Os data centers estão atraindo multidões em Wall Street – gigantes do investimento como KKR, BlackRock e Blue Owl investiram coletivamente centenas de bilhões no setor, enquanto outros questionam se uma bolha no setor está surgindo, informou o The New York Times (NYT)nesta segunda-feira.
“O frenesi de gastos criou preocupações sobre se muitos data centers estão sendo construídos. Um analista da TD Cowen, Michael Elias, alertou sobre um potencial ‘excesso de oferta’ no mercado, já que algumas empresas de tecnologia, incluindo Microsoft e Foxconn, desistiram de alguns contratos de locação”, observou a reportagem.
Ainda assim, houve uma enxurrada de anúncios apenas nas últimas duas semanas: a OpenAI planeja construir um enorme complexo de computação nos Emirados Árabes Unidos, e o investidor Chamath Palihapitiya disse que comprou um imóvel no Arizona e planeja levantar US$ 25 bilhões para construir um data center lá.
Joe Tsai, presidente do Alibaba, que considera a IA essencial para seus negócios, também disse estar começando a “ver o início de uma espécie de bolha” na construção de data centers.
LEIA TAMBÉM:
Data centers: o alumínio do século 21? | Monitor Mercantil
A Blackstone, por outro lado, afirma ainda observar forte demanda por parte de empresas de tecnologia, que estão dispostas a assinar o que descrevem como contratos de locação herméticos de 15 a 20 anos para alugar espaço em data centers.
“E mesmo com o surgimento de questionamentos sobre a construção excessiva, a Blackstone reiterou seu compromisso de construir mais data centers e investir nas usinas de energia necessárias para operar os computadores dentro deles”, afirmou o relatório.
A complexidade e o custo de operar data centers focados em IA decorrem da enorme quantidade de energia que eles consomem, que pode ser de 10 a 20 vezes mais por servidor ou rack do que a computação em nuvem em geral. Há também a necessidade de manter os data centers operacionais 99,999% do dia, acrescentou o NYT.
Agência Xinhua