O que é fake e o que não é no salário mínimo

Definir limites do que é fake news não é tão fácil. Uma notícia informando que Jair Bolsonaro vai acabar com o salário mínimo é falsa. Mas, olhando de forma mais ampla, o deputado votou a favor da Reforma Trabalhista. Nela, foi introduzido o sistema de trabalho sob demanda – intermitente, como manda o juridiquês – em que um empregado pode receber mensalmente menos que o mínimo.

Um exemplo hipotético: um garçom chamado para trabalhar apenas sábados e domingos, oito horas em cada dia. Seriam 64 horas mensais. Se recebesse R$ 7 a hora (mais que o salário mínimo horário), totalizaria R$ 448. Menos que o piso mensal. Dessa forma, nem recolheria para a Previdência.

Assim, pode-se dizer que Bolsonaro foi, ainda que indiretamente, favorável ao fim do salário mínimo. Se a fake news erra na forma, não fica tão distante no conteúdo.

 

Propostas

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) enviaram aos candidatos à Presidência uma carta com proposições para a melhoria do ambiente de negócios e aperfeiçoamento da gestão pública.

Entre os principais temas estão: Reforma Tributária; alteração do Código Comercial; atualização da lei de finanças públicas; aprimoramento dos currículos do Ensino Superior de Ciências Contábeis; implementação do Conselho de Gestão Fiscal, dentre outros temas, estão na carta dirigida aos candidatos.

O presidente do CFC, Zulmir Breda, destacou a importância da continuidade da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, que estão em processo de convergência e devem ser implementadas até 2021.

Sobre auditoria independente, o presidente do Ibracon, Francisco Sant’Anna, ressalta a importância do aprimoramento no sistema de escolha e contratação dos serviços técnicos especializados para o setor público.

 

Propaganda política

O rico acervo sobre Getúlio Vargas para ser apreciado de forma moderna, sob um prisma que está na ordem do dia: a propaganda política. Esse é um dos objetivos da exposição virtual Getúlio Vargas e a Propaganda Política, elaborada pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDoc) e que acabou de ser lançada na plataforma virtual http://expo-virtual-cpdoc.fgv.br/

É interessante que os estudantes vejam como era a relação de Getúlio Vargas com a propaganda política e como foi o processo de construção de sua imagem, lembrado até hoje como o melhor presidente do Brasil. Professores podem fazer um paralelo das campanhas daquela época com o atual debate nas redes sociais em torno das eleições”, explica a coordenadora de documentação do FGV CPDoc, Daniele Amado.

 

Rápidas

O presidente do Instituto Carlos Chagas e diretor da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Ricardo Cavalcanti Ribeiro, participa neste sábado do Fórum de Mastologia Cirurgia Oncoplástica promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Rio. O cirurgião vai abordar a reconstrução com implante pré-peitoral e matriz dérmica acelular, uma nova técnica de reconstrução da mama de excelência. Inscrições: (21) 3184-7130 *** Os pais vão à eleição, e as crianças, à diversão. Neste domingo, o Shopping Grande Rio ensinará a produzir um “minitornado” em um copo de requeijão *** Neste sábado, às 18h, Adilson da Vila recebe como convidado o cantor Kaká Salgueirinho no projeto Samba & Cia, do West Shopping *** Pelo segundo ano consecutivo, a Maria Brasileira, rede de franquias de serviços e cuidados, é vencedora do Prêmio Top 25 Franchising Brasileiro.

 

 

 

 

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Entrega da Eletrobras representaria 0,05% da dívida

Saída do presidente da estatal deixou mercado financeiro certo de que privatização já era.

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Ajustando o feriado

Ontem, pelo feriado em São Paulo, a Bovespa não funcionou, mas as ações brasileiras mostraram perdas.

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro

Segundo a FGV, índice acumula inflação de 9,39% em 12 meses.

Bolsas operam mistas à espera de balanços de grandes empresas

Às 7h25, Bolsa de Paris se valorizava 0,94%.

Omissão em documento laboral deve ser resolvida na Justiça do Trabalho

Decisão afasta ações contra o INSS por possíveis erros cometidos pelas empresas.

Biden retoma restrições a viajantes que chegam do Brasil

Medida também afetará quem não é cidadão norte-americano que viaje a partir do Reino Unido e África do Sul.