O que deve fazer a ‘mão visível’

520
Redução pobreza no campo na China (foto de Yang Wenbin, Xinhua)
Redução pobreza no campo na China (foto de Yang Wenbin, Xinhua)

Nas últimas décadas, alguns países ocidentais não conseguiram encontrar um equilíbrio entre as funções do governo e o papel do mercado e caíram em crises econômicas e financeiras que arrastaram a economia global. Esta é uma das análises que ancoram a política econômica da China sob Xi Jinping, como consta no artigo sobre “Xiconomics: a visão da China sobre a inspiração da governança econômica para o desenvolvimento global”, cuja introdução tratamos na coluna ontem.

Documentos do presidente chinês oferecem algumas pistas sobre como as economias podem permitir que a “mão visível” desempenhe melhor suas funções. “Para garantir que o governo desempenhe melhor suas funções, devemos transformar as funções governamentais, aprofundar a reforma do sistema administrativo, usar novos métodos administrativos, melhorar o sistema de macrocontrole e aprimorar o monitoramento das atividades de mercado”, disse Xi em um estudo coletivo do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China em 2014. “Devemos fortalecer e melhorar os serviços públicos e promover a equidade social, justiça e estabilidade, bem como a prosperidade comum”, acrescentou Xi.

 

Pauta dos trabalhadores

Espaço Publicitáriocnseg

As centrais sindicais realizarão em 7 de abril, semana que vem, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Conclat 2022 – Emprego, Direitos, Democracia e Vida. O evento será realizado no formato híbrido, na capital paulista, com transmissão por TV e redes sociais do movimento sindical. Será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração.

“Além de propostas, o documento trará as reivindicações do conjunto das centrais sindicais para garantir a inclusão e o protagonismo da classe trabalhadora no debate eleitoral e no pós-eleições. Essa Pauta será entregue aos candidatos/as à Presidência da República e ao Congresso Nacional”, divulgam as entidades.

“Mais do que nunca, o Brasil precisa de uma Pauta da Classe Trabalhadora que exija o compromisso de mudanças no rumo do desenvolvimento brasileiro, com ênfase nas questões do trabalho, na proteção da vida e no fortalecimento da democracia”, definem as centrais.

 

Onde está a grana

Espera-se que a saída do ministro Milton Ribeiro não sirva de álibi para PGR e PF deixarem de investigar as saltitantes suspeitas de corrupção no MEC de Bolsonaro. Mais discretas e polpudas, porém, são suspeitas de comissões e outras cositas mas em vendas de patrimônio público.

 

Rápidas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2022, para auxiliar comerciantes, ambulantes e micro e pequenos empreendedores do setor alimentício. A premiação pode chegar a R$ 14 mil por participante. Até 27 de abril *** A cantora Ana Ruth se apresenta nesta quinta, às 19h, no Américas Shopping (RJ) *** Também nesta quinta, das 10h às 15h, o Bangu Shopping (RJ), realiza, em parceria com o Hemorio, campanha de doação de sangue *** A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira, a concessão da Medalha Tiradentes ao secretário estadual de Fazenda, Nelson Rocha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui