

Beijing, 17 jul (Xinhua) — O fundo que replica o China A50 Fundo de Índice (ETF) foi oficialmente listado e começou a ser negociado na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros do Brasil (B3) pela gestora brasileira Itaú Asset Management, conforme comunicado divulgado pela Bolsa de Valores de Shanghai (SSE) nesta terça-feira.
Essa listagem marca um novo avanço na cooperação entre a SSE e a B3 no âmbito dos ETFs interligados, fortalecendo a parceria entre os mercados de capitais da China e do Brasil.
Por meio do mecanismo de conectividade de ETFs, investidores das Américas, incluindo o Brasil, passam a ter acesso eficiente a ativos chineses de alta qualidade, facilitando o compartilhamento dos benefícios do crescimento econômico da China.
Atualmente, dois ETFs estão listados sob o programa de interligação entre a SSE e a B3, sendo que o primeiro produto foi lançado em maio deste ano.
Sob a coordenação da Comissão Reguladora de Valores da China, a SSE continuará a ampliar essa cooperação, diversificando os instrumentos de investimento transfronteiriço, atraindo mais capital estrangeiro e promovendo a abertura de alto nível do mercado de capitais chinês, conforme o comunicado.
As duas bolsas já assinaram um memorando de entendimento sobre a interoperabilidade de ETF em março deste ano como uma medida prática para implementar os resultados da 7ª reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN).
Um ETF (Exchange-Traded Fund) é um fundo de investimento negociado em bolsa, composto por uma cesta de ativos (como ações ou títulos) que replica um índice de referência. O novo produto listado na B3 acompanha o desempenho do China A50, composto pelas 50 maiores ações da Bolsa de Shanghai. Fim
Leia também:
-
Desde o 1º Plano Quinquenal, PIB da China cresceu 223 vezes
Relatório de think tanks destaca desenvolvimento no 15º Plano Quinquenal; PIB per capita aumentou 89 vezes de 1952 a 2023.
-
China pretende expandir alcance e fortalecer ‘soft power’
Documento para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social propõe mais cooperação e intercâmbio cultural.
-
Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China
Leia na íntegra o Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, divulgado nesta quinta-feira.
-
Economia da China cresce 5,2% nos 3 primeiros trimestres de 2025
Resultado no terceiro trimestre foi de alta de 4,8%, inferior aos 5,2% do segundo trimestre, mas mostra expansão estável.
-
Tecnologia inédita despolui e recupera lago de 298 km² na China
20º aniversário do conceito ‘águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas quanto montanhas de ouro e prata’.
-
Xi’An tem primeira linha de metrô no mundo sem condutor
Além da tecnologia inovadora, sem condutor, o metrô da cidade que tem mais de 3 mil anos mostra arte e poesia nas suas estações.



















