Nível

Em reunião de diretoria de uma estatal do setor elétrico, um assessor explicava um projeto que envolvia 230kva. No que um diretor se espantou: “230? Ué, eu só conhecia 110 ou 220.”

Burocracia
O ex-presidente de uma estatal federal está enrolado com viagens feitas quando exercia o cargo. Os problemas ocorrem tanto no uso do avião da empresa quanto nas ausências para viagens particulares ao exterior.

Eficiente
Quinta e sexta-feira, duas coordenadoras do Programa de Energia da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) visitarão as cidades de São Fidélis e Santa Maria Madalena, no interior do Rio de Janeiro, para conhecer de perto a experiência de sucesso do projeto Centros Comunitários de Produção (CCP), desenvolvido pela Eletrobrás. O CCP tem como objetivo estimular, no meio rural, o uso racional e eficiente da energia para fins produtivos, por meio de equipamentos elétricos que beneficiem a produção agropecuária. Em São Fidélis, os produtores de leite que aderiram ao projeto obtiveram um ganho com a comercialização de seus produtos 8% superior aos seus vizinhos. O Usaid patrocinará a compra de equipamentos do CCP.

Expansão
A inadimplência nos estabelecimentos de ensino privados atingiu 15%, em 2005, segundo a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Apesar desse quadro desfavorável, que incluiu o aumento da evasão escolar, o Sistema Anglo de Ensino ampliou, ano passado, em 10% sua rede de escolas conveniadas, expandindo para 600 o número de estabelecimentos que utilizam sua metodologia. Um dos cinco maiores grupos educacionais do país, com 25 mil professores e cerca de 200 mil alunos, o Anglo tem como um dos donos o senador Ney Suassuna (PMDB-PB).

Profissionais
Com a educação cada vez mais reduzida a uma commodity, cerca de 70% das escolas particulares do Brasil estão associadas a alguma rede de ensino. “Diante de um cenário econômico conturbado e concorrência acirrada, muitas escolas estão procurando as grandes redes em busca de qualidade e apoio na captação de alunos”, ensina o diretor do Sistema Anglo, Guilherme Faiguenboim, que defende a necessidade de oferecer aos dirigentes das escolas preparo diferenciado.
“No mercado, não há mais espaço para amadorismos. Boas escolas estão fechando as portas por pouca competência na administração. Hoje é preciso que as instituições de ensino ajam de forma empreendedora”, defende.

Feriado
Estabelecer em convenção coletiva um feriado compulsório é uma imposição recusada pela 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Um sindicato de Niterói (RJ) já havia perdido junto ao Tribunal Regional da 1ª Região (Rio de Janeiro). Para o especialista em Direito do Trabalho do Mesquita Barros Advogados, José Ubirajara Peluso, “a negociação coletiva não pode dispor sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e industriais”. O objetivo do sindicato era fechar as lojas às segundas-feiras, devido ao funcionamento do comércio aos domingos.

Top
A partir de 1 de março, as organizações poderão inscrever seus projetos para concorrer à 8ª edição do prêmio Top Social ADVB 2006. O prêmio contemplará os melhores projetos socialmente responsáveis. As inscrições vão até 5 de maio. Na edição de 2005, o Top Social contemplou 31 ações, das 232 inscritas. Em 2004, foram 45 projetos ganhadores e 213 inscritos.

OPTou
Apenas três dias depois de as fortes chuvas que expuseram as debilidades da infra-estrutura do Rio – carente, como os demais grandes centros urbanos do país, de investimentos – o governo Lula anuncia, como um grande feito, ter retirado R$ 93,5 bilhões da economia, ano passado, para serem esterilizados no pagamento de juros da dívida pública. Esse dinheiro, cerca de três vezes o orçamento destinado à Saúde, em 2005, confirma que Lula não tem a cara nem da Zona da Sul nem da Avenida Paulista. Está mais perto do rosto dos cerca de 15 mil detentores da dívida pública interna.

Artigo anteriorQuem planta…
Próximo artigoPenúria
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Os ventos estão mudando

Por Afonso Costa.

Afeto e arte no Rio de Janeiro

Obrigado a todos que contribuíram para uma análise sensorial da vida pandêmica