OMC: comércio global de bens se expande em ritmo moderado

Apenas o indicador para componentes eletrônicos está abaixo da tendência de alta do comércio global de bens da OMC

112
Navios de carga, comércio de bens
Uma foto aérea de drone tirada em 26 de junho de 2024 mostra navios de carga atracados no terminal de contêineres do Porto de Lianyungang, província de Jiangsu, leste da China. (Xinhua/Ji Chunpeng)

O Barômetro de Comércio de Bens da Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgado nesta segunda-feira indica que o comércio global de bens continuou a se expandir em ritmo moderado no quarto trimestre de 2024.

O barômetro, um indicador composto para o comércio global de mercadorias, registra a leitura mais recente de 102,7. Valores acima de 100 indicam volumes de comércio acima da tendência, enquanto valores abaixo de 100 sugerem que o comércio de bens caiu abaixo da tendência ou provavelmente cairá em um futuro próximo.

De acordo com a OMC, a leitura mais recente sugere que o comércio continuará a crescer de forma constante durante o quarto trimestre. No entanto, a perspectiva é obscurecida pela crescente incerteza econômica, incluindo possíveis mudanças na política comercial.

Os índices componentes do barômetro para produtos automotivos (104), transporte de contêineres (105,8), frete aéreo (102,9), pedidos de exportação (100,5) e matérias-primas (100,5) estão atualmente acima da tendência. Apenas para componentes eletrônicos (96,5) está abaixo da tendência.

Espaço Publicitáriocnseg

De acordo com a previsão comercial mais recente da OMC em 10 de outubro, o crescimento do volume comercial para todo o ano de 2024 deve ficar em torno de 2,7%, enquanto o crescimento em 2025 deve chegar a 3%.

Agência Xinhua

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui