Calor fez Sudeste e Centro-Oeste registrarem carga inédita no dia 17

Segundo o ONS, na segunda-feira, a demanda média na região foi de 54.599 Mwmed; nova onda de calor impulsiona vendas de ventiladores

108
Ar-condicionado (Foto: Copel)
Ar-condicionado (Foto: Copel)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicou um novo recorde na demanda média de carga no Sudeste/Centro-Oeste, na segunda-feira: a demanda média na região ficou em 54.599 MWmed. Em menos de 30 dias, esta é a segunda vez houve registro de recorde de demanda média. O valor supera em 1,1% os 53.997 MWmed aferidos em 22 de janeiro.

Os estados do Sudeste têm registrado temperaturas acima da média para o período. O comportamento da carga é diretamente impactado pelas condições climáticas.

O SIN tem atendido plenamente à crescente demanda de carga que vem sendo registrada ao longo das últimas semanas, o que demonstra que o sistema elétrico brasileiro é robusto e opera com segurança.

Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), no primeiro semestre de 2024, as vendas de ventiladores de mesa aumentaram 123% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando mais de sete milhões de unidades vendidas.

Espaço Publicitáriocnseg

O Rio Grande do Sul tem registrado temperaturas recordes. Nos últimos dias, Porto Alegre atingiu quase 40º C e a cidade de Quaraí marcou impressionantes 43º C. Em janeiro, Quaraí já havia registrado 42,4º C, considerado um marco.

De acordo com o Climatempo, essa onda de calor no Sul deverá se estender para outros estados até o dia 24 de fevereiro. Com isso, espera-se que os termômetros cheguem a 40º C no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí. As capitais São Paulo, Belo Horizonte e Vitória também deverão registrar temperaturas muito acima do normal.

A organização ainda informa que, no Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, as temperaturas podem subir entre 5º C e 7º C acima da média.

Leia também:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui