O único perfeito

Em O Alienista (publicado pela primeira vez em 1881), o genial Machado de Assis conta a história do médico Simão Bacamarte que, após carreira na Europa, retorna à cidade de Itaguaí (RJ), sua terra natal, onde se dedica aos estudos da psiquiatria e constrói um manicômio, chamado de Casa Verde. Aos poucos, vai diagnosticando como loucos vários moradores e internando-os. O número de internos vai crescendo, já que Simão Bacamarte passa a ver sinais de loucura em qualquer atitude menos usual. A cidade vai ficando oprimida com a ação do doutor, até que o barbeiro Porfírio, que almejava ingressar na carreira política, lidera a Revolta dos Canjicas (apelido do barbeiro). Com apoio até da polícia, Porfírio dirige-se à Câmara dos Vereadores e a destitui. Só que, para surpresa geral, em vez de demitir Bacamarte, junta-se a ele.

O alienista continua seu trabalho, até um ponto em que 75% da população de Itaguaí acaba na Casa Verde. Ele teoriza que, se a maioria dos cidadãos está internada, então loucos são os livres. Os que apresentam algum desvio de caráter são soltos. Finalmente, o dr. Simão Bacamarte conclui que apenas ele tem uma personalidade perfeita e, sendo o único anormal, interna-se sozinho na Casa Verde para o resto da vida. (Desculpe leitor que ainda não se deleitou com o conto/novela se adiantei o final; não importa: a obra é genial e merece ser lida e relida)

Em 21 de junho, há 177 anos, Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, no Centro do Rio de Janeiro. O Bruxo do Cosme Velho segue atual.

Parto

A discussão sobre o veto à realização de cesarianas eletivas antes da 39ª semana está fora de foco. O problema não são as gestantes que optam pela cesárea, mas sim médicos que preferem marcar três ou quatro partos para serem realizados em uma manhã, ao passo que um parto natural pode ocupar um dia inteiro – fora ter que, às vezes, acordar de madrugada. Ganham os médicos, com isso, tempo – e, afirma o dito popular, tempo é dinheiro. Explica-se assim os altos índices de cesarianas no Brasil. No SUS, o percentual é de 41,7%, quase três vezes a recomendação da Organização Mundial de Saúde, que é de, no máximo, 15%. Na rede privada, o índice alcança escandalosos 92,3%. O caso une altas doses de ganância com carência de ética, em meio à hipocrisia de querer jogar a responsabilidade para as mães.

Calúnia

As empresas controladoras do The Wall Street Journal foram intimadas semana passada em uma ação fundada em crime contra a honra proposta por Diosdado Cabello-Rondón, vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, que alega ter sido difamado em um artigo do jornal publicado no dia 18 de abril que o relacionava com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Cabello foi presidente interino do país durante um golpe de estado mal sucedido em 2002. A ação afirma que Dow Jones e News Corp., as controladoras do WSJ, fizeram declarações com malícia intencional, “com conhecimento de que as declarações eram falsas ou desconsiderando irresponsavelmente o fato de essas declarações serem falsas ou não”.

‘Big brother’

O Instabridge começará a testar nos próximos meses um sistema que buscará gerar receita em seu maior mercado: o Brasil, que conta com 1,5 milhão de usuários que se conectam gratuitamente à web por meio de mais de 200 mil pontos de wi-fi. De acordo com o fundador do aplicativo, Niklas Agevik, a ideia é oferecer recomendações de produtos com base na cidade na qual houver conexão, sem coletar nenhum dado pessoal.

Carecas atraentes

O pintor Liutie Fei, representante de tendências contemporâneas na arte chinesa, terá seu trabalho apresentado no Brasil. Fascinado pelas figuras femininas carecas, ele cria uma atmosfera vintage, ao vestir seus personagens ao estilo dos anos 20. Chamam atenção os lábios vermelhos em contraste com fundos pretos e brancos – sorridentes, contradizem o tradicional riso contido feminino. “As mulheres carecas são atraentes”, diz o artista.

A quebra de paradigmas é uma marca da pintura de Liutie Fei e o situa entre os grandes talentos da contemporaneidade. O artista parte da realidade fotograficamente registrada para produzir um tipo singular de beleza em suas figuras. A mostra de Fei será inaugurada dia 4 e poderá ser conferida até 7 de julho, no Palácio do Itamaraty, no Centro do Rio de Janeiro, com o apoio cultural do MONITOR MERCANTIL.

Rápidas

O Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da FGV/EAESP realizará na quinta-feira da semana que vem, a partir das 8h30, um seminário com especialistas do varejo para debater como é possível reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e ampliar os lucros do setor varejista. Mais em www.fgv.br/cev *** Na coluna de anteontem, foi publicado que três advogados do escritório Di Blasi haviam sido citados no guia internacional World Intellectual Property Review (WIPR). Na realidade, foram dois advogados e Marcelo Oliveira de Souza, engenheiro de telecomunicação e agente de propriedade industrial.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Reforma da Previdência desestimulou contribuição

Por Isabela Brisola.

Guedes fica mesmo avaliado com nota baixa

Apesar de abrir a possibilidade de aumentar a crise econômica e do desrespeito ao teto de gastos ou outras regras fiscais para bancar medidas...

Ex-ministro de Temer substituirá Funchal

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada nesta sexta-feira...

Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta última sexta-feira consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao mês...

Vendas do Tesouro Direto superam resgates em R$ 1,238 bi em setembro

As vendas de títulos do Tesouro Direto superaram os resgates em R$ 1,238 bilhão em setembro deste ano. De acordo com os dados do...