Novos empregos: 22% dos temporários devem ser efetivados no Brasil

Estagiário foi a função que mais cresceu em número de vagas nos últimos cinco anos

411
Carteira de trabalho (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)
Carteira de trabalho (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estimam que 22% dos trabalhadores temporários sejam efetivados, superando os 20% registrados no ano anterior.

Com isso, 2024 começa apontando um caminho de recuperação na geração de emprego, como ficou claro na taxa de desemprego de 7,5%, que está em seu menor patamar desde fevereiro de 2015. A Confederação Nacional do Comércio (CNC), por exemplo, já indicou que janeiro tem expectativa positiva de 3.497 e a diferença é gritante para um ano antes, quando o saldo negativo foi de 5.195 colaboradores.

Já levantamento feito pelo Banco Nacional de Empregos (BNE) apontou que estagiário foi a função que mais cresceu em número de vagas disponíveis nos últimos cinco anos (2019-2023). De acordo com os dados, outras funções como vendedor, representante comercial, auxiliar administrativo e vendedor externo também lideraram o crescimento na plataforma.

Além das funções com maior número de vagas disponíveis no período, o BNE divulgou também as funções com maior número de currículos cadastrados nos últimos cinco anos. Jovem Aprendiz lidera a lista, seguida por auxiliar administrativo, recepcionista, auxiliar de produção e atendente.

Espaço Publicitáriocnseg

Recentemente, um levantamento do Banco Nacional de Empregos mostrou que, em janeiro de 2024, houve um crescimento de 65% no número de currículos cadastrados para Jovem Aprendiz na plataforma em comparação com janeiro do ano passado.

Nesse período, o número de currículos cadastrados na plataforma do BNE subiu de 7.431 para 12.268.

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui