O que devemos saber ao abrir um negócio?

Dicas essenciais sobre abrir e gerir um negócio com foco em resultados usando a metodologia OKR. Por Pedro Signorelli.

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A Casa do Empresário, sede da ACRJ (Foto: reprodução site)
A Casa do Empresário, sede da ACRJ (Foto: reprodução site)

Existe uma parcela da população que acredita naquela história de que abrir um negócio é a forma mais fácil de ganhar dinheiro, pois “vai ser seu e você será o dono”, ou seja, você é seu próprio chefe e não tem que ficar aguentando outros lhe dizendo o que fazer. Poderá tomar suas próprias decisões e fazer o que bem entender. Em parte, isso é verdade, mas, se não forem as decisões corretas, o seu projeto pode acabar mais rápido do que começou, e você precisará arcar com todas as responsabilidades.

Em tempos de desemprego, muitos ingressam nesse mundo dos negócios não por opção ou vocação, mas por enxergarem nessa possibilidade o único caminho. O relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019, resultado da parceria entre o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade e o Sebrae, mostra que 88,4% dos empreendedores iniciais afirmaram que abriram uma empresa para ganhar a vida porque os empregos são escassos.

Quando uma pessoa opta por esse caminho, é importante saber que gerir um negócio próprio não é a mesma coisa que ser empregado com carteira assinada, tipo CLT. Aliás, é bem diferente. Neste último caso, o colaborador é normalmente demandado a fazer coisas e tem sua renda garantida ao final do mês, enquanto quem abre seu próprio negócio tem que “ir caçar o leão”, não pode esperar de braços cruzados que alguém venha comprar seu produto ou contratar seus serviços.

Nesse sentido, uma ferramenta que ajuda na gestão do negócio são os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chave) –, pois incentivam o alinhamento constante, geram foco, clareza e um maior engajamento dos colaboradores. Todos esses são fatores cruciais para aumentar a probabilidade de atingir resultados extraordinários, não importa o porte da empresa ou o segmento de atuação, e também para quem se aventura em um negócio próprio por necessidade.

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E o que você deve considerar ao ingressar nesse mundo? Seguindo o que determinam os OKRs, vem o objetivo. Avalie as prioridades, trace os objetivos e planeje detalhadamente as ações necessárias para alcançá-los sem perder o foco. Mantenha em mente o propósito que deseja alcançar. Ajustes são sempre necessários, e os OKRs não só permitem que sejam feitos, como entendem que devem ocorrer periodicamente, como a cada três meses.

Por fim, e não menos importante, mantenha o engajamento dos colaboradores que você contratar para fazerem parte do seu time, mesmo que isso seja feito à distância, como ocorre com frequência atualmente, diante dos modelos de trabalho híbrido e home office. É preciso que todos estejam alinhados com a estratégia da empresa e saibam exatamente o que precisam fazer para contribuir com os resultados do negócio.

Hoje em dia, a gestão por OKRs é cada vez mais uma opção acertada no gerenciamento dos negócios, seja pela natural rapidez com que as coisas mudam ou pelas tecnologias que abrem novas possibilidades constantemente e em todos os segmentos, o que impõe ajustes constantes nos planos de estratégia. O fato é que abrir um negócio pode até ser fácil; o difícil mesmo é mantê-lo vivo, saudável e funcionando bem.

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou, com seus projetos, mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, a maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas.

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