O passado condena?

Moro não pode ficar tentado a usar o poder do Estado contra os governos petistas

Na definição dos jornais internacionais, o juiz que ajudou a pavimentar o caminho para a vitória de Jair Bolsonaro ao prender seu principal rival acabou nomeado para o governo eleito. Mas o que Sérgio Moro fez como juiz é apenas um indicativo do que poderia fazer como ministro.

Ao eleger o combate à corrupção como sua meta principal, Moro poderá ter como alvos os governos petistas no Nordeste (afinal, petista é corrupto, reza a cartilha da direita). Será preciso um grande equilíbrio para não utilizar o poder do Estado para derrotar uma força política que sobreviveu nas urnas – além de ter eleito o maior número de governadores e de deputados, liderou uma frente que conseguiu 45% dos votos válidos.

Contra Moro, pesam suas declarações e atos. Disse que não trocaria a justiça pela política, e trocou; agiu de forma ferrenha contra Lula; declarou que caixa 2 é pior do que corrupção para enriquecimento ilícito e agora vai dividir o ministério com Onyx Lorenzoni, que confessou ter recebido R$ 100 mil “por fora” da JBS para pagar suas despesas de campanha.

 

Ao mar

Oportunidades no transporte marítimo e os portos do Rio de Janeiro serão debatidos em seminário no próximo dia 8, no Hotel Hilton Copacabana. O conferencista principal será o diretor de Cabotagem e Mercosul da Alainça, Marcus Voloch.

Com portos estrategicamente bem localizados, o Rio de Janeiro se mantém com grande potencial para atuar como plataforma logística, contribuindo para o crescimento sustentável, transporte seguro e eficiente de cargas.

Voloch apresentará dados sobre o crescimento da cabotagem no país e como o serviço pode ser uma alternativa competitiva e segura para o transporte de cargas. “Poderemos demonstrar de que forma a cabotagem pode ser a melhor estratégia para os negócios, ao conciliar menor preço, menor risco de roubos e sinistros, periodicidade e menor emissão de CO2”, destaca o diretor. A realização é da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK Rio).

 

Livros e histórias

Nestas quinta e sexta, será realizada a 25ª Feira Literária de Itaboraí (RJ), em vários pontos da cidade. O projeto Bagagem Cultural Itaboraí, comandado pela Pé no Chão, produtora do Núcleo Céu na Terra, fará participação especial na Feira, com apresentação do Brinquedos Cantados e do Trio de Contação de Histórias. O estande do projeto ficará na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.

Desde agosto, o Bagagem Cultural realiza, junto aos alunos da rede municipal, atividades literárias de arte-educação e cerâmica. A iniciativa é fundamentada na Lei Rouanet. Esta edição da Feira é uma parceria do Bagagem Cultural com a Secretaria Municipal de Educação – o que viabilizou que o evento voltasse a ser realizado com inúmeras atrações, a partir das 9h. A previsão é de 3 mil visitantes nos dois dias de evento.

 

Acelera

A Unimed Volta Redonda aumentou seu faturamento em 114% nos últimos cinco anos. Quando considerado o patrimônio líquido, o crescimento chega a 328%. As aplicações financeiras subiram 147%. Os números da cooperativa presidida por Luiz Paulo Tostes Coimbra são ainda mais impressionantes quando considerado que, de 2015 a 2017, o mercado de saúde suplementar perdeu cerca 2,7 milhões de clientes.

 

Rápidas

O Rio de Janeiro sediará mais uma edição das feiras Patchwork Design e Arte Natal, de quinta a domingo, no Clube Monte Líbano, na Lagoa *** O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará o II Ciclo de Palestras A Filosofia e o Direito, a partir desta quarta-feira, no seu plenário, no Centro do Rio. O evento contará com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador André Fontes. O ciclo continuará nos dias 14 e 28, será realizado sempre das 10h às 12h. Inscrições no site www.iabnacional.org.br *** A banda Blackman tocará sucessos dos anos 60, 70 e 80 no Caxias Shopping, nesta sexta *** Super Mario é a atração deste domingo, às 16h, no Shopping Jardim Guadalupe *** A Marshall School of Business, da University of Southern California (USC), está oferecendo três bolsas de seu programa de MBA Internacional em 2019 para estudantes brasileiros. Haverá sessão de apresentação no rio de Janeiro no dia 21, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, às 19h. Mais detalhes em http://bit.ly/2JrIwr9 *** O Banco Central, em parceria com o Sebrae, realizará, quarta e quinta, o IV Fórum de Cidadania Financeira, em Brasília (DF).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Não, a Petrobras não quebrou

Na época em que os preços dos combustíveis não eram descontrolados, caixa da estatal era superior ao atual.

Hood Robin e o ICMS nos combustíveis

Reduzir impostos tira da sociedade para dar a poderosos.

Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

Últimas Notícias

Medição da produção de petróleo e gás terá novas regras

Baixa vazão deve favorecer ainda mais as petrolíferas

RNI diz que novo plano trouxe melhor resultado em 7 anos

Total de unidades financiada atingiu recorde de R$ 228 milhões

Volume de sedãs cai nos últimos anos

Onix Plus foi o mais vendido em 2021, apesar da crise dos semicondutores.

Sindicatos defendem política pública para tratar dos combustíveis

Melhor alternativa é considerar todas as etapas e beneficiar o consumidor

Redução dos impactos socioeconômicos das mudanças climáticas

Engajamento necessário de todos os atores sociais, especialmente das empresas.