O chefe de Assuntos Humanitários da ONU, Tom Fletcher, pediu um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e a proteção de todos os civis, dois anos após o ataque perpetrado pelo Hamas contra Israel e o início da ofensiva israelense contra o enclave palestino, em que mais de 67.100 pessoas já morreram.
“Dois anos após o ataque dos grupos armados palestinos contra Israel, ouvi e vi a dor indescritível das famílias e dos sobreviventes. Gostaria de renovar meu apelo para a libertação incondicional de todos os reféns que permanecem na área, que devem ser tratados com humanidade”, disse, em comunicado.
Ele pediu que os civis sejam “protegidos”, “onde quer que estejam”, e lamentou a morte de milhares de palestinos. “Centenas de milhares estão enfrentando o deslocamento e a fome”, alertou, ao mesmo tempo em que pediu que se aproveitasse “o pequeno raio de esperança” que existe.
Na terça-feira, o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ricardo Pires, disse durante uma coletiva de imprensa que a “resposta desproporcional de Israel fez com que milhares de crianças sofressem por tempo demais”.
Durante coletiva de imprensa em Genebra, ele disse que cerca de 61 mil crianças foram mortas ou feridas desde outubro de 2023, ou uma criança a cada 17 minutos. Muitas delas, disse ele, estão “traumatizadas, órfãs ou deslocadas repetidas vezes”. “Isso é inaceitável”, alertou.
“Eles foram expostos a doenças e violência em uma escala sem precedentes em Gaza. Foi negado aos palestinos o acesso a incubadoras e ventiladores para crianças no norte da Faixa, onde elas precisam deles com urgência para sobreviver. Estamos falando de crianças que compartilham tanques de oxigênio para poderem viver”, denunciou.
Ele lamentou que um em cada cinco bebês em Gaza nasça prematuro, “muitas vezes de mães que estão muito fracas devido à fome e ao estresse”, e ecoou as palavras do secretário-geral da ONU, António Guterres, que pediu para “não perder a oportunidade” de acabar com o conflito.
Referindo-se ao plano do presidente dos EUA, Donald Trump, ele aplaudiu “o raio de luz trazido pelo governo dos EUA para a região e para os civis e crianças em Gaza”.
A Comissão Europeia saudou nesta quarta-feira os sinais positivos do governo israelense e do Hamas para chegar a um acordo sobre o plano de paz para Gaza colocado na mesa pelo presidente dos EUA, Donald Trump, dizendo que a região está enfrentando um “momento decisivo” para acabar com o massacre na Faixa.
Dois anos depois dos ataques do Hamas em solo israelense, que deixaram cerca de 1.200 pessoas mortas e quase 250 sequestradas e desencadearam a guerra em Gaza, a comissária para o Mediterrâneo, Dubravka Suica, disse em um debate no Parlamento Europeu que “o objetivo da Europa sempre foi o mesmo: segurança real para Israel e um presente e futuro seguros para todos os palestinos”.
Ela saudou o plano lançado por Washington, dizendo que havia sinais positivos de Israel e do Hamas para acabar com o massacre em Gaza.
“Estamos animados com a reação positiva de Israel ao plano de paz e instamos seus líderes a trabalharem de boa fé para sua implementação. Também observamos a prontidão expressa pelo Hamas para libertar todos os reféns e pôr fim ao conflito”, disse ele, apontando para outras medidas do Hamas, como o início de seu desarmamento e a promessa de não fazer parte do futuro governo na Faixa.
Nesse sentido, o comissário croata apontou para o “momento decisivo” com a iniciativa de Trump sobre a mesa “para determinar se essa terrível guerra finalmente chegará ao fim”. “A tragédia em Gaza precisa acabar. Agora é o momento de começar o processo de construção de um futuro melhor para os israelenses, para os palestinos e para toda a região”, enfatizou.
Suica enfatizou que o plano para o futuro de Gaza representa uma “estrutura confiável” para alcançar a paz na região. “A UE apoia os principais elementos do plano”, acrescentou.
A UE apoia o fato de que ele estabelece que o Hamas não terá nenhum papel no futuro da Faixa, mas também garante que não haverá deslocamento forçado da população de Gaza, rejeita a anexação do território por Israel e põe fim às operações militares.
Com relação à ajuda humanitária à população de Gaza, o representante da UE pediu a retomada do mandato e do financiamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (Unrwa) e a continuação do apoio de longo prazo a instituições como a Autoridade Nacional Palestina.
Com informações da Europa Press
Leia também:
-
Na disputa geopolítica entre 2 grandes potências, América Latina deve adotar cautela
Pressão dos EUA diante de avanço da presença da China na América Latina exige cautela, analisa acadêmico do Uruguai. Por Andrea Penna.
-
ONU e União Europeia alertam para aceleração da anexação israelense na Cisjordânia
ONU e UE cobram que Israel contenha violência de colonos e suspenda ações de anexação e o deslocamento de palestinos na Cisjordânia
-
Valorização do ouro aumenta reservas da Rússia
O ouro agora representa 41,3% das reservas internacionais da Rússia, com alta de US$ 92 bi em 12 meses.
-
Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café
Sob os efeitos da repercussão negativa que o seu tarifaço está provocando na inflação norte-americana, devido alta de preços, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que muito em breve vai reduzir as tarifas de importação que incidem sobre o café e algumas frutas. Ele, no entanto, não detalhou quais países produtores serão beneficiados […]
-
Indústria de metais não ferrosos da China passa por expansão
A indústria de metais não ferrosos reciclados da China registrou crescimento durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025). A produção anual de metais não ferrosos reciclados deve atingir 20 milhões de toneladas este ano, de acordo com os dados mais recentes da indústria. A produção doméstica de metais não ferrosos reciclados cresceu a uma […]
-
Brasil e EUA avançam em negociações sobre tarifas comerciais
Mauro Vieira e Marco Rubio discutem avanços nas negociações sobre tarifas comerciais entre Brasil e EUA durante reunião no Canadá.






















