Os preços das commodities avançaram em alta velocidade, beneficiados pela recuperação do consumo após a pandemia, alta liquidez (dinheiro colocado em circulação para sair da crise) e afiada especulação. “No Brasil, grande produtor de matéria-prima, vimos esse movimento refletido nos preços das ações das companhias do setor. Primeiro, Siderurgia&Mineração, depois Óleo&Gás e ao longo de todo o ano Alimentos, com Frigoríficos e Grãos, cada segmento teve seu momento de destaque”, analisa o Banco Inter.
O Agronegócio foi o grande campeão, com retorno acumulado no ano (até 22 de dezembro) de quase 40%. Em seguida, o setor de Óleo e Gás, em alta de 15%.
O Inter vê um cenário desafiador para Bolsa brasileira em 2022, “resultante de um panorama macroeconômico em desaceleração em razão das pressões inflacionárias esperadas”, mas mantém certo otimismo. “Devemos ver as commodities ainda em destaque, em especial o setor de Agronegócio e Papel e Celulose, o primeiro motivado pela expectativa de safra recorde paro próximo ano, bem como boas condições de demanda no mercado externo; o segundo impulsionado pela recuperação dos preços da celulose da demanda aquecida tanto nos mercados internacionais como internamente.”
Siderurgia deve manter os bons resultados, e o setor de Shoppings, bastante prejudicado desde a pandemia, deve consolidar sua retomada, “em especial empresas com ativos mais premium”. “Não há dúvidas de que existem papéis bastante descontados [baratos] na Bolsa e, em nossa opinião, o próprio índice opera em nível abaixo do esperado. Considerando uma média de negociação do Ibovespa de 18x lucros e com base nas nossas estimativas de 15x lucro para 2022, vemos o índice bastante descontado, oferecendo um upside de 19%, podendo chegar aos 125 mil pontos no fim do ano que vem”, conclui análise do banco.
Desembargadores contra passaporte
A Associação Nacional de Desembargadores (Andes) entrou com um pedido de providência junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra Tribunais de Justiça estaduais, regionais federais e regionais do Trabalho que têm exigido de magistrados a apresentação de seus comprovantes de vacinação contra a Covid para ingresso nas dependências. Os juízes que não cumprirem podem ser alvo de um processo administrativo disciplinar. Para o presidente da Andes, Marcelo Buhatem, é desproporcional a decisão dos tribunais de punir magistrados, principalmente devido à falta de legislação específica sobre o tema.
Dolce far niente
Bolsonaro não deixa as férias em SC para conferir a catástrofe provocada pelas chuvas na Bahia, mas as chuvas se encaminham para o Sul e devem chegar até o balneário onde se encontra o – vá lá – presidente.
Rápidas
O consultor Luiz Affonso Romano pretende encerrar até esta sexta-feira a pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil edição 2021, que revela quem é, o que faz, as áreas de atuação do consultor, como os clientes têm conhecimento dos consultores, comparativos anuais de 2014 a 2021. Participe aqui *** Aos leitores que brindaram a coluna com paciência em 2021, desejos de um Ano Novo de esperanças.