Ocupado

Irritado com a ausência do ministro da Fazenda, Guido Mantega, no 27° Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), o presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB), Benedito Moreira, ironizou as razões do ministro: “Deve estar muito ocupado em Brasília, criando mais impostos.”

AL em alta
“Os temas latino-americanos e do desenvolvimento voltaram a ocupar um papel protagonista na produção cientifica brasileira. É o reflexo, no plano intelectual, das mudanças em curso no plano político e, particularmente, do forte movimento pela integração regional.” Assim analisa Theotonio Dos Santos, presidente da Cátedra e Rede sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável, patrocinadas pela Unesco e a Universidade das Nações Unidas.
Integrante do Conselho Editorial do MONITOR MERCANTIL, ele cita que o Livro do Ano do Prêmio Jabuti, não-ficção, foi a Enciclopédia Latino-americana, publicado pela Editora Boitempo de São Paulo. Já o prêmio de Economia e Administração foi para a coleção de ensaios de autores de toda a região sobre Celso Furtado e o século XXI, da editora UFRJ, em co-edição com a Manole. Theotonio colaborou com artigos e verbetes em ambas as publicações.

Conjuntura
Nesta segunda, o ex-governador paulista e ex-candidato tucano a presidente Geraldo Alckmin faz palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro sobre “Conjuntura Nacional”. Ele também receberá a Medalha Tiradentes concedida pela Alerj, projeto de autoria do deputado (hoje federal) Otávio Leite.

Visão
Cerca de 120 crianças da pré-escola da rede municipal de ensino de Campinas receberão, na terça-feira, óculos de correção visual. A iniciativa, parceria dos institutos Varilux da Visão e Penido Burnier, está em sua terceira edição e já beneficiou 736 crianças da região.

Infeliz coincidência
Do prefeito do Rio, Cesar Maia, mordaz, em seu Ex-blog: “Ontem (quinta-feira) estrearam os comerciais do PSDB: “O PT copiou e isso é bom para o Brasil.” Ontem o procurador-geral denunciou um senador do PSDB e um ministro de Lula!”

Promessas
Cerca de 800 pessoas articulados ao Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU) vão participar da 3ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, a partir deste final de semana, para cobrar do Governo Federal o cumprimento das promessas feitas em outubro, no Dia Mundial do Habitat. Entre os temas discutidos estão a destinação e controle dos recursos em habitação do PAC. O Brasil tem déficit de mais de 7 milhões de moradias.

“Tá fora”
São infundados os boatos que correm nos corredores do Ipea de que o economista Fábio Giambiagi abriria mão da interessante aposentadoria de cerca de R$ 20 mil a que faz jus no BNDES na flor dos seus 50 e poucos anos. Especialista na defesa dos cortes dos gastos públicos alheios, especialmente os previdenciários, Giambiagi é, digamos, mais heterodoxo ao tratar dos próprios direitos adquiridos ou privilégios – a depender do olhar do leitor.

Queda para cima
Transformado por certo tipo de mídia em símbolo da “caça às bruxas” aos economistas de mercado que acumulam salários generosos com a encomenda de pesquisas bem-remuneradas, Giambiagi teve recepção de tapete vermelho ao retornar ao BNDES. O perseguido economista recebeu o cargo de chefe de departamento, função bastante cobiçada no banco: “Haja perseguição!”, ironiza um funcionário do BNDES.

“Brazil”
Tão ou mais importante do que falar bem a própria língua é o sotaque do falante, que revela a que interesses seu dono serve.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorGato
Próximo artigoInflação descontrolada
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.