passar em 5 Vestibulares como eu passei, era tudo enganação! O jovem no Brasil nunca foi levado a sério, tivemos um MEC péssimo e continua péssimo! Se um erra todos devem pagar pelo erro de um.

  68. Amei pos minha filha estava no curso de farmacia q erroneamente promete apenas duas aulas presencial no inicio e final do curso e pra piora informaram novamente q foi equivoco nao tera nenhuma aula pratica como pode se forma em. Farmacia sem pratica? tinha q ter ao menos duas aulas por semana se lida com vidas!.E apena um papel na mao e um diploma de burro na cabeca depois de dois anos tivemos q cancelar e mais burocracia.

  69. Pra começar o brasileiro não tem cultura da leitura e do estudo autônomo, sendo que a maioria acha que estudar é assistir aulas, seja online ou presencial. Isso já mostra como nosso sistema educacional está fadado ao fracasso.

  70. Os cursos EAD deram realmente uma alavancada no número de pessoas formadas em cursos superiores, mas em grande parte, foi só quantidade sem qualidade. Existem excelentes cursos superiores à distancia, mas existe também muita picaretagem. Acredito que as alterações não serão excludentes, como afirma a matéria, mas sim, poderão trazer mais qualidade pois a máscara da inclusão só tem trazido a falsa idéia de que muitos formados representa um avanço quando na verdade, um ensino de baixa qualidade é o que representa um retroceso.

  71. O que adianta curso presencial se os alunos bao na faculdade pra usar drogas e beber. Não generaliso. Mas tenho um aproveitamento melhor em curso EAD, pois fico mais focado. As dúvidas, tiro com o tutor ou professor. Tenho contato com colegas de turma, muito mais que em uma sala. Trocamos informações, dúvidas e opiniões. Tenho que ler livros e artigos sugeridos. Ver vídeos. Podcast. Entregar trabalhos. Não sei onde está a facilidade. O curso é mais barato? Mas vejamos.
    Uso minha Internet. Minha energia. Tenho um espaço pra estudar. Chego às 22h em casa e ainda estudo até as 3 quase todo dia.

    Se não tiver EAD sem precisar presencial, terei que cancelar como muitos outros.

    Acho que devemos dar um voto de confiança pra quem leva a sério.

    Tenho 50 anos e já entrei em vagas de curso superior, sendo técnico mas sabendo fazer com excelência o trabalho. Então, vamos pensar no próximo. Do mesmo jeito que tem alunos EAD que não levam a sério, Tem muitos que vão na escola todo o dia e se formam na base da cola e vão pra o mercado de trabalho não sabendo nada.

  72. Sou a favor da mudança, inclusive acho que as provas deveriam voltar a ser feitas no polo e com uma boa fiscalização durante a prova. Está fácil agora fazer provas dentro de casa, utilizando chatgpt e outras inteligências artificiais. Sou Engenheira e tive que ralar para me desenvolver nos cálculos, e vejo esses engenheiros formados no oba oba. Também acho que para faculdade EAD, o diploma deveria estar condicionado a uma prova no último período, parecida com a prova da OAB, onde o camarada só conseguirá atuar na profissão mediante essa prova presencial, pegando as matérias mais relevantes do curso.

  73. Que pena! Os menos favorecidos,como sempre, se lascando!
    Mais uma vez, mães sem rede de apoio vão precisar adiar os estudos. E pasmem, recrutadores estão selecionando currículos de candidatos com ensino incompleto ou cursando para cargos de faxina – não desmerecendo, mas olha o nível de exigência, vivendo do jeito que estamos tentando viver com imposto nas alturas, fazendo bico pra se manter, fazendo malabarismo para assistir a aula, agora muitas vão acabar desistindo por não conseguir se deslocar, etc. E quem não conhece os problemas de cada um, são os únicos a achar isso bom.

  74. O responsável pela Fatec SP não tem muita autoridade no assunto, haja visto o Sucateamento em que de encontra a Instituição Fatec São Paulo, localizada próxima a estação do metrô Tiradentes.
    Sou aluno desta Faculdade e estou muito desmotivado pelo quê tenho vivenciado lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui