O poder é caro

     
          Financistas maranhaenses lançaram um novo ativo eleitoral. Eles garantem recursos a candidatos a prefeitos mediante uma heterodoxa operação financeira: se perder a eleição, o candidato paga 10% sobre o valor financiado. Se ganhar, paga o dobro. Haja cofre público.

Trânsito
O uso de cadeiras apropriadas e outros dispositivos de segurança reduz o risco de morte de bebês em acidentes de carro em 70%, e de crianças pequenas, entre 54% e 80%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Já o uso do cinto de segurança pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro diminui o risco de morte em torno de 40% a 50%; no banco de trás esse risco fica até 75% menor.
A Semana Nacional do Trânsito deste ano – de 18 a 25 próximos – terá como tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha”.

Conceição no BNDES
No próximo dia 13, às 10h, no BNDES, o Centro Internacional Celso Furtado vai homenagear a professora Maria da Conceição Tavares. O ato terá a presença do presidente do banco, Luciano Coutinho, da presidente do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado, Tania Bacelar de Araújo, e do diretor-presidente do Centro, Luiz Carlos Delorme Prado. Durante o evento será lançada a publicação Memórias do Desenvolvimento 4 – O papel do BNDE na industrialização do Brasil. Os anos dourados do desenvolvimentismo, 1952-1980, com relatórios da pesquisa dirigida por Conceição e debates de que ela participou com Saturnino Braga, Marcos Vianna,  Alberto Abade, Sebastião Soares e Luciano Martins, todos antigos funcionários e dirigentes do BNDES.

Gol contra
A opção de José Serra de substituir a Saúde pela quebra de sigilos na Receita Federal para ocupar o lugar de carro-chefe da sua campanha ganhou uma explicação futebolística. Segundo gozadores de plantão, palmeirense fanático, Serra não aguentaria mais ver, ouvir e ler, dia sim, outro também, o noticiário nacional sobre o centenário do arqui-rival Corinthians. Contando com a replicagem da imprensa alinhada, o tucano desejaria dividir os espaços jornalísticos com o clube paulista.

Marina livre
A administração da Marina da Glória contesta informação publicada aqui, no último dia 27, intitulada “Turbulência”, na qual um frequentador reclamava da apropriação privada de espaço público, inclusive com muros e grades. Segundo a administração, “não há muros ou qualquer outra barreira física que impeça o trânsito da população”: “A Marina é pública e está de portas abertas ao público”, garante.

Marina presa
A fonte da coluna, porém, reafirma ter sido abordado e informado por seguranças de que somente poderia circular pelo local com autorização da administração, e confirma a existência de obstáculos físicos. Em pelo menos um site – http://parquedoflamengo.blogspot.com – fotos confirmam a existência de grades.

Novo quadro
A tradicional Stella Barros Turismo é a mais nova integrante da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O quadro de associados da entidade, fundada em 1989, responde por cerca de 18% dos bilhetes aéreos emitidos e cerca de 85% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Fantasia
Fantasias infantis de heróis e princesas, de todos os tamanhos, podem ser doadas para a festa do Dia das Crianças no Inca, em 5 de outubro. São esperadas 250 crianças. As doações podem ser entregues na Central de Doações do Inca Voluntário (Rua Washington Luiz 35 – sala 171, Centro – RJ).

Batizado
Super Pax, Arion (de origem grega, significa “o que tem energia”) e Turi (de origem tupi-guarani, “tocha”) são as opções para o nome do mascote dos 5º Jogos Mundiais Militares, criado por Maurício de Sousa. A votação será por intermédio do portal dos Jogos (www.rio2011.mil.br). Urnas eletrônicas também serão espalhadas pelo Rio de Janeiro, em áreas públicas, escolas e organizações militares.
     
     

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorO tempo passa
Próximo artigoSem exame

Artigos Relacionados

Engie valerá R$ 2,5 bi a mais após acordo com Aneel

Semana passada, o Monitor noticiou que a proposta da Aneel de repactuação do risco hidrológico (GSF) deixaria a conta a ser paga pelo pequeno...

Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Últimas Notícias

Copom elevou taxa de juros em 1% para 6,25% ao ano

Aguardamos agora a ata que será divulgada na próxima terça-feira para maiores informações sobre a trajetória da taxa Selic.

Alemanha escolhe sucessor de Merkel no próximo domingo

Eleições deverão ser as mais concorridas dos últimos anos; pesquisas indicam vitória do SPD, social-democrata.

Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto

Fipe: não houve aumento mediano real como resultado de negociações nos últimos 12 meses; desde setembro, índice tem oscilado de -1,4% a zero.

Clima positivo no exterior deve beneficiar índice Bovespa

Mercado internacional opera no positivo motivado por noticiário sobre Evergrande.

Evergrande, Fed e Copom

Bovespa encerrou o segundo dia de alta com +1,84% e índice em 112.282 pontos, mas na máxima chegou a atingir 113.321 pontos.