O BB já faz

O ex-presidente do BNDES Carlos Lessa não vê motivos para a criação do Exim Brasil, subsidiária do BNDES destinada a financiar o setor exportador: “Talvez tenha sido por razões de facilidades em operações internacionais, mas o BNDES sempre apoiou exportações, quando associadas ao fortalecimento de projetos brasileiros articulados com o desenvolvimento das forças produtivas. Puramente para financiar a exportação, o BB pode fazer melhor”, salientou.

“Mezzo” transparente
Mais da metade das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não instalaram conselho fiscal, importante órgão para a transparência, tão defendida mas tão pouco praticada. Estudo da Jorge Lepeltier Consultores Associados mostra que no Novo Mercado mais da metade (54,21%, ou 58 empresas) não têm conselho fiscal; no Nível 1, onde estão as empresas com maior prática em comunicação com os investidores, a situação é bem melhor: 88,57% (31 empresas) instalaram o órgão. No Nível 2, apenas 26,32% (cinco companhias) não instalaram; e no segmento tradicional, o mais numeroso, 61,3% (160) não têm conselho fiscal.
A situação voltou ao nível de 2008, mas representa recuo em relação a 2009, quando 49,04% das companhias instalaram conselho. Este ano, faltando sete assembléias a serem realizadas, o percentual recuou para 44,55%.

Um passo atrás
Na opinião do consultor Jorge Lepeltier, o recuo na instalação de conselhos fiscais apresentado em 2010 é natural diante dos significativos aumentos, principalmente em 2009. “A tendência se consolidará e refletirá crescimento, devido aos resultados obtidos na instalação dos conselhos. A instalação tem se mostrado um importante instrumento no aprimoramento da governança corporativa, com melhor leitura e acuracidade das demonstrações contábeis”.

Álibi
Como tucano, o ex-presidente FH cumpre seu papel ao criticar a pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Housseff. No entanto, ao apontar a inexperiência como um obstáculo para Dilma fazer ou não um bom governo, estaria FH produzindo uma nova explicação para seu longo período na presidência? Por essa versão, sua administração teria sido desastrosa pela inexperiência e não pelas escolhas que fez? E como explicar seu calamitoso período de governo, com quebra do real, apagão, denúncias de corrupção etc., depois de ter “experimentado” a presidência por quatro anos?

Urso
Se não por essas razões, FH deveria rever o foco de suas críticas a Dilma se ouvisse mais seu ídolo Bill Clinton. Este – a quem o tucano, num momento de inacreditável deslumbramento, se referiu como alguém “que, com aquelas mãos enormes e aquele tamanho todo, parecia um urso” – disse, após deixar a presidência dos Estados Unidos, que “ninguém está verdadeiramente preparado para ser presidente até chegar lá”.

Bandeirantes
De acordo com dados da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, há mais de 400 mil eventos por ano no país, sendo que 40% deles em São Paulo. Campinas é a cidade que mais recebeu eventos ano passado. De olho nesse dado, a Larrat Realizações de Marketing, que chegou a São Paulo no inicio de 2010, acaba de abrir mais uma sucursal, dessa vez em Campinas. O objetivo é que essa unidade seja responsável por 15% do faturamento da Larrat.

Profissional digital
Analisar o novo perfil do setor contábil e as grandes transformações do setor é o objetivo do I Encontro Profissional de Negócios Contábeis, que acontece de quinta a sábado, no Rio. O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio (Sescon-RJ) irá realizar a certificação digital para as empresas. Além das palestras, os participantes poderão ter acesso ainda a uma feira de negócios. Mais informações em www.sescon-rj.org.br

Coerência da mediocridade
Tal qual na economia, o Brasil desperdiça seu potencial no futebol. A Seleção pode até se sagrar campeã, mas o país tinha jogadores para chegar à África do Sul na condição de franco favorito.

Artigo anteriorPortugal
Próximo artigoA verdadeira gastança
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.