Novo normal do varejo: 5 anos em 1

Com 76 anos, o supermercado Mundial está entre os 15 maiores varejistas do Brasil. Agora, em parceria com o serviço de vendas online e entregas Rappi, está levando as compras na casa do consumidor. Lojas tradicionais do varejo do Rio de Janeiro, como Impecável (que já foi Maré Mansa) e Silhueta Infantil, também desbravam com vigor o mar do comércio eletrônico.

Há quem diga que mudanças profundas anteriormente previstas para acontecer somente daqui a cinco anos se tornarão realidade em menos de 12 meses. É o caso das vendas online no varejo, que podem triplicar rapidamente antecipando uma movimentação prevista para se consolidar somente em 2025.

A Covid-19 modificou o cenário no varejo e exige rápida adaptação com soluções que virão para ficar. Este e outros temas foram discutidos durante o primeiro web encontro da Neurotech, que teve como pergunta central: “Que novas soluções podemos criar para superar a crise no varejo?” A discussão contou com o sócio e diretor de Novos Negócios da Neurotech, Rodrigo Cunha, do diretor da Conductor, Edrei Costa, da fundadora da Fort Brasil, Juliana Freitas, e do diretor de Produtos e Gestão de Clientes da Neurotech, Breno Costa.

Uma das frases que mais tenho escutado no setor é que as últimas seis semanas, em termos de transformação digital, têm sido equivalentes a seis meses do período anterior à pandemia. Isto mostra que existe um nível de aceleração no uso da tecnologia a favor do varejo ou a favor do público consumidor que nunca foi tão intenso”, disse Rodrigo Cunha.

Edrei Costa contou que a própria Conductor adiantou o lançamento de um produto em parceria com a Neurotech justamente porque identificou a necessidade de responder imediatamente a essa demanda por serviços digitais por parte dos clientes. Trata-se de um robô inteligente de atendimento associado ao WhatsApp que interage em toda a jornada do consumidor. “O lançamento dessa ferramenta não estava previsto para esse ano”, disse.

Breno Costa afirmou, otimista, que o setor varejista é muito criativo e desta forma consegue se reinventar e acelerar em qualquer cenário. “Nas lojas, os clientes poderão tocar no produto e ter uma relação mais íntima, porém o fechamento da compra será feito no modo digital”, finalizou.

 

Destinos incomuns

Escrito na quarentena, o professor Bayard Boiteux lança um segundo livro em junho: Viagens Inusitadas (CRV Editora do Paraná). Trata-se da 38ª obra de Boiteux, na qual apresenta 30 viagens a destinos pouco conhecidos como Bahrein, Kuwait, Omã, Dubai, Vietnã, Singapura, Namíbia, África do Sul, Tallin, entre outros. Neste momento de pandemia, a comercialização será apenas digital.

 

País do futebol

Crivella, prefeito do Rio, liberou o futebol na cidade. Guedes, ministro da Economia, não quer prorrogar a renda básica de R$ 600 e admite baixar para míseros R$ 200. Se não tem pão, vale o circo.

 

Rápidas

A Covid-19 e o futuro das cortes e do Direito” é o tema da palestra online, organizada pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) e Faculdade Nacional de Direito da UFRJ nesta quarta-feira, às 10h, com objetivo de arrecadar fundos para mais de 200 estudantes de graduação da Faculdade, em situação vulnerável. Participam os ministros Luiz Fux (STF) e Luis Felipe Salomão e Benedito Gonçalves (STJ). Acesse abpi.org.br ou direito.ufrj.br *** Nesta terça, às 16h, Pedro Gerolimich, superintendente da Leitura na Secretaria do Rio, bate papo com Fly Vagner, autor do livro Como Saí do Buraco, no perfil do Instagram @pedro.do.livro *** A Clínica Neurovida, em parceria com Pizzaria Forneria Original, Rei Distribuidora e iFood, promoverá um lanche solidário nesta terça. Serão doadas pizzas para a equipe dos profissionais de saúde do Hospital de Campanha Lagoa-Barra *** Nesta terça, às 17h, a CEO da M2Trade, Michelle Fernandes, conversa com a presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio, Célia Regina Gomes, sobre pandemia e Comércio Exterior *** O Impacto Geopolítico do Coronavírus é o tema de palestra virtual com o professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck, consultor da Unesco. A iniciativa é da Associação Comercial do Rio (ACRJ) e será feita via Zoom nesta quarta, às 11h. Inscrições aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.