Com 76 anos, o supermercado Mundial está entre os 15 maiores varejistas do Brasil. Agora, em parceria com o serviço de vendas online e entregas Rappi, está levando as compras na casa do consumidor. Lojas tradicionais do varejo do Rio de Janeiro, como Impecável (que já foi Maré Mansa) e Silhueta Infantil, também desbravam com vigor o mar do comércio eletrônico.
Há quem diga que mudanças profundas anteriormente previstas para acontecer somente daqui a cinco anos se tornarão realidade em menos de 12 meses. É o caso das vendas online no varejo, que podem triplicar rapidamente antecipando uma movimentação prevista para se consolidar somente em 2025.
A Covid-19 modificou o cenário no varejo e exige rápida adaptação com soluções que virão para ficar. Este e outros temas foram discutidos durante o primeiro web encontro da Neurotech, que teve como pergunta central: “Que novas soluções podemos criar para superar a crise no varejo?” A discussão contou com o sócio e diretor de Novos Negócios da Neurotech, Rodrigo Cunha, do diretor da Conductor, Edrei Costa, da fundadora da Fort Brasil, Juliana Freitas, e do diretor de Produtos e Gestão de Clientes da Neurotech, Breno Costa.
“Uma das frases que mais tenho escutado no setor é que as últimas seis semanas, em termos de transformação digital, têm sido equivalentes a seis meses do período anterior à pandemia. Isto mostra que existe um nível de aceleração no uso da tecnologia a favor do varejo ou a favor do público consumidor que nunca foi tão intenso”, disse Rodrigo Cunha.
Edrei Costa contou que a própria Conductor adiantou o lançamento de um produto em parceria com a Neurotech justamente porque identificou a necessidade de responder imediatamente a essa demanda por serviços digitais por parte dos clientes. Trata-se de um robô inteligente de atendimento associado ao WhatsApp que interage em toda a jornada do consumidor. “O lançamento dessa ferramenta não estava previsto para esse ano”, disse.
Breno Costa afirmou, otimista, que o setor varejista é muito criativo e desta forma consegue se reinventar e acelerar em qualquer cenário. “Nas lojas, os clientes poderão tocar no produto e ter uma relação mais íntima, porém o fechamento da compra será feito no modo digital”, finalizou.
Destinos incomuns
Escrito na quarentena, o professor Bayard Boiteux lança um segundo livro em junho: Viagens Inusitadas (CRV Editora do Paraná). Trata-se da 38ª obra de Boiteux, na qual apresenta 30 viagens a destinos pouco conhecidos como Bahrein, Kuwait, Omã, Dubai, Vietnã, Singapura, Namíbia, África do Sul, Tallin, entre outros. Neste momento de pandemia, a comercialização será apenas digital.
País do futebol
Crivella, prefeito do Rio, liberou o futebol na cidade. Guedes, ministro da Economia, não quer prorrogar a renda básica de R$ 600 e admite baixar para míseros R$ 200. Se não tem pão, vale o circo.
Rápidas
“A Covid-19 e o futuro das cortes e do Direito” é o tema da palestra online, organizada pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) e Faculdade Nacional de Direito da UFRJ nesta quarta-feira, às 10h, com objetivo de arrecadar fundos para mais de 200 estudantes de graduação da Faculdade, em situação vulnerável. Participam os ministros Luiz Fux (STF) e Luis Felipe Salomão e Benedito Gonçalves (STJ). Acesse abpi.org.br ou direito.ufrj.br *** Nesta terça, às 16h, Pedro Gerolimich, superintendente da Leitura na Secretaria do Rio, bate papo com Fly Vagner, autor do livro Como Saí do Buraco, no perfil do Instagram @pedro.do.livro *** A Clínica Neurovida, em parceria com Pizzaria Forneria Original, Rei Distribuidora e iFood, promoverá um lanche solidário nesta terça. Serão doadas pizzas para a equipe dos profissionais de saúde do Hospital de Campanha Lagoa-Barra *** Nesta terça, às 17h, a CEO da M2Trade, Michelle Fernandes, conversa com a presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio, Célia Regina Gomes, sobre pandemia e Comércio Exterior *** O Impacto Geopolítico do Coronavírus é o tema de palestra virtual com o professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck, consultor da Unesco. A iniciativa é da Associação Comercial do Rio (ACRJ) e será feita via Zoom nesta quarta, às 11h. Inscrições aqui.