8 em 10 consumidores não consideram justos preços dos alimentos no mercado

Mesmo assim, supermercados destacam-se nas inaugurações em janeiro

133
Compra no supermercado (Foto: ABr/arquivo)
Compra no supermercado (Foto: ABr/arquivo)

De acordo com o levantamento intitulado “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, realizado pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box, 79,4% dos respondentes consideram os preços que pagam atualmente “injustos”. Os dados indicam que mais da metade dos entrevistados (51,5%) acreditam que a IA pode contribuir para a formação de preços mais justos nas prateleiras dos supermercados.

Nesse contexto, o estudo chama a atenção para a oportunidade dos varejistas ampliarem a transparência na composição dos preços dos produtos. Isso porque a maioria dos entrevistados (95,8%) afirma que ficaria mais satisfeita se houvesse maior clareza sobre a formulação dos valores e soubesse a justificativa para cada um.

Uma análise mostra que a IA pode sugerir reduções de preços em até 15% dos produtos. Por exemplo: 1% de rebaixa no preço pode representar aumentos de até 27% na receita, de 25% na demanda e de 18% no lucro. Isso demonstra o impacto positivo que ajustes estratégicos de preços podem gerar quando suportados por tecnologias avançadas como a IA.

A pesquisa foi realizada de forma online, no Painel de Respondentes do Opinion Box, entre junho e julho de 2024, com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil acima de 16 anos e de todas as classes sociais que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.

Espaço Publicitáriocnseg

Mesmo assim, levantamento realizado por Giro News, a partir de notícias veiculadas, aponta um total de 20 lojas inauguradas no primeiro mês de 2025, com destaque para o formato de supermercado, que representou 50% das inaugurações.

O Pão de Açúcar foi o grupo varejista com maior número de aberturas de pontos de venda. A companhia estreou quatro unidades de sua bandeira de proximidade/vizinhança Minuto Pão de Açúcar. No formato supermercado, foram abertas lojas de redes como Asun, Mateus, Jaú Serve, Super Muffato e Verdemar.

Com informações do Jornal Giro News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui