Olavo de Carvalho, quem diria, já escreveu no MM

Críticas à ‘Nova Ordem Mundial’, ‘Globo’, ‘Time’ e Garotinho.

Em 9 de junho de 1999, o Monitor Mercantil publicou o artigo “Winchell globalizado”, da lavra de Olavo de Carvalho – que se identificava, na época, apenas como escritor. Ele criticava, no texto, a grande mídia: “Jornais, revistas e TV tornaram-se uma imensa máquina de realizar suas próprias profecias”, finalizava, como resumindo o artigo.

A crítica se estendia a 12 personalidades eleitas pela revista Time como “líderes do 3º milênio” – entre eles, Garotinho, Carlinhos Brown e Padre Marcelo – e, como pano de fundo, atacava a “Nova Ordem Mundial”.

O dublê de escritor e astrólogo viria a se intitular “filósofo” e trilhar o caminho que o levou a ídolo da extrema-direita. Não deixa de ser simbólico que o guru de um governo negacionista tenha morrido – como afirma sua filha Heloísa de Carvalho – de Covid.

 

Pesar

Faleceu nesta segunda-feira um dos decanos da consultoria brasileira. Luiz Affonso Romano (5/3/1942) tinha mais de 5 décadas de experiência. Fundador da ABCO, liderava o Laboratório da Consultoria e a tradicional pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil, que revela quem é e o que faz o consultor. Foi diretor do Ibef-Rio, professor e jornalista.

Ainda outro dia, este colunista conversou com ele sobre controle de preços – foi diretor da Sunab e autor do livro Intervenção e Regulação no Brasil – e sobre as caminhadas na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro. Entusiasmado, sempre, finalizava o Perfil de 2021. Sentiremos sua falta.

 

Viés de baixa

A continuada queda do bitcoin – que testa o suporte de US$ 30 mil, pouco mais de 2 meses depois de atingir a cotação de US$ 69 mil – levou os profissionais do ramo a tentar acalmar o mercado.

Marco Castellari, CEO da Brasil Bitcoin, falou que “a correção atual é fruto da instabilidade gerada pelas ações dos governos mundiais. Embora agressiva, essa queda é saudável para o mercado e ajuda a preparar o terreno para um novo topo histórico do bitcoin, que pode levar mais diversos meses para ocorrer.”

O que isso quer dizer, não dá para ter certeza. Mas faz lembrar Keynes, ou aquela piada de Juca Chaves sobre o pessimista e o otimista.

 

Minoria

São tantos os contaminados por Ômicron ou Influenza que, tal qual fez Simão Bacamarte, o alienista de Machado de Assis, vai acabar sendo recomendado que os sãos fiquem em casa, de quarentena.

 

Rápidas

Em 31 de janeiro, às 19h, a editora Colli Books lança o livro Com os pés sujos de lama, da escritora Ana Rapha Nunes, em uma live no Instagram *** CSummit, evento sobre automação, ocorrerá entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro. Na abertura, o cofundador da Run2Biz, Emauri Gaspar, falará sobre a importância do uso da hiperautomação *** Nesta quinta-feira, às 18h, ocorre webinário gratuito da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF). Luiza Leite, advogada e CEO da Dados Legais, falará sobre “Tributação e novas tecnologias” *** “Aspectos Contábeis e Tributários da Indústria do Petróleo e Gás” é o treinamento online que o Ibef-Rio fará em 8, 10, 14 e 16 de fevereiro, às 19h. Detalhes aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Modelo de espaçonave de Star Wars

Oferta de outros itens de cinema, televisão e quadrinhos.

‘O trem atrasou meia hora’

‘Trago aqui um memorando da Central’... bons tempos.

Últimas Notícias

Ford anuncia venda da fábrica de Taubaté

No ano passado, montadora anunciou o fim de suas atividades no país.

Títulos chineses detidos por instituições estrangeiras diminuem

Instituições estrangeiras diminuíram suas participações em títulos interbancários chineses, segundo um relatório divulgado pela sede do Banco Popular da China em Shanghai.

Operações financeiras de Shanghai estão estáveis apesar da epidemia

O centro financeiro da China, Shanghai, conseguiu manter suas operações financeiras estáveis apesar do recente ressurgimento da COVID-19.

Carga de energia aumentou 2,2% em abril ante 2021

ONS: Subsistema Sudeste/Centro-Oeste registra variação positiva de 4,8%.

Quatro em 10 brasileiros pretendem pedir crédito nos próximos 90 dias

Intenção atingiu maior patamar desde junho de 2021; dívidas são o principal motivo.