O comércio eletrônico no Brasil apresentou forte crescimento em 2023 em relação ao ano anterior. O número de lojas virtuais também aumentou em 17%, chegando a mais de 1,9 milhão. Os dados são da nova edição da “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, pesquisa anual realizada pela BigDataCorp. A pesquisa foi realizada em 2024, com base em uma amostra de mais de 23 milhões de sites brasileiros.
O estudo aponta um crescimento significativo nas empresas de pequeno porte, aquelas que têm um faturamento anual de até R$ 5 milhões. Esse aumento veio junto com uma queda na parcela de empresas que têm faturamento mais elevado, que hoje totalizam apenas 2,7% do total. O estudo “Perfil do E-Commerce Brasileiro” destaca também uma redução na integração dos canais de venda físicos: a proporção de e-commerces que possuem loja física caiu para 16,5%, contra cerca de 19% em 2022. Os marketplaces, por outro lado, seguem cada vez mais relevantes. O número de e-commerces presentes, em pelo menos, um marketplace teve um aumento de 61% nos últimos dois anos, saltando de 14,8% para 23,8%.
Nas lojas virtuais são oferecidos, principalmente, produtos e serviços com preço menor do que R$ 100 (72,3%). Já itens com valores acima de R$ 1 mil tiveram uma queda acentuada de 2022 a 2023 (20,5% ante 15%). Uma grande parcela dos comércios eletrônicos (68,4%), possuem uma variedade de até 10 produtos à disposição do consumidor.
O estudo apontou que 73,5% deles são familiares, e que 86% têm menos de 10 funcionários; 45,7% são, na verdade, empresas individuais, nas quais apenas o proprietário trabalha. A grande maioria das companhias nunca sofreu um processo por falha no atendimento ao cliente, mas 13,6% delas já passaram por essa experiência, reforçando a importância do cliente investigar a reputação da empresa antes de realizar uma compra.
A preocupação com segurança contra fraudes bateu recorde alta para os empreendedores: 89% utilizam certificados Secure Sockets Layer (SSL), camada de segurança que criptografa os dados transacionados entre consumidor e loja online. Houve um grande aumento na adesão da ferramenta desde 2016 (73,8% ante 89,3% em 2023). Os lojistas também têm investido mais no uso de tecnologia para melhorar a experiência do cliente: 65,8% aceitam carteiras digitais como pagamento.
Ainda segundo o estudo, os e-commerces representam apenas 8% em relação aos demais tipos de websites no Brasil; cerca de 75,6% das lojas virtuais contam com mídias sociais. Embora o Facebook ainda seja a rede mais utilizada, o TikTok vem rapidamente ganhando espaço. Em 2021, estava presente em 1.2% das lojas, e hoje já está em 14%; o mercado de plataformas de construção de sites segue em consolidação. A quantidade de opções disponíveis para os empreendedores caiu de mais de 200 em 2022 para 195 neste ano; a acessibilidade digital continua sendo um grande problema, apesar de um avanço significativo. Em 2022, apenas 0.06% das lojas eram aprovadas em todos os testes de acessibilidade, número que subiu para 1,3% em 2023.
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