Novo livro de Piketty

Classes trabalhadoras não abandonaram completamente a esquerda, mostra novo livro de Piketty e Julia Cagé

118
Thomas Piketty (foto de Luiz Munhoz, Fronteiras do Pensamento CC)
Thomas Piketty (foto de Luiz Munhoz, Fronteiras do Pensamento CC)

Uma nova publicação de esquerda na Europa, em sequência ao livro de Yanis Varoufakis: o novo livro de Piketty (Une histoire du conflit politique. Élections et inégalités sociales en France, 1789-2022), escrito em conjunto com Julia Cagé, foi publicado em setembro.

O economista francês Thomas Piketty ficou mundialmente conhecido após a publicação de O Capital no Século XXI. Ele não só traz uma visão progressista, como recheia seus textos com dados fundamentais para compreensão da economia e da política.

capa do novo livro de piketty e julia cagé
Novo livro de Thomas Piketty e Julia Cagé (foto reprodução)

No novo livro de Piketty, ele e Cagé examinam dados históricos de votação que remontam à Revolução Francesa. Esses dados destacam a força potencial da base eleitoral de esquerda.

Eles analisaram o comportamento de voto a partir de dados coletados no nível municipal (comuna, na França) cobrindo todas as eleições (legislativas e presidenciais) entre 1848 e 2022. Assim, puderam ter um quadro de todo tipo de eleitor, do burguês urbano ao trabalhador do interior.

Espaço Publicitáriocnseg

Piketty e Cagé desmentem a de que as classes trabalhadoras abandonaram completamente a esquerda, percepção que atribuem a invenção da mídia de direita, promovida por elites conservadoras. Veremos por que na próxima coluna.

Inovação desde 1955

O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) marcou presença na abertura oficial da Rio Innovation – Conecta Varejo, considerado um dos maiores eventos da América Latina e o maior de tecnologia para o varejo no Brasil.

O CDLRio tem inovação no DNA: em 1955, inovou e revolucionou o sistema de crediário no comércio brasileiro com a criação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Estiveram presentes o presidente do Clube, Aldo Gonçalves, e o diretor de Administração, Fabio Dias do Nacimento; Rafael Souza Sampaio, presidente da Impecável, e Daniel Ferreira Leite, do escritório Monteiro e Monteiro Advogados.

O CDLRio também está participando do evento com um estande apresentando seus produtos e serviços inovadores para o comércio lojista, que recebeu a visita de grande número de lojistas no primeiro dia do evento.

Rápidas

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões, participa nesta quinta-feira, 10h, de debate no Palco Startup Summit (Armazém 5) da Rio Innovation Week sobre “Quais as novas visões das políticas públicas de fomento à inovação em um cenário cada vez mais colaborativo”. Às 12h, estará no palco IA&Metamundo (Galpão Kobra) para falar sobre “Inteligência Artificial, Inovação e Espaços urbanos – o caso Porto Maravalley” *** Alexandre Vermeulen, presidente da Invest.Rio, participa nesta quarta, 12h30, do painel “Trilha internacional: O Rio como protagonista no cenário Internacional”, no Open Innovation B (Armazém 5) *** Luísa Gandolpho, velejadora e empresária à frente da startup 2Sport, falará nesta quinta, no espaço Health Tech da Rio Innovation Week, sobre esporte, saúde e inovação *** Neste sábado e no domingo, a feira O Fuxico edição Festival Cervejeiro estará na Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema, das 12h às 20h *** Durante este mês, o Bangu Shopping, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), apresenta a exposição A mulher e o câncer de mama no Brasil, como forma de conscientização para a detecção precoce da doença no Outubro Rosa *** Até quinta-feira, o Expo Center Norte (SP) recebe a ProWine 2023. A Levitare, fabricante de queijos derivados de leite de búfala, participa como parceira da principal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui