O Sarney verde

94

A opção preferencial pelo moralismo seletivo obriga a mídia financista a malabarismos de retórica próximos à esquizofrenia política. Enquanto comanda uma cruzada contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que já estende-se por seis meses, a mesma imprensa decide eleger a senadora Marina Silva (PT-AC), de malas prontas para o Partido Verde (PV), como o novo paradigma da moralidade, sem lembrar que o mesmo PV é presidido por… Sarney Filho, também conhecido nas hostes políticas como Zequinha Sarney. Pelo visto, para esse tipo de jornalismo, Sarney bom é Sarney verde.

Fiéis
Um dos dois únicos ministros do Governo Lula – o outro foi Antônio Palocci – cujos nomes foram anunciados pelo então presidente eleito nos Estados Unidos, Marina, assim, como Palocci, jamais decepcionou, dentro e fora do governo, os que tiveram o privilégio de primeiro serem informados da sua nomeação.

Atraso
Com o objetivo principal de fomentar a cultura de inovação no país, a Lei de Inovação (10.973/2004), que completa cinco anos, continua rateando e sendo pouco eficaz. A afirmação é do diretor geral da Protec, Roberto Nicolsky. “Se não houver uma mudança de conduta, o Brasil não pode esperar nenhum impacto na inovação tecnológica como estratégia de crescimento das empresas e do país”, afirma, acrescentando que os recursos destinados a subvenção não passaram dos 15% das receitas geradas pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), criada para esse fim e que incide nas remessas por pagamentos de tecnologia, mais os royalties sobre contratos de concessões públicas. Os restantes 85% da Cide somaram R$ 3 bilhões em 2008, representando um ônus adicional para as empresas, uma carga tributária extra. “Logo, ao invés de fomento, é um encargo”, conclui.

Dia de debate
“A crise e o desenvolvimento do Brasil” é o tema do debate que comemora o Dia do Economista, nesta quinta, às 17h30, no Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ). Participarão o economista Carlos Lessa e o diretor de estudos macroeconômicos do Ipea, João Sicsú, em mesa que conta também com o presidente do Corecon-RJ, Paulo Passarinho, do presidente do Centro de Estudos para o Desenvolvimento (CED), João Paulo de Almeida Magalhães, e do economista José Carlos de Assis.
Será entregue a 19ª edição do Prêmio de Monografia Economista Celso Furtado e serão lançados quatro livros: Sociedade e Economia: Estratégias de Crescimento e Desenvolvimento; Desafios do Desenvolvimento Brasileiro: Contribuições do Conselho de Orientação do Ipea; A Crise da Globalização; e o O que fazer depois da crise: a contribuição do desenvolvimento keynesiano. O Corecon-RJ fica na Av. Rio Branco, 109 – 19º andar – Centro.

Espaço Publicitáriocnseg

Paes ilegal
Sede da Prefeitura do Rio, o Centro Administrativo da Prefeitura do Rio, popularmente conhecido como Piranhão e localizado na Rua Afonso Cavalcanti 455, na Cidade Nova,  não tem documento de habite-se. A denúncia é da vereadora Clarissa Garotinho (PMDB), que fez a descoberta ao solicitar cópia do documento ao secretário municipal de Urbanismo do Rio, Sergio Moreira Dias. O secretário, segundo a vereadora, disse não ter localizado o habite-se e encaminhou o pedido ao Previ-Rio, responsável pelo local e que, por sua vez, informou a inexistência do documento.

Isonomia da implosão
A vereadora peemedebista ironizou o fato de as ações do choque de ordem comandadas pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) demolirem construções irregulares, enquanto o próprio prédio da prefeitura está em situação irregular: “Não podemos ter dois pesos e duas medidas. A lei tem de valer para todos. E não só para os mais fracos. Então, adotaremos o mesmo critério e vamos também demolir o Centro Administrativo da Prefeitura?”, questionou.

Oops
Esta coluna antecipou em um dia a data da marcha do funcionalismo público fluminense por aumento salarial. A manifestação será em frente à sede do governo, no Palácio Guanabara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui