O butim dos EUA

Após as tropas, vêm os empreiteiros e companhias atrás do butim; Síria acusa EUA de roubo e contrabando

159
Tanque dos EUA na Síria
Tanque dos EUA na Síria (foto Str, Xinhua)

O governo sírio acusa os EUA de intensificaram as suas operações para “roubar a riqueza nacional síria”, especialmente petróleo e grãos. A agência de notícias estatal Sana diz que os produtos são contrabandeados para fora da Síria através de travessias ilegais.

São centenas de caminhões-tanque e navios-tanque carregados com petróleo e grãos apreendidos pela milícia das Forças Democráticas Sírias liderada pelos curdos, apoiada pelos EUA.

Farhan Jamil Abdullah, chefe da estatal Syria Oil Company, disse em julho do ano passado que as sanções dos EUA e a presença militar na Síria reduziram a produção de petróleo da sua empresa de 385 mil barris por dia para 15 mil barris, e a produção de gás, de 30 milhões de metros cúbicos por dia para 10 milhões de metros cúbicos.

O governo perdeu o controle da maioria dos campos devido à presença dos EUA em áreas ricas em petróleo no norte e no leste da Síria. O governo estimava perdas econômicas de cerca de US$ 100 bilhões apenas no setor energético.

Espaço Publicitáriocnseg

Não é uma exceção na intervenção dos Estados Unidos nos países. À parte a questão geopolítica, as guerras geram negócios, nem sempre legais, que atraem as empresas.

Ainda no final de 2022, antes de completar um ano da guerra na Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutiu a reconstrução pós-conflito de seu país com Larry Fink, diretor executivo da BlackRock, uma das principais administradoras de investimentos do mundo, que preparou um projeto para assessorar o governo ucraniano sobre como estruturar os fundos de reconstrução da Ucrânia. Desinteressadamente, claro.

Evo Morales
Evo Morales (foto de Wang Tiancong, Xinhua)

Direita aplaude

A morte do vice-ministro dos Transportes da Bolívia, Israel Ticona, em um acidente de trânsito em decorrência, segundo o governo, de um bloqueio no município de Cuatro Cañadas, piorou o clima político no país. A pretensão do ex-presidente Evo Morales de se candidatar novamente pressiona o governo de Luis Arce. Uma divisão que só fortalece a direita e não é boa para a Bolívia, nem para a América do Sul.

Cidade Maravilhosa, 459

A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, presidida por Viviane Fernandes, homenageia os 459 anos da Cidade do Rio de Janeiro, nesse 1º de março, com um vídeo. Dirigido por Matheus Oliveira, vice-presidente da entidade junto com Bayard Boiteux, apresenta a pluralidade da Cidade Maravilhosa com citações de apaixonados pelo Rio.

Rápidas

O Ministério do Meio Ambiente assinou acordo de cooperação técnica com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ecofalante, por 5 anos, para desenvolvimento de programas, projetos e ações de educação ambiental, cidadania e responsabilidade socioambiental *** De sexta a domingo, o Shopping Jardim Guadalupe promove o Quintal Guadalupe, com shows gratuitos, a partir das 19h *** Nesta quinta-feira, às 19h, o Américas Shopping recebe show gratuito do cantor Hélio Ázaro com clássicos da MPB *** A Rodenstock Brasil recebeu a certificação de energia renovável da TYR Energia. Sua sede no Rio de Janeiro agora é abastecida por fontes sustentáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui