Náufragos

Muitas empresas terceirizadas que atuam no setor naval não respeitam direitos trabalhistas, como férias e 13° salário. A denúncia será feita hoje pelos metalúrgicos do Rio de Janeiro ao presidente Lula, que chega no final da manhã a Angra dos Reis para a assinatura do contrato de construção da plataforma P-52, da Petrobras, no estaleiro Brasfels. “O financiamento dessas obras é garantido com dinheiro público do BNDES; o trabalhador não pode ficar num plano secundário”, se queixa o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos Luiz Chaves.

Professor Genoino
Convidado a dar uma nota de zero a dez ao primeiro ano do governo Lula, o presidente do PT, José Genoino, deu nove. Como sabe qualquer professor, notas tendem a ter algo de subjetivo, o que não dispensa os responsáveis por elas a produzir explicações com alguma consistência. Com mais 650 mil desempregados no país, a renda dos brasileiros encolhida em cerca de 15% e as condições de educação, saúde, segurança e de infra-estrutura sendo o são, resta a Genoino explicar qual o pequeno detalhe que falta para o governo tirar dez.

Pés no chão
Mais ligado ao mundo real, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Furlan, deu nota seis ao primeiro ano de governo Lula.

Contrapartida
Os péssimos termos (para o Estado) dos contratos de privatização estão, pelo menos, sendo amenizados pela atuação da Secretaria de Energia e Indústria Naval do Rio de Janeiro, que exige contrapartidas das empresas concessionárias quando estas dependem do aval estadual. A espanhola Gas Natural, que precisa da aprovação da secretaria para comprar as ações que eram da Enron na CEG, terá de levar gás para os municípios fluminenses de Friburgo, Teresópolis e Três Rios. O contrato de privatização não trazia nenhuma exigência quanto à ampliação da rede e investimento em infra-estrutura. Os empresários preferem as exigências, que significam regras claras, a ter que percorrer  nebulosas negociações que podem acabar custando caro às empresas, comuns em outras esferas do poder público.

Riscos
A terceirização será tema de conferência que a IBC irá promover no Rio de Janeiro, dias 28 e 29 de janeiro, com a participação de advogados e executivos de grandes empresas, dispostos a compartilhar suas experiências na prevenção de riscos trabalhistas, prevenção contra fraudes e questões ligadas às responsabilidades subsidiária e solidária, além de temas que envolvem o Novo Código Civil. Informações em www.ibcbrasil.com/lz30350

Diabete
Uma aparentemente inocente úlcera no pé pode levar a amputação do membro se a pessoa for diabética, alerta a endocrinologista Luciana Spina, da Clínica Benchimol. Os 120 milhões de diabéticos no mundo devem examinar os pés diariamente. Um simples machucado ou uma unha encravada podem significar complicações sérias.

Saudades do Gros!
Para quem ainda não entendeu a urticária provocada nas colunas de Economia dos jornalões com a transformação do BNDES de um banco financeiro numa instituição de desenvolvimento, os números do primeiro ano da gestão comandada por Carlos Lessa fornecem uma explicação didática. Enquanto a liberação de empréstimos para as grandes empresas, até novembro, ainda é 8% inferior ao do ano passado, devido ao acirramento da recessão este ano e à rearrumação na direção do banco, os desembolsos para micros, pequenas e médias empresas cresceram 31%. Além disso, e mais significativo, o financiamento para este setor, fortemente empregador e carente de crédito, representa 32%, ou R$ 9 bilhões, dos R$ 30,1 bilhões liberados até o mês passado. Menos impopular para jornalistas financistas, impossível!

Clone
Definição-síntese que circula na Internet: o PT é o genérico do PSDB e do PFL.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorInfluência
Próximo artigoEmprego zero

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais