Terça-feira, se completaram 34 anos do golpe genocida de Pinochet contra Salvador Allende no Chile. Deflagrado, coincidentemente, na mesma data do atentado às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, o 11 de Setembro chileno, contudo, recebe atenção bem mais discreta – quando não um silêncio revelador – dentro e fora do seu próprio país, o que, também, ajuda a explicar as razões das desconfianças de uma boa parte da humanidade da cruzada de Bush contra o terrorismo.
Genérico
Os petistas mais tucanos, defensores ardorosos de uma aliança estratégica com o PSDB, deveriam dar uma olhada no cenário político chileno. Com a Concertacion, depois de duas décadas no poder, insistindo em manter e aprofundar a desastrosa política econômica de Pinochet, cresce a abulia política no país, principalmente, entre a juventude chilena. Diante da ausência de alternativas efetivas de poder, muitos jovens, até pela não-vivência dos horrores da ditadura pinochetista, consideram a hipótese de viver num regime de direita, dessa vez, porém, nos marcos da limitada democracia do país, que mantém até senadores biônicos. Sem resultados efetivos na vida real, como salários e empregos de qualidade, muitos querem experimentar do outro lado. Em outras palavras, em vez do genérico, o produto original.
Na CTI
As queixas dos usuários sobre os serviços prestados pelas agências reguladoras não se restringem à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também “nunca ou raramente atende às funções de maneira satisfatória”, segundo 51% dos consultados em pesquisa divulgada, no fim do mês passado, pela Câmara Americana de Comércio (Amcham). De acordo com o Relatório Anual de Avaliação da Anvisa, outros 49% consideram que o atendimento das funções da agência “ocorre sempre ou freqüentemente”.
Numa avaliação de 1 a 5, 48% dos pesquisados deram notas 1 e 2 à atuação da Anvisa; a nota mediana (3) foi atribuída por 35,9% dos entrevistados; e apenas 16,1% optaram por 4 e 5. Apesar de continuar reprovada pelos usuários, a Anvisa obteve ligeira melhora em relação a 2006 (quando 55,3% atribuíram notas 1 e 2) e 2005 ( 48,9%).
Burocrática
O estudo analisa sete segmentos regulados pela Anvisa por ela: medicamentos; produtos para saúde; cosméticos; saneantes; alimentos; portos, aeroportos e fronteiras; e inspeção. Segundo a avaliação da Amcham, apesar da discreta melhora nas notas, os pesquisados continuam a reivindicar que a agência aperfeiçoe seus serviços, seja menos burocrática e politizada e dê mais ênfase à busca de critérios de excelência.
Babá ferroviária
Um mês depois de ir ao ar, a TV Trem comemora a aprovação de 96% dos usuários que circulam pelas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Mais importante, porém, que a conquista da audiência – ou et por cause – é que, nesse período, as chefias das estações constataram significativa redução dos atos de vandalismo e depredação nas plataformas da linha C. Voltada exclusivamente para os usuários dos trens da CPTM, a emissora já atraiu anunciantes importantes como Unilever, Pão de Açúcar e Universidade de Mogi das Cruzes.