O efeito da Euro 2024 na economia da Alemanha

Campeonato de futebol atrai turistas e eleva vendas, mas qual será o impacto da Euro 2024 na combalida economia alemã?

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Torcedores na Euro 2024
Torcedores na Euro 2024 (foto de Peng Ziyang, Xinhua)

À medida que o Campeonato Europeu de Futebol, o Euro 2024, se aproximava do seu clímax, o país anfitrião, a Alemanha, aproveita o evento para reforçar a sua economia através do turismo, patrocínio comercial, radiodifusão e vendas de mercadorias.

Apesar dos atuais desafios econômicos, o evento poderá proporcionar um impulso tão necessário à economia alemã e inverter a sua tendência de quase estagnação?

O torneio começou em 14 de junho e termina neste domingo, após 51 partidas. “O torneio mostra o impacto da economia do futebol no aumento do consumo”, disse Hou Lu, diretor-geral da Hisense Alemanha, filial da companhia chinesa de eletrodomésticos e um dos patrocinadores oficiais da Euro 2024. “No final de junho, as vendas da Hisense no mercado alemão alcançaram um aumento de receita anual de 53%”, acrescentou.

O Instituto ifo de Investigação Econômica previu que o Euro 2024 geraria bilhões de euros em receitas para a Alemanha, impulsionando a produção econômica alemã em cerca de 0,1% no segundo trimestre. A previsão é que o evento atrairia 600 mil turistas estrangeiros, com demanda para 1,5 milhão de pernoites.

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Guido Zoellick, presidente da Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes, afirma que organizar um evento desportivo internacional tão importante tem um impacto positivo na imagem do país e aumenta o moral público. Esta elevação psicológica pode estimular ainda mais a confiança e os gastos dos consumidores.

No entanto, embora a Euro 2024 tenha gerado um aumento no consumo a curto prazo, o seu impacto a longo prazo na recuperação econômica permanece incerto.

Em 2023, o PIB da Alemanha encolheu 0,3%, tornando-a uma das economias mais importantes com pior desempenho a nível mundial. Além disso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o crescimento econômico da Alemanha poderá ser novamente o mais baixo entre os principais países industrializados em 2024, com uma taxa positiva esperada de 0,2%.

Os economistas alemães argumentam que a recuperação do país enfrenta inúmeras incertezas, e que a economia do futebol, por si só, não pode reverter fundamentalmente a crise econômica.

O Índice de Clima Empresarial ifo, um indicador-chave das tendências econômicas alemãs, caiu para 88,6 pontos em junho, marcando a sua segunda queda consecutiva. Clemens Fuest, presidente do ifo, afirmou que “a economia alemã enfrenta desafios significativos para superar a estagnação”.

A tendência decrescente do Índice de Clima Empresarial ifo é refletida pelo Índice de Confiança do Consumidor Alemão. De acordo com a última pesquisa do GfK Market Research Group, o índice caiu de -21 em junho para -21,8 em julho.

Os especialistas sugerem que esta descida reflete as incertezas causadas pelo aumento dos preços e pela lenta recuperação econômica, tornando os consumidores mais cautelosos. A queda na confiança dos consumidores agrava ainda mais as preocupações sobre as perspectivas, indicando um caminho difícil para a recuperação.

“Embora a Euro 2024 possa impulsionar a atividade econômica a curto prazo, não pode fundamentalmente abordar os desafios estruturais e econômicos a longo prazo que a Alemanha enfrenta. Medidas abrangentes, incluindo reformas estruturais, inovação e investimento, são fundamentais para alcançar uma recuperação genuína e sustentada”, disse Michael Borchmann, ex-chefe do Departamento de Assuntos Europeus e Internacionais do estado federal alemão de Hesse.

Com Agência Xinhua

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