Em 9 de junho de 1999, o Monitor Mercantil publicou o artigo “Winchell globalizado”, da lavra de Olavo de Carvalho – que se identificava, na época, apenas como escritor. Ele criticava, no texto, a grande mídia: “Jornais, revistas e TV tornaram-se uma imensa máquina de realizar suas próprias profecias”, finalizava, como resumindo o artigo.
A crítica se estendia a 12 personalidades eleitas pela revista Time como “líderes do 3º milênio” – entre eles, Garotinho, Carlinhos Brown e Padre Marcelo – e, como pano de fundo, atacava a “Nova Ordem Mundial”.
O dublê de escritor e astrólogo viria a se intitular “filósofo” e trilhar o caminho que o levou a ídolo da extrema-direita. Não deixa de ser simbólico que o guru de um governo negacionista tenha morrido – como afirma sua filha Heloísa de Carvalho – de Covid.
Pesar
Faleceu nesta segunda-feira um dos decanos da consultoria brasileira. Luiz Affonso Romano (5/3/1942) tinha mais de 5 décadas de experiência. Fundador da ABCO, liderava o Laboratório da Consultoria e a tradicional pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil, que revela quem é e o que faz o consultor. Foi diretor do Ibef-Rio, professor e jornalista.
Ainda outro dia, este colunista conversou com ele sobre controle de preços – foi diretor da Sunab e autor do livro Intervenção e Regulação no Brasil – e sobre as caminhadas na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro. Entusiasmado, sempre, finalizava o Perfil de 2021. Sentiremos sua falta.
Viés de baixa
A continuada queda do bitcoin – que testa o suporte de US$ 30 mil, pouco mais de 2 meses depois de atingir a cotação de US$ 69 mil – levou os profissionais do ramo a tentar acalmar o mercado.
Marco Castellari, CEO da Brasil Bitcoin, falou que “a correção atual é fruto da instabilidade gerada pelas ações dos governos mundiais. Embora agressiva, essa queda é saudável para o mercado e ajuda a preparar o terreno para um novo topo histórico do bitcoin, que pode levar mais diversos meses para ocorrer.”
O que isso quer dizer, não dá para ter certeza. Mas faz lembrar Keynes, ou aquela piada de Juca Chaves sobre o pessimista e o otimista.
Minoria
São tantos os contaminados por Ômicron ou Influenza que, tal qual fez Simão Bacamarte, o alienista de Machado de Assis, vai acabar sendo recomendado que os sãos fiquem em casa, de quarentena.
Rápidas
Em 31 de janeiro, às 19h, a editora Colli Books lança o livro Com os pés sujos de lama, da escritora Ana Rapha Nunes, em uma live no Instagram *** CSummit, evento sobre automação, ocorrerá entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro. Na abertura, o cofundador da Run2Biz, Emauri Gaspar, falará sobre a importância do uso da hiperautomação *** Nesta quinta-feira, às 18h, ocorre webinário gratuito da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF). Luiza Leite, advogada e CEO da Dados Legais, falará sobre “Tributação e novas tecnologias” *** “Aspectos Contábeis e Tributários da Indústria do Petróleo e Gás” é o treinamento online que o Ibef-Rio fará em 8, 10, 14 e 16 de fevereiro, às 19h. Detalhes aqui.