O crescimento da distribuição eletrônica de reservas de hotéis

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Em 2004, a Internet será o veículo utilizado por um em cada dez turistas para programar suas viagens. A expectativa é que o mercado on-line chegue a 9,5% do total negociado pelo setor de turismo no mundo todo, segundo pesquisa da Web Shoppers, empresa especializada em e-commerce. Nos EUA, esses números já alcançam 18%. Para se ter uma idéia do potencial desse mercado, na Europa, em 2001, ele representou 3,5% das vendas, e, de lá para cá, vem registrando crescimento sempre na marca dos 30% a cada ano.
Numa época de preços estáveis e concorrência acirrada, o incremento do volume de vendas é uma das principais alternativas para aumentar o faturamento dos hotéis. Por isso, os sites hoje são encarados pela rede hoteleira como parceiros estratégicos na divulgação tanto de estabelecimentos e destinos, quanto de promoções e pacotes. Eles trouxeram agilidade ao processo, realizando todo o procedimento de reservas e confirmação com mais praticidade e menor custo.
As ferramentas de comércio eletrônico trouxeram alguns benefícios e comodidades que explicam seus índices de crescimento. Uma rápida navegação pela web é suficiente para perceber que os procedimentos de compra estão cada vez mais seguros e sofisticados. A oferta de produtos e serviços cresce de forma geométrica. Com poucos clicks é possível comprar, e receber sem sair de casa, de automóveis a CDs, de viagens a móveis.
O setor de distribuição on-line de reservas de hotéis contribui com sua parcela para o aquecimento do comércio eletrônico. A sofisticação dos mecanismos relativos à segurança e os recursos interativos, cada vez mais utilizados pelos sites para otimizar a oferta de produtos turísticos, foram importantes para consolidar seus últimos índices de crescimento. De casa ou do trabalho, o internauta pode conhecer “de perto” o local de suas férias e até o quarto onde irá se hospedar, além de efetuar o pagamento e garantir sua reserva.
As razões do sucesso não estão apenas na comodidade, na segurança e na rapidez do serviço on line. Elas também podem ser explicadas pelos preços, algumas vezes mais baixos que no balcão dos próprios hotéis. A redução das tarifas nas compras realizadas através dos sites que comercializam reservas hoteleiras é obtida por meio de negociações que aumentam o movimento de hóspedes durante o ano todo e garantem a lucratividade para o empreendimento.
A distribuição eletrônica de reservas de hotéis deve ser encarada como mais um importante canal de vendas, com a particularidade de apresentar excelentes índices de crescimento nos últimos anos e ótimas expectativas para os próximos. Os estabelecimentos que não investirem no mercado on-line, incorporando entre suas estratégias comerciais a associação a centrais de reservas hoteleiras, que têm se mostrado mais eficientes e lucrativas que os sistemas individuais, arriscam perder uma faixa de mercado que aumenta a cada ano, os “turistas on line”.

Adrian Coppieters
CEO e presidente da Central de Reservas de Hotéis HDN.

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