A Organização Mundial do Comércio (OMC) disse nesta quarta-feira que o comércio global de bens mostrou sinais de crescimento contínuo no início de 2025, conforme refletido no último Barômetro do Comércio de Bens.
O Barômetro subiu ligeiramente para 102,8 em janeiro de 2025, em comparação com a leitura anterior de 102,7 em dezembro de 2024. Valores do barômetro acima de 100 indicam volumes de comércio acima da tendência, enquanto valores abaixo de 100 sugerem que o comércio de bens caiu abaixo da tendência ou provavelmente diminuirá em um futuro próximo.
De acordo com a OMC, a leitura mais recente sugere que o comércio de mercadorias permanece acima da tendência, com crescimento acelerado. No entanto, a organização alertou que o aumento da incerteza da política comercial e o potencial para novas tarifas podem afetar o comércio no médio prazo, com a demanda prevista para enfraquecer no final do ano.
Os índices de componentes do barômetro para pedidos de exportação, componentes eletrônicos e matérias-primas permaneceram na tendência, enquanto aqueles para produtos automotivos, transporte de contêineres e frete aéreo ficaram acima da tendência em graus variados.
Os desenvolvimentos nos três primeiros trimestres do ano passado estavam amplamente alinhados com a previsão comercial mais recente da OMC, divulgada em 10 de outubro, que projetou um crescimento do volume comercial de 2,7% para 2024 e 3% para 2025.
Agência Xinhua