Nunca na história do mundo…

Nenhum país aplica uma regra como a do Teto dos Gastos, não por 20 anos, ensina a economista Laura Carvalho, da FEA/USP. “Alguns países têm regra para crescimento de despesas. Em geral, são estipuladas para alguns anos e a partir do crescimento do PIB, e combinadas a outros indicadores. Além disso, nenhum país tem uma regra para gastos em sua Constituição.” Ou seja, fosse da esquerda, seria taxada de jabuticaba pela direita que só aplaude o que vem de fora. O risco, grande, é que o Brasil seja um balão de ensaio para depois se levar essa política de torniquete para outras nações.

Para o Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (Cress-SP), a PEC 241 agrava a desigualdade social brasileira na medida em que mantém sem mudanças o pagamento bilionário de juros aos credores da dívida do país. “Em suma, congelaria a verba da saúde frente ao crescimento da população que necessita desse serviço público que é constitucionalmente obrigação do Estado enquanto deixa intocável uma dívida impagável, que só alimenta o capital financeiro insaciável das classes mais ricas”, diz nota da entidade.

Eu acredito

As empresas estão satisfeitas com suas operações no Brasil. Cerca de 80% das companhias ouvidas em pesquisa feita pela Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham) veem uma perspectiva positiva, e duas em cada três empresas têm como objetivo de médio prazo aumentar suas operações no país, apesar de constatarem que a situação política brasileira teve impacto negativo em seus negócios.

Quase 50% planeja aumentar os investimentos em até 15% durante 2017, principalmente para as áreas de marketing, vendas, serviços e manufatura, e 43,5% pretende contratar funcionários no ano que vem.

Tiradentes

A advogada Kátia Junqueira, diretora Jurídica do grupo Gas Natural Fenosa no Brasil, receberá a Medalha Tiradentes, a mais importante comenda da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, às 18h30.

Kátia integra a comissão organizadora do atual Concurso da Magistratura, indicada pela OAB/RJ, e vem desenvolvendo com o Tribunal de Justiça convênio que visa estimular e difundir a mediação como meio de solução pacífica de controvérsias. Ela já passou por empresas do porte da Atlantic e Ipiranga, além de ter concorrido às duas últimas listas para preenchimento das vagas do Quinto Constitucional, chegando às listas tríplices.

A Gas Natural Fenosa controla a CEG, distribuidora de gás no estado.

Uma no cravo

O novo posto de vistoria do Detran do Rio de Janeiro na Av. Francisco Bicalho tem funcionamento impecável. Um exemplo que deveria ser seguido por todos os outros.

Outra na ferradura

Ainda no Detran-RJ, idosos com direito a gratuidade para renovação da carteira de motorista não conseguem marcar os exames médicos. Extraoficialmente, não há profissionais, pois o órgão não estaria pagando o serviço terceirizado.

Rápidas

As centrais sindicais realizarão nesta quinta, às 10h, ato contra os juros altos em frente ao Banco Central na Avenida Paulista, 1.804, em São Paulo. A manifestação será realizada no dia que o Copom (Comitê de Política Monetária) começa definir a nova taxa básica de juros, hoje em estratosféricos 14,25% *** Entre 24 e 27 de outubro, o escritório de advocacia Di Blasi, Parente & Associados se une ao ITS – Instituto de Tecnologia & Sociedade, do Rio, para oferecer o curso “Cadeia produtiva da música: do produtor ao consumidor”. Informações em http://itsrio.org/projects/curso-cadeia-de-producao-da-musica/ *** Dennis Giacometti, presidente da Giacometti Comunicação, falará na Casa do Saber sobre “Projeto 30: a trajetória de vida. Os planos, entre a educação e o autoconhecimento”, nesta quarta, às 20 h, na Rua Dr. Mário Ferraz, 414, São Paulo – SP *** No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, nesta quarta-feira, o Carioca Shopping fará uma série de ações em parceria com a Policlínica Granato. No dia, haverá palestra com a mastologista Cristiana Santoro para as mulheres, às 18h. Entre 19 e 31 de outubro, as mulheres poderão fazer a dosagem de colesterol e glicemia gratuitamente na Policlínica Granato *** No Dia da Inovação, 19, a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) realizará “Abes e o Mundo das Startups”, no Hotel Bourbon Ibirapuera, em São Paulo, com inscrições gratuitas, que podem ser realizadas pelo telefone (11) 3266 2450 ou e-mail [email protected] *** Em 25 e 26 de outubro ocorrerá a 57ª edição do Congresso Latino-Americano de Aço & ExpoAlacero (Alacero 57), no Hotel Windor Barra, no Rio de Janeiro *** A Universidade Cândido Mendes, em parceria com o Grupo Zênite, abre inscrições para 11 cursos voltados aos princípios das terapias holística e natural, no Campus Centro, no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 na sede do Grupo Zênite (Av. Treze de Maio, 47/2805 – Centro do Rio de Janeiro). Os programas completos estão no site www.grupozenite.org

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.