O comboio dos Brics não para de crescer

Sérvia espera convite para participar da cúpula na Rússia e vê Brics crescer como uma alternativa real no mundo

190
Aleksandar Vucic
Aleksandar Vucic (foto de Nedim Grabovica, Xinhua)

O vice-primeiro-ministro da Sérvia, Aleksandar Vulin, declarou que seu país está interessado em participar da cúpula do Brics, de 22 a 24 de outubro, em Kazan, Rússia. Como noticiou a agência russa Sputnik, Vulin só espera pelo convite formal, o que deverá ocorrer em breve. A adesão ao grupo fundado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul não para de crescer.

“Esta organização [Brics] não exige nada da Sérvia, mas pode oferecer mais do que pedimos. E a UE [União Europeia] exige tudo de nós, mas não tenho mais certeza do que ela nos oferece. O Brics é nossa chance e uma alternativa real. Sou muito claramente a favor de que a Sérvia considere com muito cuidado todas as possibilidades do Brics e a cooperação mais próxima possível com os países-membros da organização”, afirmou o vice-primeiro-ministro.

A Sérvia tem assistido a protestos contra uma mina de lítio que o presidente Aleksandar Vucic classificou de “guerra híbrida”, uma tentativa de “revolução colorida” comandada pelo Ocidente.

Egito, Irã, Emirados Árabes e Etiópia passaram a integrar o Brics este ano. A Arábia Saudita também foi convidada, mas ainda não oficializou o ingresso, apesar de participar de todos os encontros do bloco. Mais de 23 países já manifestaram interesse de aderir ao Brics.

Espaço Publicitáriocnseg

Banco dos Brics: sustentável

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos Brics, realizará sua 9ª Reunião Anual na Cidade do Cabo, África do Sul, de 29 a 31 de agosto. O tema será “Investindo em um Futuro Sustentável”. O encontro será uma plataforma para discutir como o NDB, em colaboração com governos nacionais, o setor privado, a sociedade civil e outras instituições de desenvolvimento, pode aumentar sua capacidade de promover projetos sustentáveis em mercados emergentes e países em desenvolvimento.

Participarão os ministros das Finanças e Fazenda dos países-membros do NDB, além de outros representantes de governos, acadêmicos, banqueiros líderes empresariais e representantes de organizações da sociedade civil.

Leia também:

Países dos Brics ampliam parceria | Monitor Mercantil

Quem controla a Corte?

A mídia do Brasil, refletindo a dos EUA, diz que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela é controlado por Maduro. Nunca pensaram em dizer o mesmo sobre a Suprema Corte dos Estados Unidos, que tem 6 dos 9 juízes indicados pelos republicanos, sendo 3 por Trump? E que acabou de tomar decisão que dá imunidade imperial ao ex-presidente?

Isento

Aliás, o que Clarence Thomas, juiz da Suprema Corte dos EUA indicado pelos republicanos, recebe de mimos de maganos amigos é de fazer corar ministros brasileiros…

Rápidas

A Rio Innovation Week (RIW) 2024 movimenta a cidade até sexta-feira (16). Na quinta, Sandro Albuquerque, diretor de acesso ao paciente e assuntos institucionais da Servier do Brasil, participará do painel “Inteligência Artificial e Big Data na Saúde: Transformando Diagnósticos e Tratamentos com Tecnologia Avançada”, ao lado de Pedro Batista, da Horus AI, Alexandre Alred, da Predikta, e Carlos Gil, do Grupo Oncoclínicas *** O Grupo DDM estará presente no XVII FicancIES – Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil, que acontecerá nesta quinta e sexta, em Recife *** Com a expectativa de dobrar o faturamento nos próximos três anos, a Caderode Rio, especializada em móveis de escritório, reabre as portas no Flamengo (Zona Sul do Rio de Janeiro) nesta quinta-feira, com uma recepção para arquitetos *** O reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, recebeu, nesta segunda-feira (12), a Comenda Pedro Ernesto, da Câmara dos Vereadores do Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui