O novo cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Jan Freigang, visitou, no dia 23 a primeira escola alemã do Rio de Janeiro, fundada em 1862, o atual Colégio Cruzeiro.
No ano dedicado às celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, Jan Freigang foi recepcionado pelo presidente, Alexander Ziemer, pelo vice-presidente, Ronald Sharp Junior, da Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), instituição mantenedora do Colégio Cruzeiro; pela diretora geral pedagógica do colégio, Ana Paula Ramos; pelo diretor da unidade, Marcos Schupp; além dos coordenadores de Língua Alemã, Andrea Nascimento, Danilo Brito, e alunos da 3ª série do Ensino Médio.
Em visita à unidade, ele quis saber a opinião dos alunos sobre a importância do aprendizado do idioma alemão. Os estudantes entrevistados expressaram que o domínio do língua vai abrir portas no futuro e ainda, já no próximo ano, os ajudar na realização do desejo de estudar na Alemanha. Os jovens exaltaram a beleza da pronúncia e da sonoridade da língua, mas confessaram que a maior dificuldade no aprendizado foi lidar com a declinação verbal em latim.
O Colégio conta com a comunidade de ex-alunos que já estudam e trabalham em diferentes cidades da Alemanha. Cada vez mais jovens têm se interessado neste projeto de vida.
Ao longo da visita, Freigang conheceu a história da instituição, umas das maiores escolas de ensino de alemão no mundo, e ficou encantado com o ecossistema do local. O primeiro prédio da escola foi projetado por uma ex-aluna e todo campus se insere em uma floresta urbana de cem mil metros quadrados. Em seguida ao passeio guiado em alemão pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, o cônsul assistiu a uma apresentação musical dos alunos, com repertório em Português e Alemão.
“Fiquei muito impressionado com o Colégio Cruzeiro e com todo trabalho que é feito aqui. Obrigado pela recepção e por esse dia!”, destacou.
O Colégio Cruzeiro tem 162 anos de existência, duas unidades em funcionamento – Centro e Jacarepaguá – e oferece ensino desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, até o Ensino Médio.