O poder é caro

     
          Financistas maranhaenses lançaram um novo ativo eleitoral. Eles garantem recursos a candidatos a prefeitos mediante uma heterodoxa operação financeira: se perder a eleição, o candidato paga 10% sobre o valor financiado. Se ganhar, paga o dobro. Haja cofre público.

Trânsito
O uso de cadeiras apropriadas e outros dispositivos de segurança reduz o risco de morte de bebês em acidentes de carro em 70%, e de crianças pequenas, entre 54% e 80%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Já o uso do cinto de segurança pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro diminui o risco de morte em torno de 40% a 50%; no banco de trás esse risco fica até 75% menor.
A Semana Nacional do Trânsito deste ano – de 18 a 25 próximos – terá como tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha”.

Conceição no BNDES
No próximo dia 13, às 10h, no BNDES, o Centro Internacional Celso Furtado vai homenagear a professora Maria da Conceição Tavares. O ato terá a presença do presidente do banco, Luciano Coutinho, da presidente do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado, Tania Bacelar de Araújo, e do diretor-presidente do Centro, Luiz Carlos Delorme Prado. Durante o evento será lançada a publicação Memórias do Desenvolvimento 4 – O papel do BNDE na industrialização do Brasil. Os anos dourados do desenvolvimentismo, 1952-1980, com relatórios da pesquisa dirigida por Conceição e debates de que ela participou com Saturnino Braga, Marcos Vianna,  Alberto Abade, Sebastião Soares e Luciano Martins, todos antigos funcionários e dirigentes do BNDES.

Gol contra
A opção de José Serra de substituir a Saúde pela quebra de sigilos na Receita Federal para ocupar o lugar de carro-chefe da sua campanha ganhou uma explicação futebolística. Segundo gozadores de plantão, palmeirense fanático, Serra não aguentaria mais ver, ouvir e ler, dia sim, outro também, o noticiário nacional sobre o centenário do arqui-rival Corinthians. Contando com a replicagem da imprensa alinhada, o tucano desejaria dividir os espaços jornalísticos com o clube paulista.

Marina livre
A administração da Marina da Glória contesta informação publicada aqui, no último dia 27, intitulada “Turbulência”, na qual um frequentador reclamava da apropriação privada de espaço público, inclusive com muros e grades. Segundo a administração, “não há muros ou qualquer outra barreira física que impeça o trânsito da população”: “A Marina é pública e está de portas abertas ao público”, garante.

Marina presa
A fonte da coluna, porém, reafirma ter sido abordado e informado por seguranças de que somente poderia circular pelo local com autorização da administração, e confirma a existência de obstáculos físicos. Em pelo menos um site – http://parquedoflamengo.blogspot.com – fotos confirmam a existência de grades.

Novo quadro
A tradicional Stella Barros Turismo é a mais nova integrante da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O quadro de associados da entidade, fundada em 1989, responde por cerca de 18% dos bilhetes aéreos emitidos e cerca de 85% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Fantasia
Fantasias infantis de heróis e princesas, de todos os tamanhos, podem ser doadas para a festa do Dia das Crianças no Inca, em 5 de outubro. São esperadas 250 crianças. As doações podem ser entregues na Central de Doações do Inca Voluntário (Rua Washington Luiz 35 – sala 171, Centro – RJ).

Batizado
Super Pax, Arion (de origem grega, significa “o que tem energia”) e Turi (de origem tupi-guarani, “tocha”) são as opções para o nome do mascote dos 5º Jogos Mundiais Militares, criado por Maurício de Sousa. A votação será por intermédio do portal dos Jogos (www.rio2011.mil.br). Urnas eletrônicas também serão espalhadas pelo Rio de Janeiro, em áreas públicas, escolas e organizações militares.
     
     

Artigo anteriorO tempo passa
Próximo artigoSem exame
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Brasil: 3º maior em descomissionamento offshore em 10 anos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1584/21 que propõe regras para o desmonte e a reciclagem de embarcações e de instalações...

Eve faz parceria para acelerar soluções de mobilidade aérea urbana

A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc (Eve), da Embraer, e a Skyports, companhia líder no segmento de vertiportos, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria...

UE promete tolerância zero em relação a fraude

A Comissão Europeia vai ter “tolerância zero” em relação à fraude e às “desconformidades” na utilização dos fundos europeus por parte dos 27 Estados-membros...

Primeiros REITs da China começam a ser negociados

O primeiro lote de fundos de investimento imobiliário em infraestrutura (REITs, sigla em inglês) da China começou a ser negociado nesta segunda-feira, com cinco...

Investimento estrangeiro direto recua 20 anos no Brasil

Os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED), devido a crise da Covid-19, despencaram globalmente em 35% em 2020, ao passarem de US$ 1,5 trilhão...