Não aprenderam

O incêndio na boate Kiss – iniciado com um sinalizador – ainda não completou quatro meses; 12 torcedores do Corinthians permanecem presos na Bolívia após a morte de um jovem torcedor boliviano atingido pelo disparo de um sinalizador; apesar dos exemplos trágicos, e recentes, a torcida do time paulista deu um triste espetáculo no domingo, acendendo centenas de sinalizadores, sendo que pelo menos dois atingiram o campo, levando o juiz a paralisar o jogo por três minutos. Por sorte, desta vez, não houve nada mais grave.

Volta para casa
O aprofundamento da crise em Portugal provoca fortes modificações nas famílias portuguesas. Segundo o economista Carlos Farinha, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, apesar de não haver ainda índices oficiais atualizados sobre o empobrecimento da população, há indicadores indiretos de alerta, como o percebido em Lisboa por assistentes sociais que identificaram rearranjos familiares, que transformaram a casa de avós na residência permanente de netos e filhos atingidos pelo desemprego.

Falta de luz
Em resposta a nota desta coluna, sobre as constantes interrupções de fornecimento de energia elétrica em São Paulo, inclusive no bairro onde fica a sede do MONITOR MERCANTIL SÃO PAULO, a AES Eletropaulo entrou em contato para dizer que fez “um levantamento da instalação do cliente e constatou que a maior parte dos desligamentos ocorreu por objetos arremessados contra a rede elétrica, como galhos de árvore. Para minimizar esses impactos, a concessionária realizou, em abril deste ano, poda em 19 árvores no circuito que atende ao cliente, além de manutenção em equipamentos”.
“A distribuidora ressalta ainda que irá acompanhar o desempenho da rede de distribuição que alimenta o local e já programou mais podas para o próximo mês. Para isso, serão necessários desligamentos programados para garantir a segurança da população. O cliente será previamente avisado.”
Apesar das podas das árvores, apontadas pela distribuidora como vilãs, o problema continuou em maio, com falta de energia nos dias 7 e 14 – quando o céu estava do jeito que brigadeiro gosta.

Mais realistas que o rei
A transformação, cada vez mais crescente do futebol em negócio milionário, acirra o caráter monopolista e hegemônico da imprensa esportiva, principalmente, na sua vertente televisiva. Assim, como parte da narrativa que busca apresentar o Brasil num nação de flamenguistas e corinthianos, foi visível e esclarecedor o contraste entre o chororô acintoso de narradores e repórteres, em particular da TV Globo, e as – laterais – queixas dos jogadores do Corinthians contra a arbitragem do jogo em que foram eliminados da Libertadores pelo Boca Juniors.

Regin
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) realiza nesta terça-feira, às 14h, palestra sobre o Sistema de Registro Integrado – Regin na Universidade Estácio de Sá, no Centro de Niterói. A palestra será ministrada por Carlos De La Rocque, presidente da Junta Comercial (Jucerja).

Compra
A holandesa Wolters Kluwer adquiriu a Prosoft Tecnologia S/A, empresa de softwares fiscais e contábeis baseada em São Paulo. A direção da empresa brasileira, presidida por Carlos Meni, permanecerá.

Base
O livro Óleos Essenciais (Editora: Interciência, 374 páginas, R$ 92) divulga dados econômicos sobre a indústria brasileira e o comércio exterior e mostra a importância da biodiversidade na produção destes óleos. Eles são amplamente usados por empresas alimentícias, de perfumaria e cosmética e farmacêuticas. O autor, Adailson da Silva Santos,  analisa os aspectos legislativos e sanitários abordados no setor.

Doação
O dinheiro que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) arrecadou com o leilão de petróleo semana passada mal dá para construir três “arenas” para o mundial de futebol.
 

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorExposição
Próximo artigoDesigualdade européia

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...