Novos padrões de comércio eletrônico chinês impulsionam o consumo

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Uma funcionária promove o artesanato de cloisonné por meio de transmissão ao vivo na Beijing Enamel Factory Co., Ltd. em Beijing, capital da China, em 18 de junho de 2022. (Xinhua/Ju Huanzong)

Uma funcionária promove o artesanato de cloisonné por meio de transmissão ao vivo na Beijing Enamel Factory Co., Ltd. em Beijing, capital da China, em 18 de junho de 2022. (Xinhua/Ju Huanzong)

Xinhua - Silk Road
Xinhua – Silk Road

Changchun, 2 ago (Xinhua) — Novos padrões de consumo estão evoluindo no setor de comércio eletrônico da China, à medida que as plataformas de mídia social estão oferecendo serviços especializados de compras online para atrair mais consumidores, injetando vitalidade nas vendas de varejo online do país.

Tradicionalmente, em primeiro lugar os compradores pesquisavam as mercadorias e depois faziam pedidos em plataformas de compras on-line, porém as plataformas de mídia social trouxeram uma maneira diferente de atrair clientes.

O modo “comércio eletrônico de interesse” na Douyin, a plataforma chinesa de vídeos curtos e de comércio eletrônico, mostrou o potencial de atrair potenciais compradores com o seu conteúdo de vídeo e streaming.

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Nesse modo, enquanto os usuários assistem à transmissão ao vivo no Douyin, eles podem encontrar vídeos apresentando produtos que despertem os seus interesses. Com um simples toque na tela, eles podem acessar uma página de compras da Web para comprar produtos exibidos no vídeo, criando uma experiência de compra perfeita.

O modo “comércio eletrônico de interesse” não descura a qualidade dos bens, mas sim desperta o interesse dos utilizadores pelos mesmos. A abordagem mais rápida também concede mais exposição dos produtos e reforça a imagem da marca, de acordo com Douyin.

Graças a esse modo de compra, em abril de 2022, o número de usuários compradores no Douyin aumentou 69%, a busca por mercadorias aumentou 217% e a taxa de recompra aumentou 76%, tudo em termos anuais.

A Kuaishou, outra plataforma chinesa de vídeos curtos, também desenvolveu sua estratégia de comércio eletrônico, com uma comunidade única de usuários. Aqui, as salas de bate-papo ao vivo servem como ponto de conexão entre os consumidores e as lojistas.

“Em salas de bate-papo ao vivo, os lojistas podem entender rapidamente as demandas e os interesses dos consumidores, bem como apresentar bens e serviços”, disse Wang Yiqing, que trabalha com Kuaishou.

“Os anfitriões de transmissão ao vivo, os consumidores e os donos de lojas compartilham a vida diária e são atraídos para as comunidades com as quais estão familiarizados. Comunicação acessível e senso de participação são os mais essenciais em comparação com páginas simples de descrição de produtos”, acrescentou Wang. Fim

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