O estouro da bolha das criptos já começou?

Ex-secretário de Tesouro dos EUA destaca que bolha das criptos e da IA estão prestes a explodir.

687
Criptomoedas, critpos, bitcoin
Criptomoedas (foto de Gil Cohen Magen, Xinhua)

A pergunta é de Robert Reich, ex-secretário do Trabalho dos EUA (governo Bill Clinton), em artigo publicado no Substack. Entre 10 e 17 de outubro, após novo aumento das tensões comerciais entre EUA e China, o mercado de criptomoedas sofreu a maior queda de sua história. A EIRNS cita estimativas de que o mercado global de criptomoedas tenha perdido mais de US$ 150 bilhões. O bitcoin caiu 12%; tokens menores caíram ainda mais.

Reich questionou: “Quando começará o estouro da bolha das criptomoedas? Talvez já tenha começado.” Ele também citou a “enorme quantidade de empréstimos” por trás da alta das criptomoedas que durou nove meses.

Agora, de acordo com a Derive, os investidores compraram opções em massa de bitcoin e ether. Em outras palavras, uma aposta em massa no colapso das criptomoedas começou, analisa a EIRNS.

A queda das criptomoedas também afetou as (nem tão estáveis assim) stablecoins. A stablecoin USDe, da Ethereum, perdeu 35%! “A moeda caiu para US$ 0,65 na Binance, o que é um movimento bastante significativo para algo que deveria ser estável (…) foram criadas para suportar esse tipo de pressão.”

Espaço Publicitáriocnseg

Reich destacou duas bolhas que, segundo ele, estão prestes a explodir: a bolha da IA e a bolha das criptomoedas.

“Ações de empresas de IA e seus data centers representam cerca de 75% dos retornos das maiores corporações dos EUA, 80% do crescimento dos lucros e 90% do crescimento dos investimentos em capital. No entanto, de acordo com um relatório do MIT, 95% das empresas que experimentam a IA não estão lucrando com ela”, escreve o ex-secretário do Trabalho.

Outro indício de que a IA está inflando uma bolha é as compras e investimentos cruzados entre companhias do setor, movimento que infla as cotações, com características típicas de bolhas – ou de pirâmide, se o leitor preferir.

LEIA TAMBÉM:
Derivativos de criptos são ‘subprime 2.0’? | Monitor Mercantil

Có-có-có-có

Trump confirma: sai MAGA, entra TACO (Trump sempre amarela). O presidente dos EUA reconheceu que as tarifas de 100% sobre a China são inviáveis, voltou a negociar com a Rússia após ameaças de retaliar quem compra petróleo russo e iniciou conversas com o Brasil após ver os preços da carne e do café dispararem.

Rápidas

Idealizada pela Revista Justiça & Cidadania, a Caravana Nacional da Cooperação Judiciária estará no TJ de Santa Catarina, em Florianópolis, nesta sexta-feira. Inscrição aqui *** A Clínica Felippe Mattoso e o Labs a+, do Grupo Fleury, junto com Hospital Antônio Pedro, de Niterói, e Hospital de Ipanema, entre outras instituições, realizarão dia 26 o “Domingo Rosa”, com exames de mamografia e ultrassonografias mamárias *** Veneta, espetáculo que une teatro e circo, com a artista Mária Ribeiro, se apresentará neste sábado (25), 16h, no Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo, e em 1º de novembro no Sesc Nogueira, 15h, com entrada franca e audiodescrição *** No dia 29, o Santa Cruz Shopping receberá a 1ª edição do Festival Cores da Saúde: Arte, Informação e Prevenção para Salvar Vidas, gratuito, das 14h às 18h, com debates, entretenimento e informação *** O advogado Eduardo Lemos Barbosa, especialista em responsabilidade civil e presidente da Comissão Especial de Responsabilidade Civil da OAB Nacional, cumpre uma série de compromissos acadêmicos em instituições europeias de 27 de outubro a 5 de novembro.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg