Olé da banca

Enquanto o Ministério da Economia da Espanha exija do sistema financeiro do país provisões adicionais de 52 bilhões de euros, a União Européia (UE) admite, ainda que de forma extra-oficial, a necessidade de os espanhóis acelerarem o saneamento da banca local. Para isso, a UE sugere que o governo espanhol recorra ao Mecanismo de Estabilização Financeira (MEF), criado para evitar a decretação em série de moratórias por países da região. O problema é que os 500 bilhões de euros do MEF estão muito aquém da necessidade de recursos diante das robustas necessidades de outros países, como Itália e Portugal. Relatório do banco suíço UBS estima que apenas o sistema financeiro espanhol precise de 100 bilhões para continuar funcionando.

Todos por um
Os Brics devem responder por 37% do crescimento global de 2011 até 2016, aumentando a participação na economia mundial de 19% para 23%. Segundo dados do International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton, 34% dos empresários dos Brics permanecem otimistas com relação a suas economias em 2012, quase três vezes o percentual (12%) no G7.
De acordo com o IBR, 72% dos líderes dos países do Brics consultados esperam elevação nas receitas, comparado com 37% no G7 e 43% globalmente. Além disso, 58% dos empresários do Brasil Rússia, Índia e China estimam crescimento dos lucros; no G7, apenas 26%.
Três quartos dos executivos consultados no grupo emergente temem que a economia global volte à estagnação novamente nos próximos 12 meses. Os indianos são os mais preocupados com esse cenário (96%), seguidos pelos russos (87%), brasileiros (76%) e chineses (66%). A inflação continua sendo um desafio para esses quatro países, com 68% dos empresários afirmando que o tema é uma preocupação; na Índia, são 94%; no Brasil, 66%.

Menos pessimismo
Outra empresa de consultoria, a McKinsey, ouviu mais de 2 mil executivos de todo o mundo para avaliar as expectativas sobre o cenário econômico. De um modo geral, as conclusões estão mais otimistas, apesar da crise européia e da preocupação com a subida do preço do petróleo. No mercado norte-americano, o pior momento ocorreu em setembro de 2011. Nos outros países, em dezembro. Na Europa, há seis meses, 57% das respostas diziam que a situação iria piorar no futuro; atualmente, este número baixou para 33%.

Silicone
A primeira reunião da comissão técnica do Inmetro para desenvolver o selo de qualidade para as próteses mamárias será nesta quarta-feira. Os médicos Cícero Urban e Vilmar Marques, da Sociedade Brasileira de Mastologia, apresentarão os riscos de ruptura das próteses – de 12% a 15% em dez anos – e estudos que comprovam a segurança do silicone médico. Se o Inmetro garantir que estão de fato sendo aplicadas as características biológicas, químicas e físicas adotadas atualmente no mercado, não há risco para a saúde da paciente, garantem os dois médicos.

Ainda o Haiti
O secretário-geral da Oganização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, nomeou o general brasileiro Fernando Rodrigues Goulart  novo comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). Em 1993, o general Goulart participou como observador militar da ONU em Moçambique e, em 2007,  foi comandante de setor no Nepal. De maio de 2008 até maio de 2010, com a patente de coronel, trabalhou no Departamento de Operações de Paz da ONU, como oficial de ligação militar das Divisões da Europa e da América Latina. Goulart substituirá o também general brasileiro Luiz Ramos.

Efeito Demóstenes
Após a campanha de emergência deflagrada depois do estouro do escândalo do mensalão do DEM, que resultou na cassação do governador de Brasília José Roberto Arruda, ONG que defende espécimes ameaçadas de extinção volta a levantar a bandeira para impedir a morte, por inanição política, do partido dos demistas.

Artigo anteriorDependência
Próximo artigoInflação oculta
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

TCU confirma que União paga R$ 3,8 bi de juros e amortização por dia

Mais de ¼ dos títulos da dívida pública vencem em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Água, saneamento e crescimento para todos

Há pouco tempo para implantação das metas do novo marco legal.

Automação das matrículas acelera com o uso de biometria facial

Cresce procura por soluções tecnológicas de Reconhecimento Ótico de Caracteres para operações como cadastro dos alunos nos sistemas escolares

Mercado ainda digere Fomc e MP da Eletrobras passa no Senado

O Ibovespa fechou em queda de 0,93%, na esteira dos receios globais e das discussões envolvendo a MP.

Relator vota contra autonomia do BC, mas vista adia julgamento no STF

Lewandowski vota por derrubar a lei, sancionada em fevereiro, que dá autonomia ao BC, mas pedido de vista de Barroso interrompe julgamento.

Abbas recebe credenciais de embaixador brasileiro

Diplomata Alessandro Candeas entregou nesta semana suas credenciais ao presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.