Os turistas admiram a vista da área de Lujiazui no Bund em Shanghai, leste da China, 6 de janeiro de 2020. (Xinhua / Wang Xiang)
BEIJING, 29 Nov (Xinhua) – Muitas províncias da China registraram crescimento no investimento privado no período de janeiro a outubro deste ano, impulsionado pela melhoria do ambiente de negócios e políticas de incentivo, sendo dez casos alcançando um patamar anual de dois dígitos nesse tipo de investimento, relatou o Shanghai Securities News na segunda-feira.
Dados do Instituto Nacional de Estatística da China (NBS, sigla em inglês), mostraram que de janeiro a outubro deste ano, o investimento privado na China cresceu 8,5% anual, com o crescimento médio de dois anos ficando em 3,8%.
O investimento privado em algumas províncias melhorou significativamente. De acordo com o Departamento de Estatísticas da Província de Henan, durante os primeiros dez meses deste ano, o investimento privado em Henan aumentou 4,8%, 0,3% a mais do que nos três primeiros trimestres.
A recuperação contínua das demandas domésticas e internacionais, a grande melhoria nos lucros e nas condições operacionais das empresas privadas e o forte apoio do governo para a manufatura, especialmente a manufatura de alta tecnologia, são os principais fatores que impulsionaram o vigoroso investimento privado, disse Luo Huanjie, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisas de Investimentos Zhixin, um think tank com sede em Shanghai.
Para revigorar ainda mais o investimento privado, muitas regiões estão pensando em formular novas medidas do encorajamento, incluindo a redução dos limiares de acesso ao mercado, formas inovadoras de investimento e financiamento, entre outras.
A província de Hebei, no norte da China, lançou recentemente dez medidas relativas à orientação fiscal e ao apoio financeiro para o desenvolvimento da economia real e propôs a implementação de fundos de investimento acionários para aumentar o investimento de capital social.
A província de Henan, no centro da China, criou um fundo de investimento de 150 bilhões de yuans para indústrias emergentes e um fundo de investimento de capital de risco de 15 bilhões de yuans para orientar o capital social com objetivo de apoiar ativamente o desenvolvimento de empresas e indústrias de ciência e tecnologia. Fim
O investimento direto chinês na África ultrapassa 43 bilhões dólares