Oficinas de patrimônio cultural da China impulsionam vitalização rural e emprego

As oficinas de patrimônio cultural imaterial da China estão provando ser uma força poderosa para a vitalização rural, com mais de 11 mil delas preservando o artesanato tradicional, criando empregos e impulsionando economias locais, mostram dados oficiais.

100
Funcionário aplica tinta em uma lanterna em uma oficina de Zigong, na Província de Sichuan, sudoeste da China, em 14 de janeiro de 2025. (Xinhua/Xu Bingjie)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 17 junho (Xinhua) — As oficinas de patrimônio cultural imaterial da China estão provando ser uma força poderosa para a vitalização rural, com mais de 11 mil delas preservando o artesanato tradicional, criando empregos e impulsionando economias locais, mostram dados oficiais.

Essas oficinas estão distribuídas em 2.005 regiões de nível distrital, incluindo 670 anteriormente empobrecidas e 135 distritos-chave designados para receber assistência de vitalização rural, e geraram empregos para mais de 1,2 milhão de pessoas em indústrias relacionadas.

Notavelmente, mais de 4.300 oficinas operam diretamente em vilarejos, oferecendo arranjos de trabalho flexíveis, especialmente adequados para idosos, mulheres e pessoas com deficiência, por meio de modelos de produção domiciliar e salário diário.

O governo chinês tem promovido ativamente o papel do patrimônio cultural imaterial na preservação cultural e no desenvolvimento econômico. Em dezembro de 2021, o Ministério da Cultura e Turismo e outros departamentos do governo central emitiram um documento de política orientando especificamente o estabelecimento e operação dessas oficinas, enfatizando o cultivo de talentos, a criação de empregos e o apoio industrial.

Espaço Publicitáriocnseg

Em nível local, 18 províncias implementaram políticas para certificar e gerenciar essas oficinas, oferecendo financiamento, assistência de marketing e coordenação de recursos.

Na Província de Zhejiang, por exemplo, o distrito de Xiaoshan integrou oficinas com vilarejos. A oficina provincial de patrimônio cultural imaterial de rabanete em conserva Xiaoshan conectou mais de 40 mil agricultores por meio de produção baseada em contrato, gerando um valor de produção de 300 milhões de yuans (cerca de 42 milhões de dólares americanos) em 2024.

Até março deste ano, o número de herdeiros do patrimônio cultural imaterial em nível nacional aumentou para quase 4 mil. Fim

Leia também:

China e Brasil destacam avanços positivos na cooperação estratégica financeira
Cinturão e Rota
China e Brasil destacam avanços positivos na cooperação estratégica financeira

O presidente do Banco Popular da China (PBOC, sigla em inglês), Pan Gongsheng, reuniu-se no último sábado com o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, destacando os avanços positivos na cooperação estratégica financeira entre China e Brasil.

Inovações impulsionam indústria automotiva da China a novos patamares
Cinturão e Rota
Inovações impulsionam indústria automotiva da China a novos patamares

Beijing, 8 jullho (Xinhua) — Aproveitando as tendências de eletrificação, inteligência e sustentabilidade, as montadoras da China estão inovando para elevar a indústria automotiva do país a novos patamares. Em meio à reformulação da indústria automotiva global, a China conseguiu uma rápida transformação de seguidora de tecnologia para inovadora em apenas duas décadas, de acordo […]

Reservas cambiais da China aumentam em junho
Cinturão e Rota
Reservas cambiais da China aumentam em junho

Beijing, 8 julho (Xinhua) — As reservas cambiais da China totalizaram US$ 3,3174 trilhões ao final de junho de 2025, um aumento de US$ 32,2 bilhões, ou 0,98%, em comparação com o final de maio, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira. Em junho, o índice do dólar americano caiu, enquanto os preços dos ativos financeiros globais […]

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui