Nesta quinta-feira, haverá uma cerimônia para marcar a retomada de investimentos da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no município de Ipojuca, em Pernambuco. As obras pararam em 2015. Os investimentos previstos para a conclusão da Rnest são de cerca de R$ 6 bilhões. Foi confirmada presença do presidente Lula e do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
A capacidade de processamento da refinaria será ampliada para 260 mil barris de petróleo por dia, com a geração de aproximadamente 30 mil empregos diretos e indiretos, informou a Petrobras.
“A retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) representa o resgate de um projeto estratégico para o País e importante passo para o desenvolvimento econômico da região nordeste, com geração de emprego e renda”. A declaração é do coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (Fup), Deyvid Bacelar.
“A refinaria é importante instrumento para a segurança do abastecimento interno de combustíveis, e pilar para a condução da política de preços da Petrobrás ao consumidor brasileiro”, diz Bacelar.
A Refinaria Abreu e Lima, idealizada durante o primeiro governo Lula, teve sua operação iniciada de forma parcial em 2014, porém, sua conclusão foi interrompida em consequência da Operação Lava Jato, que bloqueou investimentos no país.
“Após mais de uma década de estagnação, a retomada das obras da Rnest, com a construção do segundo trem, faz parte do planejamento estratégico da Petrobras para 2024/2028, anunciado pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates, em novembro do ano passado”, comemora Bacelar, lembrando que a nova gestão da Petrobras, além de prever o aumento de investimentos no parque industrial de processamento de combustíveis, suspendeu as privatizações de refinarias.
Considerada a mais moderna refinaria da Petrobras, a Rnest foi projetada com dois conjuntos de unidades de refino independentes para a flexibilidade na utilização de vários tipos de petróleo com maior confiabilidade operacional. Sua produção é focada em diesel (70%), mas processa também nafta, óleo combustível, coque e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
A refinaria foi projetada para produzir diesel com baixo teor de enxofre de acordo com os rígidos padrões internacionais, o Diesel S-10 (concentração de 10 partes por milhão de enxofre). Dentre as principais vantagens ambientais do Diesel S-10 está a redução em até 80% das emissões de material particulado e em até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio.