27.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 15, 2021

Novos Bin Laden?

O questionamento é do jornalista David D. Kirkpatrick, do The New York Times, a propósito do ataque dos Estados Unidos à Líbia: “Essa batalha é o choque de um ditador contra uma oposição democrática ou é uma guerra civil tribal?”, para acrescentar, reproduzindo palavras de Paul Sullivan, cientista político da Georgetown University: “Pode ser uma grande surpresa, quando Kadafi  cair e descobrirmos com quem estávamos de fato lidando.”

Coelho suíço
Aproveitando a farra do dólar barato, a Aurora Fine Brands, importadora exclusiva no Brasil da suíça de chocolates Lindt, planeja aumentar suas vendas de Páscoa 40% em relação ao ano passado. Dados da Associação das Indústrias de Chocolates (Abicab) revelam que a indústria instalada no Brasil aposta em um crescimento de apenas 10%.

Inflação
Como antecipado por esta coluna, os preços dos ovos de Páscoa devem aumentar pelo menos 7,5% em relação a 2010. A desculpa oficial é o aumento dos preços do cacau e do açúcar.

Esperança
Os Correios lançaram edital de concurso para preencher 8.346 vagas em cargos de nível médio e formação do excêntrico cadastro de reserva, ou seja, vagas virtuais. A taxa de inscrição é de R$ 32, o que significa que a estatal vai arrecadar uma graninha boa: no concurso anterior, que foi cancelado após questionamento do Ministério Público Federal, 1.064.209 pessoas haviam se inscrito. Espera-se que signifique melhora nos serviços, que piora a cada dia.

Ampliação
A Junta Comercial do Rio de Janeiro e a prefeitura de Belford Roxo assinam nesta sexta convênio para a implantação do Regin na cidade. Trata-se de sistema de registro empresarial que simplifica o processo de abertura de empresas, através da internet. A expectativa é que o cidadão possa abrir sua empresa em até 48 horas, se toda a documentação estiver correta.

Tudo ilegal
Todos os registros de imóveis situados na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes (Zona Oeste do Rio), feitos pelo 9º Ofício de Cartório, são irregulares. A afirmação é do advogado Daniel Renout da Silva, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar denúncias contra o cartório. Para o presidente da CPI, deputado Paulo Ramos (PDT), o depoimento é importante. Segundo o advogado, a ilegalidade é anterior a 1957.

Shoppings correm risco
O advogado alertou na CPI: “Os shoppings construíram sobre coisas litigiosas e são empresas, não são terceiros de boa-fé. Eles fazem negócio, logo, têm que conhecer o risco que estão correndo. Eles construíram em imóvel alheio e as benfeitorias que fizeram aderem ao imóvel. E eles podem perder.” Em relação aos casos residenciais, o advogado destacou que quem comprou um apartamento há menos de cinco anos também pode perder a titularidade. “Já se a pessoa tiver o apartamento por mais de 15 anos e tiver o título do imóvel, não o perderá”, informou. “Os casos que ficaram entre os cinco e os 15 anos terão que ser julgados”, frisou.

Em ebulição
O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) possibilita maior fiscalização sobre os contribuintes e está movimentando o setor contábil e as assessorias especializadas. A . FISCOSoft, por exemplo, lançou produtos exclusivos como o Plantão On Line específico para responder dúvidas sobre o Sped Contábil e vai investir em recursos tecnológicos e humanos este ano.

Liberdade de expressão
Além de conduzidos para Bangu 8, onde permaneceram por três dias, oito dos 13 manifestantes presos pela polícia do governador Sérgio Cabral, por protestarem em frente ao consulado dos Estados Unidos no Rio contra a prisão do presidente Barack Obama, tiveram suas cabeças raspadas. Em se tratando dos padrões da democracia estadunidense, podem até ter tido sorte. Tivessem chegado perto de Obama durante o discurso no Theatro Municipal, perigavam de ir para Guantánamo.

Artigo anteriorPule de dez
Próximo artigoAlternativa
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.