Olho aberto

De olho no mercado chinês. um dos maiores escritórios do país, o Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados, aliou-se ao King & Wood, um dos principais escritórios da China. Com esta aliança, a banca, que tem grande movimento na Coréia, intensificará sua presença nos principais centros do gigante asiático, como Beijing, Xangai, Shenzhen, Guangzhou e Chengdu. O escritório brasileiro está formando uma equipe de advogados e estagiários que falam chinês.

Asfixia
Mês passado, pela primeira vez desde agosto de 1999, as micro e pequenas empresas de São Paulo amargaram queda de faturamento. Segundo dados dos Indicadores Sebrae – Pesquisa de Conjuntura, naquele mês, apesar de, em agosto, ser comemorado o Dia dos País, o faturamento desse mês recuou 1,1% em relação a julho. E a queda foi puxada justamente pelo comércio, principal responsável tradicionalmente pelo avanço do faturamento em agosto. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em agosto, o tombo chegou a 19,4%.
Para o diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, os números mostram que o freio que o governo deu na economia no começo do ano para segurar a inflação foi além do necessário: “O governo brecou o processo inflacionário e isso é importante, mas está ficando claro que a dose do remédio foi excessiva. É importante agora seguir com a afrouxamento da política monetária, senão a recuperação do último trimestre, se houver, será muito pequena”, alerta Ricca.

Sem-software
Hoje, apenas 20% das micro e pequenas empresas fluminenses utilizam o computador como ferramenta de gestão. Para 2003, a meta é informatizar 80% das 300 mil MPEs fluminenses e reduzir em até 30% as importações de software. Para isso será lançado hoje o Programa de Informatização de Micro e Pequenas Empresas, projeto que integra as ações do Programa Software-Rio. O evento será às 10h30, na sede do Sebrae-RJ (Rua Santa Luzia, 685, 9º andar). O objetivo do projeto é também recuperar a condição de grande pólo de software do país, perdida a partir da década de 80.

Mantega no café
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, é o convidado especial, hoje,  da terceira edição do Café com Energia, encontro mensal promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para reunir executivos do setor de petróleo e gerar oportunidades de negócios entre a indústria fornecedora e as empresas de petróleo.

Procura
A Unicamp registrou 50.307 inscritos para o seu vestibular 2004, aumento de 8,2% em relação ao vestibular anterior. Os candidatos irão disputar 2.934 vagas distribuídas entre os cursos de graduação da Unicamp e os cursos de medicina e enfermagem da Faculdade de Ensino de São José do Rio Preto (Famerp). Foram recebidas inscrições em 19 cidades do país.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDiplomado em “171”
Próximo artigoFazedores de imagem

Artigos Relacionados

Estaleiros darão a volta por cima

Indústria naval brasileira sofre com política do Governo Bolsonaro.

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,