O que restará do mercado consumidor?

Exportação de produção e de empregos deixa o Brasil mais pobre e dependente.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) adiou para 1º de dezembro de 2021 a redução de 35% para 20% da tarifa de importação sobre brinquedos. A medida começaria em 1º de dezembro do ano passado. Um estudo do Ipea apontou que os preços dos brinquedos devem cair 5,1% e 5,7%, e a comercialização dos itens aumentar entre 6,9% e 7,7%.

De acordo com a Camex, temos a terceira maior tarifa sobre importação de brinquedos, ficando atrás apenas do Afeganistão e Zimbábue. “Com a nova medida, a tarifa brasileira será igualada à Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, o que favorecerá a comercialização dos produtos e, consequentemente, o crescimento do segmento”, sustenta a Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei).

Cabe a pergunta: vender para quem? Exportando empregos de qualidade e levando os trabalhadores para postos com menores salários em logística ou comércio ou à informalidade, o que restará do mercado consumidor brasileiro?

Estamos acompanhando a dificuldade em se importar vacinas (noves fora a incompetência e ação criminosa no governo). Quase 60% das vacinas mundiais são produzidas na Índia. Alguns “economistas” (entre muitas aspas) defendem que o Brasil se especialize no que tem maior potencial (agroindústria) e importe, seja o que for, de quem ofereça preço melhor.

Com a economia paralisada pela pandemia, qual o custo de depender de produtores no exterior para insumos, vacinas, equipamentos? E o custo de exportar empregos? A conta nunca é tão simples como pretendem iludir nossos neoliberais.

 

Golpe

A derrota dupla no 2º turno para o Senado na Geórgia talvez tenha sido o mais duro golpe contra a política de tensionamento de Trump. Ainda que insista que mais uma vez foi roubado, sobressai que os eleitores foram chamados – e o atual presidente foi mais uma vez repelido.

 

‘Tratoraço’

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) é mais uma entidade a protestar contra a Lei 17.293, do Governo Dória, que eleva o ICMS. A tributação de insumos agropecuários e combustíveis, usados na produção e transporte, será elevada pelo governo paulista. Movimento de produtores agrícolas promete um “tratoraço” nesta quinta-feira.

 

Cucaracho

Não foi confirmada a informação de que Juan Guaidó deixou a Venezuela, via Colômbia, com destino a Miami para se autodeclarar presidente dos Estados Unidos.

 

República de bananas

O mais recente ato de Trump é parte do roteiro de tensionamento constante, exemplo que deixa para seguidores em países como Hungria e Brasil. Só que, aqui, a participação de militares em cargos no governo e a extensa ligação entre Bolsonaro e a milícia tornam tudo mais explosivo.

 

Rápidas

Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ promove, de forma virtual, Rio a Pé 2021, a partir de 20 de janeiro. Inscrições via Sympla *** A youtuber criadora do curso “Carol me ensina inglês”, Carol Capel, dá aulas gratuitas básicas no aplicativo Sparkle, que fica dentro da plataforma Hotmart. Mais informações aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Carência de defensores públicos no Brasil

Menos da metade das comarcas do País são atendidas.

Deputados já votam e despacham no novo endereço da Alerj

Mudança para prédio do antigo Banerj vai garantir 35% de economia.

Vacinas vendidas por até 24x o custo de produção

Aliança denuncia altos lucros dos laboratórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

DHL Express compra 12 aviões de carga elétricos da Eviation

Aeronaves formarão a primeira rede Express elétrica mundial.

Aprovada MP que simplifica abertura de empresas

Texto prevê a emissão automática, sem avaliação humana, de licenças e alvarás de funcionamento para atividades classificadas como de risco médio.

Auxílio impulsiona captação da poupança: R$ 6,37 bi em julho

Depósitos superam retiradas pelo quarto mês seguido.

Bahia e Sergipe exercerão direito de preferência em relação à Gaspetro

Privatização pode levar a monopólio de 2/3 do gás canalizado do país.

Câmara aprova projeto que privatiza os Correios

Nos EUA, ninguém pensa em abrir mão do serviço estatal.