Os partidos de oposição, principalmente o PT, que tem a maior bancada de esquerda, decidiram obstruir as sessões da Comissão Mista de Orçamento até que a indicação do senador Luiz Estevão (PMDB-DF) para a sub-relatoria do PPA seja retirada. Além disso, os líderes de oposição na Câmara estão colhendo assinaturas no plenário da Casa para enviar ao presidente do Congresso, senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), pedindo providências quanto a indicação de Luiz Estevão. A oposição dispõe de número de parlamentares suficiente para obstruir as votações na Comissão Mista de Orçamento, já que o governo, apesar de ter a maioria, não consegue a manutenção do quórum nesta comissão.
Confissão
A decisão da equipe econômica de institucionalizar a livre conversibilidade do real não deixa dúvidas: a situação da balança de pagamentos do País é muito mais grave do que é admitido oficialmente pelo Banco Central.
Grandeza
Na França, o ministro Strauss-Kahn foi defenestrado da Economia sob suspeita de embolsar irregularmente US$ 100 mil. Aqui, mal daria para ajudar um banquinho que enfrentasse uma crise de liquidez.
Intercâmbio
O prefeito Luiz Paulo Conde recebeu ontem, no Palácio da Cidade, uma delegação da cidade de North Brentwood, Estado de Maryland (Estados Unidos), liderada pela prefeita Lillian K. Beverly. A visita faz parte do intercâmbio dos “Companheiros das Américas”, programa que há 35 anos une as cidades de Maryland e do Rio de janeiro para troca de experiências entre instituições étnico-culturais. North Brentwood pertence ao cinturão mais rico da população negra entorno de Washington.
“Flaménco”
Antes mesmo de conseguir aprovar o polêmico contrato de parceria com a ISL, o presidente do Flamengo, Edmundo Santos, está enviando farto material de propaganda da consultoria suíça às redações. Colorida e detalhada, a propaganda esbarra apenas num pequeno detalhe, difícil de engolir, principalmente, em se tratando do clube mais popular do Brasil: o material é todo em inglês!
Árabe-nordestino
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) realiza, no próximo dia 11, na sede do Sebrae em São Luís (MA), o seminário “Como negociar com os países árabes”. O objetivo do encontro é aproximar os empresários nordestinos do mundo árabe, uma das poucas regiões do mundo que hoje garante superávit comercial ao Brasil. O seminário deve contar com a presença da governadora Roseane Sarney, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, do Itamaraty, da Apex e da CCAB. Ano que vem haverá seis feiras internacionais de negócios em países árabes.
Champion
O futebol – a começar pelo nome – incorporou várias palavras de origem estrangeira, principalmente inglesa, origem do esporte, devidamente “abrasileiradas”. Agora, querer chamar as oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro de “play off” é – como diria FH – assumir a condição de colonizado.
Sob suspeita
O anúncio de que o Citibank começa, esta semana, a ser investigado pelo Subcomitê Permanente de Investigações do Senado dos Estados Unidos por suspeita de “lavagem” de dinheiro até agora não provocou nenhum risco de abalo sistêmico no sistema financeiro norte-americano. A equipe econômica tucana deve estar espantada.