Nível

Para o ministro da Educação, Tarso Genro, meditar no Carnaval. A seção do Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) está comemorando o fato de no último exame da OAB, em dezembro, 37% dos candidatos terem sido aprovados. Embora isso signifique que 63% dos inscritos não obtiveram autorização para exercer a profissão, o presidente do Exame de Ordem da OAB-PA, Edilson Dantas, salienta que esse foi um dos melhores resultados dos últimos anos e que, em 2004, o índice de reprovação foi de 71%, nas provas de março, e  80,2%, nas de agosto: “Os candidatos estão levando o exame mais a sério”, destaca Dantas, que, porém, criticar a baixa qualidade das faculdades privadas, que aceitam alunos despreparados: “Elas acabam aceitando alunos sem cultura, que não tiveram bons resultados no segundo grau”, protesta.

Concentra mas não decola
Mais um capítulo da novela da longa agonia da Vasp tem lugar amanhã. Os funcionários da empresa realizam assembléia, em São Paulo, da qual planejam sair em passeata nas imediações do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade, em protesto contra atraso nos salários.

Legitimidade
O celebrado sucesso das eleições iraquianas, sob ocupação norte-americana e eleições quase clandestinas, só pode ser considerado como qual se submetido a uma única unidade de medida: a dos pleitos para presidente dos Estados Unidos. Na terra de Bush, independentemente de maior ou menor visibilidade de fraude e de equipamentos obsoletos, a participação popular dificilmente ultrapassa os 30%. Diante disso, uma eleição à qual não comparecem pelo menos 40% dos eleitores inscritos – noves fora os que sequer fizeram o registro eleitoral – pode ser uma referência.

Pobre Lula
Ao insinuar que, ao deixar o Planalto, poderia beneficiar-se do ProUni, o presidente Lula põe numa sinuca de bico seu programa de distribuição de vagas nas universidades. A não ser que o “novo” IBGE enquadre como carente ex-presidente com duas aposentadorias – a oficial de ex-chefe do Executivo e a especial por menos de dois meses na cadeia – e com as mordomias que lhe garantem a passagem pelo cargo.

Cannes
Publicitário do Ano pela segunda vez em 2004, Lula Vieira, sócio-diretor da VS Propaganda, será o representante brasileiro na categoria Rádio no júri do 52º Festival Internacional de Publicidade de Cannes. O publicitário, que apresenta o programa Jingles Inesquecíveis, vai avaliar os melhores trabalhos da propaganda mundial.

Contas
Com o exótico reajuste fora de época – num ano em que deveria haver redução de tarifa – a Light está prontinha para ver o desembarque francês.

Formalidade
A onda regulatória que se seguiu nos EUA ao escândalo da Enron criou algumas situações, no mínimo, divertidas: comunicados de empresas abertas têm que trazer enormes textos –  disclaimers – explicando que não se trata de informação exclusiva, que não é compromisso da empresa etc. Em muitos casos, a explicação é três vezes maior que o comunicado em si.

Informação
De cada 100 ligações para o Disque-Denúncia, cerca de 40 geram operações policiais. O serviço está em operação no Rio de Janeiro há dez anos e permite que qualquer cidadão ligue para o telefone 2253-1177 com o anonimato garantido. O maior número de denúncias é sobre o tráfico de drogas; em segundo no ranking dos mais denunciados aparece a violência contra a mulher.

Coração
Amanhã faz 30 anos da estréia da Máquina Tricolor – supertime montado pelo Fluminense, capitaneado pelo craque tricampeão Rivelino.

Artigo anteriorPechincha
Próximo artigoNúmeros da paz
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

Salário mínimo baixo, gasto do Estado alto

Nos EUA, assistência a trabalhadores que ganham pouco custa US$ 107 bi por ano ao governo.

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

ANS determina que planos cubram novos remédios, exames e cirurgias

Novos exames e tratamentos passaram a fazer parte da lista obrigatória de assistência, que deverá ser observada a partir de abril.

Ibovespa futuro sobe no momento, mas com muita cautela

No exterior, Bolsas globais recuam em meio a preocupações com a inflação nos EUA.

IPC-S sobe em seis capitais brasileiras em fevereiro

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na...

Trava política impede recuperação mais forte

Nesta segunda, mercados aqui foram na mesma direção do exterior em recuperação, mas sem mostrar maior tração. 

Sony deixará de vender áudio e vídeo no Brasil

Multinacional japonesa venderá aqui apenas consoles de games importados.