Autor de um governo indefensável, inclusive para os candidatos de seu partido à Presidência da República – José Serra e Geraldo Alckmin, respectivamente, em 2002 e 2006, adotaram a linha não tô nem aí – o ex-presidente FH continua a ser tratado como arroz de festa pela imprensa mais conservadora do país. Vai ver, é por isso que ainda existem jornais, revistas e TVs que ainda não entenderam por que perderam as eleições: antagonismo com o público alvo.
Balconistas
Serão criados pelo menos 630 mil empregos na área de tecnologia entre os anos 2006 e 2009, com destaque para as contratações no Brasil, indica pesquisa feita pela consultoria IDC Brasil para a Microsoft. O Brasil é hoje o país com maior número de pessoas atuando no segmento de tecnologia da informação. Ao todo são 892 mil trabalhadores, 47% do total de vagas existentes em toda a América Latina. Além disso, o Brasil tem a maior projeção de crescimento, de 8,7%.
Isso não significa, porém, que o desenvolvimento de tecnologia local esteja em alta: as maiores oportunidades de trabalho na América Latina vêm da área de software, que representa 69% do mercado de trabalho no segmento de tecnologia, ou 1,3 milhão de vagas. Essa participação deve crescer para 74% até 2009. Os gastos com TI na região chegaram a US$ 28 bilhões em 2005 e devem superar os US$ 39 bilhões até 2009, um crescimento anual de 8,9%.
Olha pra mim
Pesquisa sobre os impactos do turismo na população do bairro do Flamengo (Zona Sul do Rio) mostra que os moradores vêem na atividade uma oportunidade para resolver alguns problemas crônicos. Dos 400 entrevistados, 35% apontam como fator positivo a maior atenção das autoridades para o bairro. Não à toa, falta de policiamento (50%) é o principal problema do Flamengo, segundo seus moradores. A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner.
Mineração
A Frente Parlamentar de Apoio à Mineração em São Paulo será lançada nesta quarta-feira, às 17h, no Auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa. A iniciativa é do deputado estadual João Caramez (PSDB). Ele observa que, apesar dos benefícios econômicos da mineração, a exploração no estado é ainda inferior à da média registrada por países desenvolvidos. “Tal fato se deve em grande parte à visão distorcida herdada do passado, que a considera danosa ao meio-ambiente e incompatível com o desenvolvimento sustentável”, explica. Já aderiram à frente 22 deputados estaduais de diversos partidos.
Mui amigos
Enquanto cresce o número de adesões ao manifesto que circula pela Internet ao sociólogo Emir Sader, condenado em primeira instância em processo movido pelo presidente do PFL, Jorge Bonhausen, também aumenta o fogo amigo contra o intelectual petista. Leitor desta coluna lembra que, além dos senadores do PT Tião Viana e Paulo Paim, o líder do Governo no Senado, Aluísio Mercadante, se solidarizou com o Bornhausen.