OMS quer terceira dose aplicada só em grupos de risco

Objetivo é reduzir desigualdade mundial na distribuição da vacina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou aos países com taxas elevadas de vacinação contra a Covid-19 que não avancem com uma terceira dose até o fim do ano.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que o objetivo é reduzir a desigualdade mundial na distribuição de imunizantes.

Em entrevista coletiva na sede da instituição em Genebra, Tedros Adhanom lembrou que não há, a essa altura, evidência de uma terceira dose, com exceção dos grupos de maior risco.

O objetivo global da OMS é que cada país vacine pelo menos 10% de sua população até o fim deste mês, 40% até o fim do ano e que 70% da população mundial estejam imunizados até meados do próximo ano.

Nessa quarta-feira, a Irlanda anunciou que vai avançar com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos.

Nos EUA, de acordo com uma nova medida do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país (CDC) a partir de 1º de outubro de 2021 será exigido comprovante de vacinação contra Covid-19 para candidatos ao green card. Atualmente, o governo americano já solicita comprovantes de diversas outras vacinas, como rubéola, pólio, hepatite B, tétano.

“As reações a nova medida do governo americano têm sido mistas. Por um lado, entende-se que se já existem outras vacinas exigidas para solicitantes de green card, não há porque não incluir a vacinação contra a Covid-19 como requisito para o benefício imigratório, especialmente considerando que o mundo ainda se encontra atravessando uma pandemia e com variantes do vírus ganhando força em diversos países. Por outro lado, existem aqueles que entendem que a nova exigência se soma a outras decisões que têm limitado muitos daqueles que não desejam ser vacinados, como frequentar escolas públicas, determinados restaurantes, teatros, ou até mesmo de trabalharem em empresas que atualmente já exigem comprovante de vacinação para seus funcionários”, comentou Felipe Alexandre, advogado brasileiros/americano de imigração.

No Brasil, onde o debate pró ou contra vacinas também está longe de um consenso, estima-se que existam aproximadamente 1.100 candidatos ao green card em espera da fase final de seus processos imigratórios. A longa lista deve-se principalmente ao fechamento parcial da embaixada dos EUA em Brasília e dos consulados americanos no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre, desde março de 2020, devido à pandemia.

O novo requisito de vacinação Covid-19 será aplicado tanto para solicitantes de green card que ainda estão em seus países de origem aguardando a entrevista final em uma embaixada ou consulado americano quanto para aqueles que já se encontram nos EUA aguardando por um ajuste de status imigratório. A exceção da nova regra aplica-se somente para solicitantes que sejam muitos jovens para receber a vacina, solicitantes que tenham alguma contraindicação médica que não lhes permitam ser vacinados contra a covid-19 ou ainda para aqueles que desejem solicitar uma dispensa da vacinação alegando motivos religiosos ou convicções morais, o que será julgado caso a caso pelo USCIS.

 

Com informações da Agência Brasil, citando a RTP

Leia também:

China fechou agosto com menos reservas cambiais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

PIX: 38% dos pequenos e médios e-commerces já usam

BC estuda lançar real digital em 2024; entusiasmo com PIX pode ter influenciado positivamente percepção de brasileiro sobre digitalização.

Segunda prévia do IGP-M desacelera -0,03%

Na primeira prévia, a variação foi de -0,91%, diz Felipe Sichel.

Egito vive disparada no preço da carne

Valores da carne bovina atingem níveis sem precedentes, com aumentos semanais ocasionados pela alta no custo da alimentação do gado.

Últimas Notícias

Senado aprova auxílio-gás que barateia em 50% botijão de 13Kg

Pagamento do benefício será feito preferencialmente à mulher responsável pela família.

RJ: R$ 7 bi em cultura, ciência e tecnologia e esporte e lazer

RJ: R$ 7 bi em cultura, ciência e tecnologia e esporte e lazer é consequência do fato de a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa...

Mesmo com crise modelo de privatização da Eletrobras é aprovado

Empregados e aposentados da estatal terão prioridade para comprar 10% das ações.

Conversa com Investidor: Kepler Weber (KEPL3)

Coordenação: Jorge Priori

Consertar este planeta

Por Paulo Márcio de Mello