O papel da ANP

As mudanças no sistema de exploração de petróleo no Brasil fazem crescer os questionamentos sobre o papel da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na contratação da auditoria para avaliar o valor do barril do pré-sal, a ANP insistiu em realizar uma concorrência, da qual nenhuma empresa participou. Isso retardou a capitalização da Petrobras, prevista para bem antes das eleições e que só deverá ocorrer no fim de setembro.
Além disso, muitos especialistas questionam as amplas e muitas vezes conflitantes atribuições da ANP. Não se consegue entender por que uma agência reguladora deve controlar o mapa geológico do petróleo no país. O papel cairia melhor para o Ministério das Minas e Energia, ou para a EPE, que, numa visão ultrapassada, se limita à energia elétrica, quando hoje o setor energético é interligado.

Influência
Maior acesso às repartições públicas e representatividade junto às autoridades políticas é o que busca a nova diretoria do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ) que tomou posse sexta-feira, em cerimônia no Clube da Aeronáutica.

Adeus, Dr. Google
O Lab Tests Online, criado em 2001 pela American Association of Clinical Chemistry (AACC), dos Estados Unidos, beneficia hoje milhões de pessoas em 11 países, e em agosto, chega ao Brasil, gratuitamente, via Internet, em versão brasileira autorizada, através da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC/ML) e da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). A ferramenta apresenta para o público leigo a melhor maneira de compreender os resultados de um exame de laboratório e tira as dúvidas quanto à necessidade de fazê-los, bem como sua relação com inúmeras doenças.

Adeus, Dr. Google II
As entidades apresentarão o Lab Tests Online-BR em São Paulo, na próxima terça-feira próximo, às 10h, na Associação Médica Brasileira (Rua São Carlos do Pinhal 324 – Bela Vista). No Rio de Janeiro, o lançamento será no dia seguinte, às 10h, na sede da SBPC (Rua Dois de Dezembro 78/ sala 909 – Catete). O serviço entrará no ar nesta segunda-feira, em www.labtestsonline.org.br

Jogos especiais
Acontecem neste sábado os jogos estaduais do Special Olympics Brasil, em Campinas. A competição, que conta com o apoio da multinacional francesa Essilor e da Sàfilo Group, reunirá 250 atletas com deficiência intelectual, que participarão de modalidades esportivas como tênis, natação, futebol e atletismo. Os esportistas realizarão ainda exames médicos e odontológicos e participarão do programa Abrindo Teus Olhos no qual passarão por consultas oftalmológicas. Todos que necessitarem de óculos receberão as lentes de correção visual da Essilor e as armações da Sàfilo. O evento ocorre de 8h30m às 17h30m, na Faculdade de Educação Física (Campus I) da PUC Campinas.

Mapa
Cientistas da América Latina e do Caribe se encontrarão para mapear o solo da região. De 6 a 10 de setembro, cerca de 60 pesquisadores, de 20 países, estarão no Brasil, na Embrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ).   O consórcio para o mapeamento global dos solos (www.globalsoilmap.net) dividiu o mundo em oito regiões, estabelecendo uma rede de intercâmbio e divulgação das informações de solo. A Embrapa lidera o pólo América Latina/Caribe (ALC). Apenas 31% do solo mundial têm seu mapeamento e classificação em escala razoável. O restante – principalmente na África – tem de se contentar com o único mapa global existente, compilado pela FAO em1981, com escala de 1:5.000.000, insuficiente para estudos mais específicos.

Carvão ecológico
O biocarvão sustentável é poderosa ferramenta ainda pouco divulgada no Brasil. Essa prática milenar converte resíduos agrícolas em condicionador do solo que sequestra carbono, promove a segurança alimentar e desencoraja o desmatamento. É uma das poucas tecnologias de baixo custo amplamente aplicáveis em qualquer escala. Entre 12 e 15 de setembro, o Rio de Janeiro (Hotel Othon) será o centro mundial dos debates sobre o assunto, quando sediará a III Conferência Internacional sobre Biocarvão, organizada pela Embrapa.

Artigo anteriorProdução&cassino
Próximo artigoBolsa Alfafa
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Para liberar auxílio emergencial, governo prejudica setores essenciais.

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Investimento chinês em pesquisa aumentará 7% ao ano até 2025

País divulga 14º Plano Quinquenal; desde 1953, PIB cresceu 1.232 vezes.

FMI: orçamento deve atender direitos das mulheres

No Egito, por exemplo, houve mais recursos para serviços públicos de creche.

Planos registram maior número de beneficiários desde dezembro de 2016

Dados de janeiro foram divulgados hoje pela ANS e confirmam tendência de crescimento no país.

MP-RJ pede júri popular para Flordelis e mais oito réus

Deputada é acusada de mandar matar o marido; 11 réus respondem ao processo, mas o MP pediu para não se pronunciar sobre dois deles.

Payroll de fevereiro surpreendeu positivamente as expectativas

Soma-se às surpresas a revisão no número anterior de 49k para 166k e, principalmente, a criação de vagas no setor privado em 465k.